Modelo recém lançado foi testado em primeira mão em pista; ainda que seu propósito maior sejas nas vias públicas
A Bajaj lançou nesta semana que se encerrou uma nova 400, a Dominar NS 400z. Feita sob a mesma base e motor que a já conhecida D 400, a nova naked tem uma proposta mais esportiva. A convite da Bajaj, testamos ela em pista para ver sua capacidade máxima.
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O desafio se concretizou no Autódromo da Capuava, em São Paulo. Logo no início da rodagem, o primeiro impasse: pista começando a se molhar por causa da garoa. Ainda assim, como fui um dos primeiros a circular, consegui pega-la bem seca (o azar ficou para os outros grupos).
Logo na saída dos boxes a primeira impressão foi boa. O conjunto de 174 kg se mostrou bem tranquilo de se domar em baixa velocidade, já que não é das mais pesadas.
Sua aceleração merece destaque. Por ser eletrônica, junto do controle de tração, a saída da moto com uma aceleração gradual fica moleza. Uma boa para os iniciantes
No quesito conforto o modelo também agradou. O banco bipartido junto do monoamortecedor causou boa impressão do início ao fim do teste. Estabilidade e maciez podem resumir as percepções.
O guidão e os manetes também cumpriram bem sua função, cansando os dedos somente após muito tempo de rodagem. Vale destacar que o pedal de freio veio bem longo e um ajuste logo na compra pode ser uma boa.
Acelerando mais com a Bajaj Dominar NS 400z que comporta um motor monocilíndrico de 373,27 cm³ capaz de 40 CV à 8.800 rpm. e 3,569 Kgf.m à 6.500 rpm, a eficiência do acelerador fica ainda mais perceptível.
Mesmo com os variados modos de condução (Sport, Rain, Road e Offroad) – que são um diferencial para o modelo-, independente de qual utilizado, o comportamento no punho parecia o mesmo.
Em contrapartida nas curvas a dificuldade apareceu um pouco mais. Em comparação a outros modelos que podem se dizer concorrentes, como a Yamaha MT-03, Honda CB 500 Hornet e até a Royal Enfield Guerrilla 450, a nova Dominar NS 400z parece ter um pouco mais de dificuldades de vir junto à curva. Claro que para os pilotos profissionais que nos acompanharam isso não foi problema, mas um iniciante pode ter dificuldades.
Diferente da sua irmã turing, a Dominar NS 400z é sim mais esportiva, porém ainda distante de uma moto própria para pistas.
Todo o seu conjunto a coloca em uma posição perfeita para nakeds do seu tamanho: um bom modelo urbano com potencial para rodovias em fins de semana.
A nova indiana não é tão grande ou pesada – o que dificultaria rodar entre os carros nas cidades. Ela ainda conta com um motor de 40 cv para atingir velocidades interessantes em ultrapassagens, além do conforto.
Como dito, está longe de ser um modelo para pistas, mas suporta tranquilamente o brasieliro médio que procura um moto um pouco maior por um preço acessível. Afinal, nem R$ 26 mil nem modelos 300 custam por aí.
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