‘Viemos para ficar’: afirma diretor da Bajaj, em Manaus

Planta está prestes a superar expectativa anual de 20 mil unidades produzidas e quer chegar perto de 50 mil motocicletas

fábrica bajaj manuas amazonas
Operação da Bajaj no Brasil passa a contar com linha de soldagem local e pintura (Fotos: Bajaj | Divulgação)
Por Lucas Silvério
De Manaus
Publicado em 11/09/2025 às 20h00

A Bajaj do Brasil inaugurou uma linha de soldagem de chassis para compor e ampliar sua produção no Polo Industrial de Manaus (AM). A solenidade que aconteceu na última quarta-feira (10) na capital amazonense abriu as portas para a imprensa e exibiu todo o processo. Além desta novidade, a indiana também confirmou que a pintura dos quadros passará a ser do tipo eletrostática.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Essa nova operação de soldagem da Bajaj fica há poucos quilômetros da fábrica da marca. Comandada pela Bendsteel, ela conta com seis braços robóticos que realizam 90% de todo o processo de soldagem das partes do chassi, que logo em seguida é conferido e, se necessário, corrigido pelos funcionários.

fábrica bajaj manuas amazonas soldagem (2)
Sistema de soldagem conta com seis braços robóticos que unem as peças que formam o quadro da motocicleta

A sessão de soldagem da Bajaj traz este processo de fabricação da marca para o Brasil. Anteriormente as partes já vinham montadas da Índia.

  • Na ocasião, a Bajaj confirmou também a necessidade já existente de aumentar as entregas no Brasil. De janeiro a agosto, 19.545 motocicletas foram fabricadas no país. Até o momento, a meta anual da fabricante era de 20 mil unidades, mas como os novos processos a estimativa passa a ser de 48 mil em 2026.

A etapa de pintura dos chassis será conduzida pela Galvasistem, que utiliza de processos de galvanoplastia e KTL – este segundo muito eficiente por ser realizado por deposição eletrolítica e fornecer melhor proteção anti corrosão e ser ambientalmente responsável.

fábrica bajaj manuas amazonas (2)
Expansão da operação que elevar produção para 48 mil unidades anuais

Todo este processo foi possibilitado pelo investimento que a marca fez no Brasil. Em 2022, quando chegou às terras tupiniquins, R$ 12 milhões foram investidos. Recentemente, a matriz indiana aprovou um aporte adicional de US$ 10 milhões para viabilizar a expansão.

O aporte também será usado para aumentar as entregas de concessionárias no páis. Recentemente, a 50ª concessionária da indiana foi inaugurada em São Luiz (MA). A fabricante já está presente em todas as regiões do país, totalizando 23 estados, dentre capitais e interior.

fábrica bajaj manuas amazonas (5)
Montagem dos motores é um dos processos que a marca executa na planta de Manaus

Atualmente, além das novas etapas, a fábrica da Bajaj em Manaus realiza a preparação de kits, montagem de motores e motocicletas, controle de qualidade, embalagem e expedição. Aproximadamente 200 funcionários dedicam suas horas nestes processos.

Nosso crescimento no Brasil tem superado todas as expectativas. Em pouco tempo, conquistamos a confiança dos motociclistas brasileiros, que encontram em nossos produtos qualidade, design, tecnologia e ótimo custo-benefício. A expansão da capacidade produtiva reforça nosso compromisso de longo prazo com o mercado e com o desenvolvimento do setor no País”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jonson 13 de setembro de 2025

Comprei uma dominar, 400 2025 um junho. Minha preocupação como a de muitos é com o pois venda. Espero que a bajaj envista com força no Brasil para quebrar o monopólio da Honda e Yamaha.

Avatar
Deixe um comentário