Royal Enfield Meteor 350: a porta de entrada do mundo custom

O modelo que conta com mais de três anos de mercado é um dos mais vendidos da marca e também do mercado brasileiro

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Uma 350 de preço muito competitivo (Foto: AutoPapo | Amanda Borges)
Por Lucas Silvério
Publicado em 26/10/2024 às 15h00

Desde o lançamento no Brasil no início do segundo semestre de 2021, a Royal Enfield Meteor 350 é a moto mais vendida do país, ao menos na categoria custom. E não é por menos, ela chegou em uma parte do mercado praticamente vazia, já que as tão almejadas Harley-Davidson atingem apenas o público com elevado poder aquisitivo.

Permanecendo até hoje na casa dos R$ 20 mil, o modelo é uma das poucas opções que, nessa faixa de preço, proporcionam ao condutor a sensação de estar em uma clássica, sem que ele tenha que desembolsar um valor exorbitante.

VEJA TAMBÉM:

Preços e versões da Royal Enfield Meteor 350

  • Fireball: R$ 23.790
  • Stellar: 24.990
  • Supernova: R$ 25.790
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O modelo conta com um banco confortável e bipartido (Foto: AutoPapo | Amanda Borges)

A estética desta pequena custom merece ser pontuada. Além de já ser feita em um estilo que naturalmente ganha os entusiastas, a vasta opção de cores, versões e personalização são um diferencial da fabricante inglesa. São 8 opções de tonalidades dispostas dentro das 3 variantes da moto.

Mas claro que nem tudo são flores. Quando olhamos mais detalhadamente a Royal Enfield Meteor 350 notamos um acabamento mais simples, diferente da maioria dos modelos 300 ou 400 que temos no mercado. Seu conjunto de luzes, por exemplo, é halógeno e o painel mescla o digital com ponteiros.

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As luzes são halógenos, mas arredondadas, remetendo ao estilo clássico (Foto: AutoPapo | Amanda Borges)

Em contrapartida, um segundo vizor consegue parear smartphones com a motocicleta e funções como o GPS podem ser utilizadas, uma vantagem em relação a alguns modelos mais básicos que estão na mesma faixa de preços.

Na parte motora a pequena custom conta com 349 cm³ de capacidade, que embora tenha este tamanho conta com sutis 20,2 cv a 6.100 rpm, mas 2,7 kgfm a 4.000 rpm. Estes números de potência se equiparam a motos 300 ou 250, mas o torque se faz avantajado e condizente com o tamanho do motor. Seu câmbio é de 5 velocidades.

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o painel misto conta com um mostrador parceiro com conectividade (Foto: AutoPapo | Amanda Borges)

Nas dimensões temos um ponto que vale a pena destacar. O entreeixos de 1.400 mm, os 2.140 mm de comprimento, 845 mm de largura, 1.140 mm de altura, peso de 191 kg, 170 mm de distância do solo e a capacidade para o tanque de 15 litros formam uma moto maior do que a média, um pouco mais baixa, mas que não gera nenhuma dificuldade com o trânsito urbano ou desconforto ao condutor. Pelo contrário, a motocicleta é bem confortável na posição de pilotagem, principalmente no banco.

Pilotando a Royal Enfield Meteor 350, é imediata a percepção do conforto no banco e também na posição dos pés – que ficam mais esticados. A saída do modelo é bem suave e mesmo carregando um garupa ou em arrancadas em subidas ela não apresenta nenhuma dificuldade. A agilidade e tranquilidade para se mover em meio ao trânsito urbano impressiona nessa 350, mesmo sendo um pouco maior do que os modelos mais comuns no dia a dia.

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Ambas as rodas tem freio a discos e também um conjunto ABS (Foto: AutoPapo | Amanda Borges)

O que pode decepcionar alguns é sua velocidade final que, por conta de sua cavalaria, não garante o piloto a chegar nas velocidades mais elevadas, mas compensada pelo conjunto e torque pode sim ser uma opção para uma viagem mais tranquila. Além disso, os manetes – como os demais nas linhas mais básicas da Royal – não são os mais macios e podem gerar um certo estresse no punho após algum tempo de pilotagem.

A Meteor 350 ainda não tem previsões de receber mudanças relevantes para o ano de 2025, mas é provável que a indiana pense ao menos em trazer alguns apetrechos para a moto em 2026. Sua irmã, a Classic 350 já confirmou a adesão de alguns itens no mercado exterior, como entrada USB e ajustes nas luzes e painel.

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Destaque para a agilidade do modelo (Foto: AutoPapo | Amanda Borges)
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