Big trail não tão ‘big’: motos para não ficar na pontinha do pé
Cada moto varia sua altura de acordo com a proposta e dentre as trilheiras aquelas que são mais feitas para a terra costumam ser ainda mais altas
Cada moto varia sua altura de acordo com a proposta e dentre as trilheiras aquelas que são mais feitas para a terra costumam ser ainda mais altas
As big trails são as famosas do momento. Por serem ergonômicas, boas para viajar e também para terrenos acidentados, essas maiores fazem muito sucesso nos vários tipos de estradas brasileiras. Porém quem não é tão alto pode encontrar dificuldades na hora de rodar com uma destas, pois a altura entre o banco e o assento se torna um empecilho.
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A questão é que as big trail são naturalmente mais altas pois, além de comportarem um motor maior, pela mesma razão elas têm altura mais elevada em relação ao solo. O que facilita a circulação em terrenos off-road.
Essa elevação do carter resulta também em um banco mais alto, e aí que quem é baixinho se dá mal. Comparado a modelos menores, convencionais 160, as 700, 800 ou até 1200 podem ter diferenças de altura que passem os 10 cm. Isso faz total diferença na hora de sair com a moto ou ter que levar o pé no chão para estacionar.
Em geral, motos big trail costumam ter entre 800 mm e 900 mm, uma variação que não respeita o tamanho do motor, mas sim a proposta da trilheira.
Modelos crossover como a Honda NC 750X e a Honda CB 500X estão entre as mais baixas comercializadas hoje no Brasil. A 750X, que deriva da estrutura de uma scooter aventureira, é a menor dentre todas, como 802 mm de altura entre o banco e o solo. Esta “pequena” pode ser facilmente conduzida por quem tem menos de 1,70 m.
Já do outro lado da tabela está uma que nem é tão maior que a Honda NC, a BMW F 850 GS, que na versão Adventure tem seu banco ainda mais alto e chega a até 875 mm entre o solo e o banco.
Moto | Altura do assento |
---|---|
Honda NC 750X | 802 mm |
BMW F 850 GS | 815 mm (kit de rebaixamento da suspensão: 760 mm – 830 mm) |
Triumph Tiger 900 GT | 820 mm – 840 mm (ajustável) |
Triumph Tiger 900 GT Pro | 820 mm – 840 mm (ajustável) |
Honda CB 500X | 834 mm |
Suzuki V-Strom 650 | 835 mm |
Kawasaki Versys 650 | 845 mm |
Kawasaki Versys 1000 | 840 mm |
BMW R 1300 GS | 850 mm |
Triumph Tiger 1200 GT pro | 850 mm – 870 mm (ajustável) |
Triumph Tiger 1200 gt explorer | 850 – 870 mm (ajustável) |
Suzuki V-Strom 1050 | 855 mm |
BMW F 850 GS | 860 mm (kit de rebaixamento de suspensão: 805 mm – 875 mm) |
Triumph Tiger 900 rally pro | 860 – 880 mm (ajustável) |
Honda Africa twin | 870mm – 850mm (ajustável) |
Africa twin Adventure | 870mm – 850mm (ajustável) |
BMW F 850 GS Adventure | 875 mm (kit de rebaixamento da suspensão: 805 mm – 860 mm) |
Triumph TIGER 1200 BLACK EDITION | 875 mm – 895 mm (ajustável) |
Triumph Tiger 1200 rally RPo | 875 mm – 895 mm (ajustável) |
Suzuki V-Strom 1050 XT | 880 mm |
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Muito bem preparada a matéria, vê-se que realmente entende de bicicletas. Ai ai viu . . .
NADA DE TODO TERRENO PARA A NC750. É ESPECÍFICA PARA ASFALTO DE BOA QUALIDADE. PULA QUE NEM CABRITO EM IRREGULARIDADES. MOTO BOA PARA RODOVIA. EXCELENTE!!!!
Que confusão Lucas!
A menor “big trail”?
Como vc mesmo cita é uma crossover, como informa a Honda.
Se vc falasse q a crossover é uma mistura de aparência de naked e big trail e nasceu a NC ( New concept) ficaria mais claro para o leitor.
Não tem nd de “big trail”. Não confunda o leitor. Nem pneu de “big” a NC750X tem, altura do solo ao motor nem vamos comentar. Por favor, vc podia comentar outras características da NC 750X , positivas ou as que precisam melhorar nesse modelo a partir de 2022, mas falar q é a menor “big tral “ nem no diminutivo.
Abs.