Modelos irmãos possuem a mesmo base e motorização; proposta se diferencia no tipo de condução e em alguns equipamentos
A Bajaj acabou de lançar sua 6ª moto no mercado brasileiro, desta vez mais uma 400 chamada de Dominar NS 400z. Ela é irmã da sua campeã de vendas Dominar D 400, mas chega com uma proposta diferente.
A Naked muda no estilo de pilotagem. Enquanto a D 400 é uma street touring de pequena capacidade, essa é uma mini esportiva sem carenagem, porém também existem diferenças (mesmo que sutis) nos equipamentos e no nível de tecnologia.
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Mesmo portando o mesmo motor monocilíndrico de 373,27 cm³ a D 400 atinge seu torque máximo um pouco antes, sendo 3,569 Kgf.m à 6.500 rpm, enquanto a NS 400 chega a mesmo força, porém com 7.000 rpm. No quesito potência elas são iguais: 40 CV à 8.800 rpm.
Ainda que tenham o mesmo motor, o comportamento talvez seja o que mais difere uma moto e outra. A nova Bajaj Dominar NS 400z conta com quatro modos de pilotagem: Sport, Rain, Road e Offroad.
Importante destacar também que a Bajaj Dominar NS 400z possui controle de tração, diferente da 400 mais antiga.
Trazendo as dimensões, a nova naked é menor que a Dominar D 400 em todos os aspectos. Comprimento, altura, largura e entre eixos são menores. Ajustes relativamente simples que também podem ser entendidos pela falta de protetores de mãos, bolha dianteira e outros. Essas características revelam a intenção de Dominar NZ 400z em ser uma moto mais rápida.
Outra coisa que muda com tudo isso é o peso. A NS 400z é 18 kg mais leve que a D 400. Além da falta dos equipamentos citados, isso é influenciado pelo tanque, que tem 2 L menos.
No painel, além dos modelos de pilotagem, a mudança também é nítida. Aqui a nova moto perde para a Dominar D 400, uma vez que conta com um LDC recheado de informações. Tantas que até atrapalham na identificação dos números. Na 400 antiga tudo fica mais bem disposto e fácil de ler.
Por fim, tudo isso revela a real intenção de cada uma. Mais leve e equipada para rodar, a NS 400z é um modelo voltado para o trânsito urbano e uma viagem de fim de semana. Já a Dominar D 400 pode ser encarada como aquela guerreira mais pesada e ergonômica que também se dá bem nas cidades, mas encara melhor as estradas.
Ficha técnica:
Componente | Bajaj Dominar D400 | Bajaj NS 400z |
---|---|---|
Motor | Monocilíndrico DOHC, 4 tempos, refrigerado a líquido, 1 vela e 373,27 cm³ | Monocilíndrico DOHC, 4 tempos, refrigerado a líquido, 1 vela e 373,27 cm³ |
Potência Máxima | 40 CV à 8.800 rpm | 40 CV à 8.800 rpm |
Torque Máximo | 3,569 Kgf.m à 6.500 rpm | 3,57 kgf.m à 7.000 rpm |
Embreagem | ——————– | Assistida e Deslizante |
Transmissão | 6 velocidades | 6 velocidades |
Sistema de Partida | Elétrica | Elétrica |
Combustível | Gasolina | Gasolina |
Modos de Pilotagem | ——————– | Sport, Rain, Road e Offroad |
Bateria | 12V 8 Ah VRLA | 12V 8 Ah VRLA |
Farol | LED, AutoHeadlamp On (AHO) | Full LED, Com DRL |
Controle de Tração | ——————– | Eletrônico |
Carregador Móvel | Entrada USB | Entrada USB |
Tanque de combustível | 13 litros | 12 litros |
Comprimento x Largura x Altura | 2156 mm x 863 mm x 1243 mm | 1990 mm x 820 mm x 1057mm |
Distância entre eixos | 1453 mm | 1344 mm |
Distância mínima do solo | 157 mm | 165 mm |
Altura do Assento | ——————– | 807 mm |
Peso em Ordem de Marcha | 192 Kg | 174 kg |
Suspensão Dianteira/Curso | Telescópica com Garfo Invertido (USD) de 43 mm de curso | Telescópica com Garfo Invertido (USD) de 43 mm de curso |
Suspensão Traseira/Curso | Monochoque com Nitrox | Monochoque com Nitrox |
Freio Dianteiro/Diâmetro | Disco com ABS E Ø320 mm | Disco com ABS E Ø320 mm |
Freio Traseiro/Diâmetro | Disco com ABS e Ø230 mm | Disco com ABS e Ø230 mm |
Pneu Dianteiro | 110/70 – R17, 54S – Sem Câmara | 110/70 – R17, 54H – Sem Câmara |
Pneu Traseiro | 150/60 – R17, 66S – Sem Câmara | 140/70 – R17, 66H – Sem Câmara |
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