Bateria de moto: saiba como evitar sobrecarga e aumentar a vida útil
Durabilidade do componente varia de um a três anos, a depender do uso e de sua qualidade; entenda por que fazer manutenção e não deixar a moto parada ajuda
Durabilidade do componente varia de um a três anos, a depender do uso e de sua qualidade; entenda por que fazer manutenção e não deixar a moto parada ajuda
O mercado de tecnologia para motocicletas tem crescido nos últimos anos. Novos equipamentos, como sistemas de GPS, integração com celulares e conectividade com câmeras exigem demandas cada vez maiores de energia, podendo criar sobrecargas. Isso, claro, se forem instalados incorretamente. Saiba como evitar o problema e aumentar a vida útil da bateria de moto.
LEIA MAIS
As baterias de motos duram de um a três anos, variando de acordo com a qualidade da fabricação e o uso. Para ajudar os condutores a otimizar a vida útil do equipamento, o coordenador de Assistência Técnica da Heliar, Adelmo Leite, listou os principais cuidados a serem tomados no dia a dia.
Instalar equipamentos eletrônicos que não são originais de fábrica, como alarmes, rastreadores, faróis mais potentes e caixas de som, sem fazer a adequação do sistema elétrico, pode gerar sobrecarga. Para evitar o problema, consulte um técnico eletricista para ajustar as novas demandas de energia.
Virar a chave de ignição da moto enquanto o veículo está parado, sem dar a partida, faz com que o farol seja aceso. O comportamento pode esgotar a capacidade da bateria.
“Por isso, opte por virar a chave de ignição quando for realmente dar a partida para utilizar a moto. A energia utilizada para a partida já ajuda a bateria a iniciar o processo de recarregamento”, completa o especialista.
A moto parada por mais de cinco dias pode apresentar descarregamento de energia, influenciando na queda da vida útil da bateria. Para aumentar a sobrevida do componente, ande com a moto por pelo menos cinco quilômetros.
Pilotar com o pé apoiado no pedal de freio faz com que a luz de freio acenda com frequência, demandando cargas de energia da bateria. Para evitar o uso do componente sem necessidade, pilote com os pés apoiados no local apropriado.
Ainda segundo Adelmo Leite, toda a demanda de energia da motocicleta acaba recaindo na bateria. “Por isso, ao seguir cuidados específicos, como fazer manutenções técnicas no veículo periodicamente, o motociclista auxilia para que a bateria funcione corretamente por mais tempo”, conclui.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A minha heliar original durou 15 anos, desde 2007 até 2022 na fan 125
Eu comprei uma bateria CRAL tem 13 meses e agora ela parou de funcionar, mesmo eu tomando os cuidados. Minha moto é uma Factor 125, alguém indica uma boa marca?
Minha bateria dura apenas 7 meses e olhe lá,já troquei a Heliar por Moura e nada melhorou,vestiu em dentro de dois anos já troquei a bateria da minha moto 3 vezes,trabalho com ela 4 dias na semana ,estou achando que e do alarme ,tenho quase a certeza se eu tirar esse alarme eu sou roubado
A minha bateria Vemos é instalada na minha Bros 160, durou apenas 14 meses. Confesso que achei extremamente baixa a duração, sou bastante cuidadoso e sei que não deixo a ignição da moto ligada sem estar funcionando.
Não recomendo a heliar, pois a minha deu “prego” de uma vez só, a moto me deixou na mão do nada!
A minha bateria heliar descarregou hoje ela durou 27meses
A bateria de minha moto já passou dos cinco anos originais, e ainda liga de primeira , tenho uma Hayabusa .
Eu aqui, feliz com minha moto tenerezinha 250 2013, garanto que 3 anos era pra ser o mínimo com cuidados descritos e alguns outros que me fazem parecer paranóico
PS. Meu modelo tem interruptor de farol… Sempre desligo e ligo para andar só
Montadoras tinham outro jeito de suprimir botão sem ser a porca eliminação que fizeram, como um relé autotravado eletricamente que acendesse ao engatar marcha e só desconectasse ao desligar a moto
Posso estar enganado, emraras exceções, acho a qualidade das baterias de motos inferior a dos carros. Por experiência própria, nas minhas motos as baterias sempre duravam menos do que nos carro. Talvez defasagem de tecnologia ou preço menor de venda, sejam dificuldades extras. Deixo claro que estou falando de baterias nacionais, para baixa cilindrada.