Bateria de moto: 5 cuidados para que ela dure mais
Quem acha que bateria ruim é a única responsável pela toca precoce não sabe que um dono ruim pode fazer mesmo com uma de marca premiada
Quem acha que bateria ruim é a única responsável pela toca precoce não sabe que um dono ruim pode fazer mesmo com uma de marca premiada
Nada mais dessagradável que, em um momento de pressa, na hora de ligar a moto: “tlec, tlec, tlec…”, bateria arriada. E aí é mais tempo perdido esperando alguém com cabos de chupeta ou uma bateria de moto nova. Muitas vezes não há o que fazer já que as baterias se acabam, mas em outras circunstâncias a culpa é do condutor que não foi atento e deixou sua “pilha” se esvair antes da hora.
VEJA TAMBÉM:
De modo geral, a bateria de uma moto dura entre 2 e 4 anos. Porém tudo depende da qualidade do item, cuidados que o proprietário tem com sua moto e também o tipo de uso que ele faz dela.
Cuidados com a bateria da moto para que ela dure mais:
O primeiro passo é verificar as condições da bateria da moto. Pilotos que acabaram de comprar um modelo usado ou seminovo podem levar a moto a uma loja especializada em baterias ou em um eletricista de confiança. Estes locais possuem equipamentos que testam a carga da bateria e mostram se ela está boa ou não.
Quem adquire uma moto zero quilômetro ou acabou de trocar de bateria, neste momento, não tem com o que se preocupar.
Assim como toda a motocicleta, a bateria e seus periféricos também devem estar limpos e em boas condições. O condutor deve sempre verificar estas partes e deixar tudo em ordem.
Um grande inimigo desta situação é o chamado zinabre. O zinabre ou azinhavre é uma camada esverdeada que se forma em componentes metálicos oxidados. Ele aparece quando o ácido sulfúrico (líquido presente dentro das baterias) vaza para os pólos e conectores, entrando assim em contato com o oxigênio do ar.
Este defeito na bateria da moto pode ocorrer por três motivos: excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o pólo da bateria.
O excesso de zinabre indica um fim precoce da bateria da moto.
Para que a bateria da moto cumpra bem sua função é fundamental que os componentes que ela carrega e/ou, por algum motivo, precisam de sua carga para funcionar, estejam em boas condições.
O alternador, que converte a energia mecânica do motor em energia elétrica para carregar a bateria enquanto a motocicleta funciona, é uma das principais peças para manter a bateria saudável. Se ele estiver falhando dificuldades ao ligar a moto, luzes fracas, ruídos estranhos e a descarga precoce da bateria podem acontecer.
Este é o ponto mais complicado, pois cada condutor usa a moto conforme a necessidade e infelizmente algumas situações acabam com a bateria da motocicleta mais cedo.
Condutores que ligam e desligam a moto muitas vezes ao dia, como motoboys, entregadores e mototaxistas tendem a trocar de bateria antes da hora. Tudo isso porque eles exigem mais do item ao ficar acionando ele com mais frequência.
O mesmo vale para quem roda pouco. Deixar a moto parada por longos períodos faz com que a bateria se descarregue, e aí é necessário chamar alguém para dar uma carga. Sem muito estresse, porque isso não acaba de vez com a bateria. Essa descarga é momentânea, mas diminui sim a vida útil do item. Nestes casos o melhor é desconectar os cabos da bateria da moto e preservar a energia.
Por fim, essa vai para os esquecidinhos ou mal informados que têm o hábito de ligar apenas a energia da moto, deixando o motor desligado e mantendo o modelo (por qual for que seja o motivo) de farol e painel acessos. Isso também faz com que a bateria da moto acabe antes do previsto.
Outro fator que pode levar a energia da bateria embora é o uso de componentes elétricos que não sejam originais da moto como luzes e adaptadores para carregamento de smartphones.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |