Horwin Brasil e CBMM apresentam bateria com nióbio para motos elétricas

A Horwin Brasil e a CBMM apresentaram um novo conceito de bateria de íons de lítio com nióbio no ânodo que promete tornar motos elétricos mais práticas

horwin cr6 frente
A Horwin CR6 tem autonomia de até 150 km e poderá ser recarregada em 10 minutos com a nova bateria (Foto: Horwin Brasil | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 31/03/2022 às 17h07
Atualizado em 31/03/2022 às 19h53

O fabricante de motos elétricas Horwin está anunciando uma parceria com a brasileira CBMM, de Araxá (MG), para a produção de baterias íons de lítio com nióbio na composição. Essas baterias prometem recarga mais rápida e está prevista para chegar ao mercado em 2024.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Um protótipo dessas baterias será apresentado ainda no primeiro semestre de 2022, equipando a Horwin CR6. Essa moto traz motor com 6,2 kW de potência (equivalente a 8,4 cv) e a bateria proporcionará até 150 km de autonomia. E graças ao nióbio ela poderá ser recarregada em 10 minutos em um carregador rápido – em uma tomada comum leva de 4 a 5 horas.

VEJA TAMBÉM:

Os segredos da bateria de nióbio

celula bateria nto 2 com niobio cbmm
A nova bateria tem durabilidade de cerca de 60 anos (Foto: CBMM | Divulgação)

A bateria desenvolvida pela CBMM é produzida pela Toshiba e utiliza o nióbio no lugar do carbono no polo negativo (ânodo). Segundo os testes, ela tem durabilidade de 20 mil ciclos, isso equivale a cerca de 60 anos de uso. Uma bateria de íons de lítio tradicional dura cerca de 1.50 a 2.500 ciclos, equivalente a 7 anos.

Outra vantagem apresentada foi não explodir em caso de perfuração. Por receber uma recarga mais rápida que a bateria original, a moto precisa de um software de gerenciamento novo. Esse programa está sendo desenvolvido por uma equipe brasileira.

Essa tecnologia também vem sendo testada pela Volkswagen em caminhões e ônibus elétricos. Para esses pesados os testes se iniciarão em 2023. Essa tecnologia de baterias criada pela CBMM foi enviada para cliente de todo o mundo para testes.

A Horwin CR6

horwin cr6 lateral
A CR6 traz estilo inspirado em motos esportivas do passado (Foto: Horwin | Divulgação)

A Horwin hoje monta no Brasil scooters e motos no regime SKD, com planos para aumentar a nacionalização fazendo em CKD. A CR6 foi a escolhida para testar a nova tecnologia. Ela traz estilo retrô, lembrando motos esportivas dos anos 60 e as café racers em detalhes como o banco e a rabeta curta.

Seu motor 6,2 kW é suficiente para atingir 95 km/h. As baterias atuais, sem nióbio, também proporcionam 150 km de autonomia. Mas elas exigem até 3 horas para uma recarga completa, bem mais tempo que os 10 minutos da nova tecnologia.

Outra tecnologia que está sendo desenvolvida no Brasil é a célula de combustível a etanol, o Boris explica:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Hélder Augusto Freire Barreto 5 de abril de 2022

Que avanço para a categoria, esperamos por essa tecnologia a tanto tempo e agora tão perto
Parabéns a todos envolvidos neste tão honroso projeto.

Avatar
Deixe um comentário