7 de setembro: relembre a Amazonas, a moto que transmitiu brasilidade
A Amazonas foi uma gigante brasileira feita com peças de automóveis em um período que a importação não era permitida
A Amazonas foi uma gigante brasileira feita com peças de automóveis em um período que a importação não era permitida
Em uma época ditatorial e com políticas protecionistas, quem quisesse andar de moto nos anos 1970, no Brasil, tinha que se contentar com os modelos nacionais ou com as antigas japonesas que circulavam no mercado de usados. Essa necessidade de ter um modelo robusto e com peças acessíveis que instigou Luiz Antônio Gomide e José Carlos Biston a criarem a até hoje aclamada Amazonas: com motor de Fusca, se tornou um símbolo nacional quando se fala em motocicletas.
VEJA TAMBÉM:
Também chamada de Motovolks, a Amazonas foi a primeira moto do mundo a conter marcha ré – característica derivada do fato do modelo ter, além do motor VW, uma caixa de marchas dos automóveis da marca.
A Amazonas era uma verdadeira mistura de peças e após o interesse da Auto Importadora Ferreira Rodrigues, foi atualizada com mais itens automotivos como: painel e comandos elétricos do Volkswagen Passat, farol de caminhão Mercedes-Benz, cáliper do freio do Ford Corcel e outros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tem alguns errinhos de digitação na matéria, revise.