Bajaj Dominar NS 400z ou D 400: qual a diferença?

Modelos irmãos possuem a mesmo base e motorização; proposta se diferencia no tipo de condução e em alguns equipamentos

Bajaj Dominar NS 400z (5)
A nova Dominar NS 400z é bem mais esportiva (Foto: Bajaj | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 15/10/2025 às 15h00

A Bajaj acabou de lançar sua 6ª moto no mercado brasileiro, desta vez mais uma 400 chamada de Dominar NS 400z. Ela é irmã da sua campeã de vendas Dominar D 400, mas chega com uma proposta diferente.

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A Naked muda no estilo de pilotagem. Enquanto a D 400 é uma street touring de pequena capacidade, essa é uma mini esportiva sem carenagem, porém também existem diferenças (mesmo que sutis) nos equipamentos e no nível de tecnologia.

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Mesmo portando o mesmo motor monocilíndrico de 373,27 cm³ a D 400 atinge seu torque máximo um pouco antes, sendo 3,569 Kgf.m à 6.500 rpm, enquanto a NS 400 chega a mesmo força, porém com 7.000 rpm. No quesito potência elas são iguais:  40 CV à 8.800 rpm.

Ainda que tenham o mesmo motor, o comportamento talvez seja o que mais difere uma moto e outra. A  nova Bajaj Dominar NS 400z conta com quatro modos de pilotagem: Sport, Rain, Road e Offroad.

  • Esta vantagem sobre a irmã mais velha permite que cada um deles ajuste potência, torque e tração para a condução mais indicada no tipo de tempo ou terreno.

Importante destacar também que a Bajaj Dominar NS 400z possui controle de tração, diferente da 400 mais antiga.

Trazendo as dimensões, a nova naked é menor que a Dominar D 400 em todos os aspectos. Comprimento, altura, largura e entre eixos são menores. Ajustes relativamente simples que também podem ser entendidos pela falta de protetores de mãos, bolha dianteira e outros. Essas características revelam a intenção de Dominar NZ 400z em ser uma moto mais rápida.

Outra coisa que muda com tudo isso é o peso. A NS 400z é 18 kg mais leve que a D 400. Além da falta dos equipamentos citados, isso é influenciado pelo tanque, que tem 2 L menos.

  • O pneu traseiro da NS 400z é mais fino que o da D 400.

No painel, além dos modelos de pilotagem, a mudança também é nítida. Aqui a nova moto perde para a Dominar D 400, uma vez que conta com um LDC recheado de informações. Tantas que até atrapalham na identificação dos números. Na 400 antiga tudo fica mais bem disposto e fácil de ler.

Por fim, tudo isso revela a real intenção de cada uma. Mais leve e equipada para rodar, a NS 400z é um modelo voltado para o trânsito urbano e uma viagem de fim de semana. Já a Dominar D 400 pode ser encarada como aquela guerreira mais pesada e ergonômica que também se dá bem nas cidades, mas encara melhor as estradas.

Ficha técnica:

Componente Bajaj Dominar D400 Bajaj NS 400z
Motor Monocilíndrico DOHC, 4 tempos, refrigerado a líquido, 1 vela e 373,27 cm³ Monocilíndrico DOHC, 4 tempos, refrigerado a líquido, 1 vela e 373,27 cm³
Potência Máxima 40 CV à 8.800 rpm 40 CV à 8.800 rpm
Torque Máximo 3,569 Kgf.m à 6.500 rpm 3,57 kgf.m à 7.000 rpm
Embreagem ——————– Assistida e Deslizante
Transmissão 6 velocidades 6 velocidades
Sistema de Partida Elétrica Elétrica
Combustível Gasolina Gasolina
Modos de Pilotagem ——————– Sport, Rain, Road e Offroad
Bateria 12V 8 Ah VRLA 12V 8 Ah VRLA
Farol LED, AutoHeadlamp On (AHO) Full LED, Com DRL
Controle de Tração ——————– Eletrônico
Carregador Móvel Entrada USB Entrada USB
Tanque de combustível 13 litros 12 litros
Comprimento x Largura x Altura 2156 mm x 863 mm x 1243 mm 1990 mm x 820 mm x 1057mm
Distância entre eixos 1453 mm 1344 mm
Distância mínima do solo 157 mm 165 mm
Altura do Assento ——————– 807 mm
Peso em Ordem de Marcha 192 Kg 174 kg
Suspensão Dianteira/Curso Telescópica com Garfo Invertido (USD) de 43 mm de curso Telescópica com Garfo Invertido (USD) de 43 mm de curso
Suspensão Traseira/Curso Monochoque com Nitrox Monochoque com Nitrox
Freio Dianteiro/Diâmetro Disco com ABS E Ø320 mm Disco com ABS E Ø320 mm
Freio Traseiro/Diâmetro Disco com ABS e Ø230 mm Disco com ABS e Ø230 mm
Pneu Dianteiro 110/70 – R17, 54S – Sem Câmara 110/70 – R17, 54H – Sem Câmara
Pneu Traseiro 150/60 – R17, 66S – Sem Câmara 140/70 – R17, 66H – Sem Câmara
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