Baú para motos: tipos, tamanhos, lei, multa e tudo mais a saber

O “bagageiro” da motocicleta é uma saída muito útil e prática para o motociclista que precisa transportar itens sob duas rodas

Baú para motos
Pra colocar um baú na moto basta apenas ter atenção e seguir algumas orientações (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 13/02/2023 às 09h02
Atualizado em 13/02/2023 às 10h43

Para muitos uma motocicleta pode ser limitada devido ao espaço, transtornos com chuvas e também no transporte de itens. Mas para tudo tem solução, além da capa de chuva, o baú para motos é a saída para quem precisa de um “porta-malas” para carregar suas coisas.

Por mais que as famosas bags, as mochilas de entregadores, tenham ganhado os pilotos nos últimos anos, o baú para motos ainda tem seu espaço consolidado no dia a dia dos motociclistas.

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O baú para motos é um item muito útil e para desvendar qualquer dúvida a respeito dele, o AutoPapo trouxe todas as informações que você precisa saber sobre esta ferramenta. Confira os tipos, tamanhos, inalação, preços médios e mais.

Tipos de baú para motos

Há muitas variações e tipos de baús, mas eles podem ser divididos basicamente em três tipos:

Bauleto

Baú para motos
Bauleto de moto (Foto: Shutterstock)

Os bauletos estão mais na moda hoje em dia. Normalmente são menores e mais estilosos que os baús clássicos.

Este tipo de baú é normalmente encontrado nas cores pretas e contam até com refletores fixos, além de trava automática, ou seja, sem precisar da chave para fechá-lo, apenas para abrir.

Baú

Baú para motos
Baú de moto (Foto: YouTube | Reprodução)

O Baú é a ferramenta de quem precisa sempre carregar algo. Eles normalmente são maiores e usados por entregadores.

Vale ressaltar que não há uma diferença específica entre baús e bauletos, por isso os dois podem ser chamados por ambos os nomes.

Baú de alumínio

Baú para motos
Baú de alumínio (Foto: Shutterstock)

Essa terceira variação se difere para os outros modelos justamente pelo material. Tecnicamente não existe uma indicação especial para este baú, assim como para nenhum dos outros, mas ele geralmente é utilizado por condutores que desejam um ar mais sofisticado ou uma proteção diferente para seu modelo.

Tamanhos de baú para motos

Os “porta-malas” das motos podem variar os seus tamanhos. Tendo sua capacidade de carga avaliada em litros, os bauletos mais comuns costumam ter entre 28 l e 52 l. É possível encontrar modelos menores, com 26 l ou menos, ou maiores, com mais de 100 l.

É importante ressaltar que, segundo a resolução Nº 943 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que:

“Art. 10. Os dispositivos de transporte de cargas em motocicleta e motoneta podem ser do tipo fechado (baú), aberto (grelha), alforjes, bolsas ou caixas laterais, desde que atendidas as dimensões máximas fixadas nesta Resolução e as especificações do fabricante do veículo no tocante à instalação e ao peso máximo admissível.

  • 1º Os alforjes, as bolsas ou caixas laterais devem atender aos seguintes limites máximos

externos:

I – largura: não pode exceder as dimensões máximas dos veículos, medida entre a extremidade do guidon ou alavancas de freio à embreagem, a que for maior, conforme especificação do fabricante do veículo;

II – comprimento: não pode exceder a extremidade traseira do veículo; e

III – altura: não pode ser superior à altura do assento em seu limite superior.

  • 2º O equipamento fechado (baú) deve atender aos seguintes limites máximos externos:

I – largura: 60 cm (sessenta centímetros), desde que não exceda a distância entre as extremidades internas dos espelhos retrovisores;

II – comprimento: não pode exceder a extremidade traseira do veículo; e

III – altura: não pode exceder a 70 cm (setenta centímetros) de sua base central, medida a partir do assento do veículo.

  • 3º O equipamento aberto (grelha) deve atender aos seguintes limites máximos externos:

I – largura: 60 cm (sessenta centímetros), desde que não exceda a distância entre as extremidades internas dos espelhos retrovisores;

II – comprimento: não pode exceder a extremidade traseira do veículo; e

III – altura: a carga acomodada no dispositivo não pode exceder a 40 cm (quarenta centímetros) de sua base central, medida a partir do assento do veículo.”

Como instalar um baú

A instalação de um baú para motos pode ser feita de maneira simples e rápida. Na maioria dos baús para moto e bauletos, basta retirar o banco da motocicleta e o pegador da garupa, instalar e parafusar o suporte da ferramenta.

Após a instalação do suporte do baú, basta parafusar o próprio bauleto no apoio. É uma montagem que pode ser realizada com poucas ferramentas, sem demora e em qualquer lugar.

Além desse tipo de instalação existem outros suportes. Alguns nem necessitam retirada do apoio do passageiro, outros são parafusados junto ao amortecedor. E têm também os tipos de correr, que costumam suportar os baús maiores. Casa tipo vem com um manual de instruções no ato da compra.

Para que ter um baú na moto?

É muito importante avaliar a necessidade de instalar um baú na sua moto. Por mais que seja um ítem que pode ajudar no transporte de itens, é um utensílio que muda o centro de gravidade do veículo, alterando assim o modo de pilotagem e influenciando nos sistemas de freios.

No momento de instalar o baú é importante avaliar o ver bem e a capacidade de carga que ele suporta, para que a condução seja segura e eficiente. Um baú muito grande e muito pesado aumenta os riscos de perda de controle da moto e também os modos de manobragem.

Lei para usar baú

A resolução do Contran, já apresentada na parte de tamanhos, também regulamenta quem pode utilizar do baú para motos. Por mais que haja uma legislação, a fiscalização é feita por cada município e depende das exigências de cada local.

Pilotos que utilizam os bauletos menores para uso pessoal, sendo eles refletivos e corretamente instalados estão isentos de transtornos fiscais. Porém, trabalhadores (mototaxistas e motofretes) devem seguir mais normas.

Os profissionais basicamente devem, além de serem habilitados na categoria A, ter ao menos 21 anos e os cursos aprovados pelo Contran na categoria de serviço prestado.

Falando especificamente da motocicleta, ela deve conter placa vermelha, grades de proteção (mata-cachorro) e antenas corta-pipa. O motociclista tem que estar devidamente equipado e utilizando coletes reflexivos e o baú deve também deve refletir as luzes, além de bem instalado.

Multa por baú para motos irregular

Irregularidades nessas condições podem gerar multa de R$191,54, sete pontos na CNH e apreensão da motocicleta.

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1 Comentário
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Augusto 17 de junho de 2023

Na 2ª linha do 3º parágrafo está escrito “Confira os tipos, tamanhos, inalação, preços médios e mais.”. Parece que foi escrito inalação em vez de instalação.

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