Crescimento dos entregadores aumentou mortes da população negra; aponta pesquisa
Segundo o Boletim Çarê-IEPS, o número de pessoas de pele preta que vieram óbito enquanto pilotavam é exponencialmente maior nos últimos anos
Segundo o Boletim Çarê-IEPS, o número de pessoas de pele preta que vieram óbito enquanto pilotavam é exponencialmente maior nos últimos anos
Diversos fatores podem levar a um acidente de trânsito, que quando envolve um motociclista pode ser mais delicado, já que muitas vezes ele vai ao chão, além de não estar protegido por uma estrutura como a de um automóvel. Nessa perspectiva, o Boletim Çarê-IEPS n. 2 de Saúde da População Negra, apontou que negros são as principais vitimas de acidentes fatais de motocicleta e que esses números vêm crescendo.
VEJA TAMBÉM:
O pesquisador da cátedra Çarê-IEPS e um dos autores do estudo, Rony Coelho, alerta que:
“Pesquisas importantes confirmam nossa percepção sobre as condições precárias de trabalho desses profissionais, não só em questões de direitos trabalhistas, mas também em termos de segurança e condições de saúde. O fato desses profissionais serem em sua maioria pessoas negras é um forte indício dos impactos da desigualdade racial na saúde. Essa é mais uma forma de violência dentre as muitas enfrentadas por negros e negras no nosso país”, afirma.
Aumento das mortes da população negra – Pilotos de pele preta também são maioria em internações
O Boletim n. 2 Çarê-IEPS também revelou que, com exceção dos três estados da região Sul e o estado do Amapá, as taxas de internação por acidentes de motos foi maior para negros do que para brancos. Os dados são referentes ao ano de 2021.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Moto é um perigo!
Na moto o para-choque é você!