Bajaj ajusta motor da Dominar 400, mas promete manter desempenho
Modelos da Dominar foram avistados com configurações diferentes das divulgadas pela marca e a fabricante se pronunciou
Modelos da Dominar foram avistados com configurações diferentes das divulgadas pela marca e a fabricante se pronunciou
No início da semana algumas motocicletas Bajaj Dominar 400 foram vistas com configurações diferentes em seus motores. Segundo relatos, estas contavam com apenas uma vela de ignição e a anunciada oficialmente pela marca no Brasil conta com três. Em esclarecimento a Bajaj confirmou que o que muitos acreditaram ser até fake news, na verdade é uma adequação às leis de emissão.
VEJA TAMBÉM:
Agradecemos por sua pergunta sobre a mudança na configuração de vela de ignição do motor da Dominar 400. A transição de uma configuração de três velas para uma única vela foi motivada pelas exigências das normas de emissões Euro 5 / BS6 (que são a base da homologação de veículos no Brasil), que requerem que o motor funcione de forma estequiométrica, com uma razão ar/combustível de 15, para uma conversão eficiente do catalisador especialmente para as emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx). Nesse contexto, a operação estequiométrica diminui a vantagem da configuração de múltiplos plugs, tornando mais eficiente e compatível com as regulamentações ambientais a implementação de uma única vela de ignição. Essa mudança visa garantir que o motor atenda aos padrões de emissões mais rigorosos e contribua para uma melhor qualidade do ar sem impactar na performance do produto.”, afirma a Bajaj.
A regulamentação europeia (Euro 5) e a indiana (BS6), prevêem a redução de poluentes, assim como o brasileiro Promot (Programa de controle da poluição do ar por motociclos e veículos similares), que está em sua fase 5.
A Bajaj afirma que, mesmo com a alteração na definição de sua Dominar 400, o modelo não será afetado no quesito potência.
O motor da Bajaj 400 comercializada atualmente aqui no Brasil é um monocilíndrico de 373,27 cm³, 4 tempos, refrigeração líquida e com 3 velas de ignição. Este conjunto garante 40 cv a 8.800 rpm e torque máximo de 3,590 kgfm a 6.500 rpm.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Informação incorreta do fabricante, na Europa com gasolina com 10 % tem índice estequiométrico de 14,7:1 e nossa gasolina atual 13,6 : 1 bem distante dos 15:1 do comunicado !
Motor com 3 velas já estava aprovado a mais de 1 ano no BS6 Indiano e portanto no Euro 5 !
Quer mudar, mude mas esclareça de forma correta !