Big trail não tão ‘big’: motos para não ficar na pontinha do pé

Cada moto varia sua altura de acordo com a proposta e dentre as trilheiras aquelas que são mais feitas para a terra costumam ser ainda mais altas

Honda NC 750X 2024
A Honda NC 750X é um crossover que se encaixa como a menor "big trail" (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 18/04/2024 às 08h02
Atualizado em 18/04/2024 às 23h49

As big trails são as famosas do momento. Por serem ergonômicas, boas para viajar e também para terrenos acidentados, essas maiores fazem muito sucesso nos vários tipos de estradas brasileiras. Porém quem não é tão alto pode encontrar dificuldades na hora de rodar com uma destas, pois a altura entre o banco e o assento se torna um empecilho.

  • Testamos a Honda NC 750X, a menor dentre as big trail.

VEJA TAMBÉM:

A questão é que as big trail são naturalmente mais altas pois, além de comportarem um motor maior, pela mesma razão elas têm altura mais elevada em relação ao solo. O que facilita a circulação em terrenos off-road.

Essa elevação do carter resulta também em um banco mais alto, e aí que quem é baixinho se dá mal. Comparado a modelos menores, convencionais 160, as 700, 800 ou até 1200 podem ter diferenças de altura que passem os 10 cm. Isso faz total diferença na hora de sair com a moto ou ter que levar o pé no chão para estacionar.

Honda NC 750X 2024
A altura do banco muitas vezes pode ser ajustável (Foto: Honda | Divulgação)

Motos big trail em ordem de altura

Em geral, motos big  trail costumam ter entre 800 mm e 900 mm, uma variação que não respeita o tamanho do motor, mas sim a proposta da trilheira.

Modelos crossover como a Honda NC 750X e a Honda CB 500X estão entre as mais baixas comercializadas hoje no Brasil. A 750X, que deriva da estrutura de uma scooter aventureira, é a menor dentre todas, como 802 mm de altura entre o banco e o solo. Esta “pequena” pode ser facilmente conduzida por quem tem menos de 1,70 m.

Já do outro lado da tabela está uma que nem é tão maior que a Honda NC, a BMW F 850 GS, que na versão Adventure tem seu banco ainda mais alto e chega a até 875 mm entre o solo e o banco.

  • Confira a lista das motos big trail em ordem de altura entre o solo e o banco:

Moto Altura do assento
Honda NC 750X 802 mm
BMW F 850 GS 815 mm (kit de rebaixamento da suspensão: 760 mm – 830 mm)
Triumph Tiger 900 GT 820 mm – 840 mm (ajustável)
Triumph Tiger 900 GT Pro 820 mm – 840 mm (ajustável)
Honda CB 500X 834 mm
Suzuki V-Strom 650 835 mm
Kawasaki Versys 650 845 mm
Kawasaki Versys 1000 840 mm
BMW R 1300 GS 850 mm
Triumph Tiger 1200 GT pro 850 mm – 870 mm (ajustável)
Triumph Tiger 1200 gt explorer 850 – 870 mm (ajustável)
Suzuki V-Strom 1050 855 mm
BMW F 850 GS 860 mm (kit de rebaixamento de suspensão: 805 mm – 875 mm)
Triumph Tiger 900 rally pro 860 – 880 mm (ajustável)
Honda Africa twin 870mm – 850mm (ajustável)
Africa twin Adventure 870mm – 850mm (ajustável)
BMW F 850 GS Adventure 875 mm (kit de rebaixamento da suspensão: 805 mm – 860 mm)
Triumph TIGER 1200 BLACK EDITION 875 mm – 895 mm (ajustável)
Triumph Tiger 1200 rally RPo 875 mm – 895 mm (ajustável)
Suzuki V-Strom 1050 XT 880 mm

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antônio Nogueira 23 de abril de 2024

Muito bem preparada a matéria, vê-se que realmente entende de bicicletas. Ai ai viu . . .

Avatar
JOUBERT 20 de abril de 2024

NADA DE TODO TERRENO PARA A NC750. É ESPECÍFICA PARA ASFALTO DE BOA QUALIDADE. PULA QUE NEM CABRITO EM IRREGULARIDADES. MOTO BOA PARA RODOVIA. EXCELENTE!!!!

Avatar
Américo 19 de abril de 2024

Que confusão Lucas!
A menor “big trail”?
Como vc mesmo cita é uma crossover, como informa a Honda.
Se vc falasse q a crossover é uma mistura de aparência de naked e big trail e nasceu a NC ( New concept) ficaria mais claro para o leitor.
Não tem nd de “big trail”. Não confunda o leitor. Nem pneu de “big” a NC750X tem, altura do solo ao motor nem vamos comentar. Por favor, vc podia comentar outras características da NC 750X , positivas ou as que precisam melhorar nesse modelo a partir de 2022, mas falar q é a menor “big tral “ nem no diminutivo.
Abs.

Avatar
Deixe um comentário