Um ano de Bajaj no Brasil: confira os modelos que a marca tem por aqui
A montadora indiana chegou ao país com três motos, abrangendo o segmento das pequenas e médias e com preços bem competitivos
A montadora indiana chegou ao país com três motos, abrangendo o segmento das pequenas e médias e com preços bem competitivos
A indiana Bajaj chegou no Brasil trazendo três modelos que prometiam muito ao mercado nacional. Tendo preços bastante competitivos e sendo recheadas de tecnologias, as motos e a marca completaram – no último dia 15 – um ano por aqui. Nesta data ela divulgou também seus resultados e planos futuros.
VEJA TAMBÉM:
Segundo a montadora, este primeiro ano de Bajaj resultou em mais de 3.800 unidades comercializadas, sendo que o modelo de entrada Dominar 160 representou 11% deste volume, enquanto a Dominar 200 foi responsável por 22% das vendas e a média Dominar 400 por 67%.
Ainda de acordo com a indiana, sua campeã de vendas, a Bajaj Dominar 400, conquistou neste ano os prêmios: Grande Medalha de Ouro, da revista Moto Premium; Moto de Ouro, na categoria Trail, da revista Motociclismo e Moto Destaque, no Moto do Ano 2024, da Revista Duas Rodas.
Para 2024, a grande novidade da Bajaj será a fábrica de Manaus (AM). A planta será a primeira unidade produtiva da marca fora da Índia e permitirá que a fabricante siga expandindo seu volume de vendas, sua rede de concessionárias e sua linha de produtos no País.
2023 foi um ano muito positivo para a Bajaj. Conseguimos atingir nosso objetivo, entregando motos completas, a um preço acessível, o que despertou o desejo do público brasileiro. A ótima aceitação estimulou o investimento da matriz na nossa fábrica no País, que será inaugurada já em 2024. Seguiremos trabalhando para ampliarmos a nossa linha de produtos no Brasil e expandirmos a rede de concessionárias para outros Estados brasileiros. Excelência no pós-vendas, disponibilidade de peças e ações de relacionamento com os clientes também seguirão sendo nossas prioridades no ano que vem”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
Em 2022 a Bajaj chegou com seus três modelos, que permanecem nas lojas da indiana. Dois deles, a Dominar 160 e Dominar 200 são modelos de entrada e a Dominar 400 é uma intermediária que, como as outras, chama atenção por sua tecnologia e preços competitivos.
A maior dentre as motos da marca impressionou a primeira vista por conta de seu preço. o modelo 400 foi lançado a R$ 24.200. hoje custando R$ 24.990, ela ainda está abaixo de tipos 300 de outras montadoras.
Equipada com um motor monocilíndrico de 4 tempos e 373 cm³, arrefecido de forma hidráulica. Ela consegue entregar 40 cv de potência a 8.800 rpm e 3,6 kgfm de torque a 6.500 rpm.
Seu corpo demonstra na estética a sua proposta prática. A moto estilo naked e também trail já vem de fábrica com pára-brisas (a famosa bolha) mais alto, placa de base do motor, protetor de perna, porta para carregamento USB e até um mini-encosto para o garupa.
Para manter a pegada de trilha e principalmente rodoviária, a Bajaj Dominar 400 conta com uma suspensão telescópica com garfo de 43 mm e 135 mm curso, na dianteira, e um monoshock ajustável de 110 mm na traseira.
Os freios são ABS de 320 mm na roda dianteira e 230 mm na traseira. Ambas têm 17 polegadas de diâmetro, contam com pneus 110/70 na frente, e 150/60 atrás.
A Bajaj Dominar 400 é uma moto encorpada de 193 kg, 2156 mm (comprimento) X 863 mm (altura) X 1243 mm (largura). Sua capacidade é de 13L de combustível no tanque e a bateria é de 12V e 8Ah.
A 200 da Bajaj possui um design mais esportivo que sua irmã maior e se comporta como uma opção para quem procura uma motocicleta de baixa capacidade, mas quer um modelo maior que uma 150 ou 160.
A Bajaj Dominar 200 comporta um motor 4 tempos refrigerado de forma líquida de 199,5 cm³. Ela é capaz de um torque de 1,91 kgfm e 24,5 cv de potência.
A suspensão conta com um garfo telescópico na dianteira e um monochoque na traseira e os freios possuem discos de 230 mm, na parte de trás, e 300 mm na roda da frente, que também conta com ABS de canal único.
A Bajaj mantém as rodas de 17 polegadas, assim como na Dominar 400, e os pneus de fábrica tem medidas 100/80, na dianteira, e 130/70, na traseira.
O modelo conta também com um tanque que comporta 12 l de combustível e espaço para uma bateria de 12V e 8Ah.
Embora seja bem potente, comparando a motos 300, a Bajaj Dominar 200 chegou com preços também semelhantes a motos maiores. O preço sugerido para a indiana é de R$ 18.990.
Com uma estética bem semelhante à Dominar 200, a 160 chegou também com seu motor de 4 tempos – único refrigerado a óleo dentre as motos trazidas para o Brasil – de 160,3 cm³ que é capaz de atingir até 17,2 cv de potência e 1,48 kgfm de torque.
No sistema de suspensão o destaque vai para o monoamortecedor traseiro, item que geralmente só é posto em modelos maiores, mas sustenta o motociclista da Bajaj Dominar 160.
Os freios também são diferenciados. A moto recebeu disco nas duas rodas, 230 mm na traseira e 260 mm na dianteira. Mas o verdadeiro ponto é o ABS na roda da frente, comum apenas em motocicletas maiores de 250 cm³.
O tanque da indiana comporta 12 l de combustível e ela também tem espaço para uma bateria 12 V de 8 Ah.
Mas é claro que um exemplar com tantos diferenciais e características de uma média/intermediária teria que seguir uma tabela de preços a nível. A Bajaj Dominar 160 tem o preço sugerido de R$ 17.420.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |