Nova motocicleta trail reforça parceria com a TVS e estreia como projeto global desenvolvido fabricado de Munique
Nos últimos dias a BMW anunciou o início da fabricação de suas nova 450, modelo muito aguardado que representa uma evolução da atual 310 – que ainda existe em alguns mercados. Porém algumas coisas não mudam e, mais uma vez, a alemã traz uma moto “indiana” para compor sua gama.
Assim como as linhas G 310 GS e G 310 R, a nova F 450 GS não é um projeto 100% alemão. Em parceria com a indiana TVS, a BMW criou seu novo modelo. A nova 450 será fabricada na planta da indiana em Hosur.
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Segundo o comunicado oficial das fabricantes, quando anunciaram o início da produção da nova BMW F 450 GS, a parceria reflete a “evolução natural” da colaboração que começou com a linha BMW G 310.
KN Radhakrishnan, diretor e CEO da TVS Motor Company, destacou que o alinhamento técnico entre as empresas foi determinante para o desempenho da cooperação. Para ele, superar 200 mil unidades produzidas da família 310 ao longo da parceria e iniciar agora a produção da F 450 GS mostra um avanço consistente no portfólio conjunto.
Markus Flasch, CEO da BMW Motorrad, afirmou que o modelo inaugura um novo ciclo, reforçando o histórico de crescimento construído com as motos G 310 R, G 310 GS e G 310 RR.
A parceria entre a indiana TVS e a alemã BMW teve início em 2013, quando as marcas desenvolveram e colocaram em produção a linha G 310 na Índia. Desde então, a união se consolidou: são mais de 200 mil motos fabricadas e comercializadas em cerca de 100 mercados ao redor do mundo.
Diferente da 310 GS — que nasceu da plataforma da TVS Apache 310 RR — a F 450 GS é um projeto completamente novo. Ela foi inicialmente apresentada como protótipo no Eicma 2024 e, um ano depois, chegou como produto final.










A nova 450 nasce como a menor trail da BMW com foco real em uso misto, posicionando-se abaixo das F 800/900 e finalmente oferecendo uma rival para modelos como Royal Enfield Himalayan 450 e CFMoto 450 MT. Para a marca, ela é a porta de entrada oficial na classe europeia A2, segmento que cresce rapidamente.
No coração da moto está um novo bicilíndrico em linha de 420 cm³, desenvolvido do zero, capaz de entregar uma potência máxima de 48 cv a 8.750 rpm e torque de 4,3 kgfm a 6.750 rpm.
O virabrequim utiliza pinos defasados em 135°, solução que melhora a entrega em baixa rotação e reduz vibrações juntamente com um eixo de balanceamento. Com apenas 3,8 L/100 km, cumpre a norma EU5+ e alcança mais de 350 km com o tanque de 14 litros.

Sua embreagem comporta o Easy Ride (ERC), sistema centrífugo que elimina o acionamento manual da embreagem tanto nas partidas quanto durante trocas de marcha ou manobras. A alavanca ainda existe, mas o sistema faz tudo sozinho de uma forma automatizada.
Quase todas as versões contam também com Shift Assistant Pro, que permite subir e reduzir marchas sem embreagem.
De série, a F 450 GS oferece:
O chassi é totalmente novo, formado por um quadro tubular de aço com peças forjadas e o motor como elemento estrutural. A suspensão fica a cargo da KYB:
Vem com rodas de alumínio fundido (19″/17″), mas a BMW oferece rodas raiadas como acessório.
O tanque de 14 litros é compacto, o assento bipartido fica a 845 mm do chão (com opções baixa e alta) e o guidão cônico de alumínio privilegia o uso em pé.
O painel é o TFT de 6,5 polegadas, com conectividade total e modos inspirados nas big trails.
A BMW oferecerá quatro configurações:
O modelo ainda não chegou nas mãos do consumidor final e por isso não é possível afirmar as diferenças entre a F 450 GS e suas irmãs de fato alemãs.
Se pudéssemos ter por base a linha 310, seria certo que novamente seria a moto que menos agradaria o público (dentre as opções da BMW).
Às expectativas são de que o novo modelo seja de fato uma concorrente às várias 400 trilheiras que tem feito muito sucesso no mercado mundial, afinal as indianas tem agradado.
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Se parte do projeto é indiano, isso significa robustez com excelente custo beneficio. Uma lebre que os menos informados achem ser gato.
No segmento dos automóveis temos o exemplo do Toyota Etios, um nipo-indiano campeão em robustez, praticidade e custo/benefício!