BMW adota combustível alternativo para Mundial de Superbike

O inovador combustível RacE-Fuel WSBK R40-A, reduzido em CO2 oferece participação mínima de 40% de regeneração

BMW adota combustível alternativo para Mundial de Superbike
A motos da marca já irão usar ele na Austrália (Foto: BMW | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 24/02/2024 às 15h02

A parceria estratégica anunciada em março de 2023 entre a BMW Motorrad Motorsport e a Nordoel resultou no desenvolvimento do RacE-Fuel WSBK R40-A, um combustível alternativo projetado para mitigar o impacto ambiental das corridas de motocicletas. A tecnologia será introduzida oficialmente no início da temporada do Campeonato Mundial de Superbike (WorldSBK), na Austrália.

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Segundo a BMW, o novo combustível alternativo possui tecnologias avançadas e processos de produção sustentáveis que prometem melhor desempenho do motor e também reduz substancialmente as emissões de CO2 durante sua fabricação.

  • O combustível apresenta uma redução significativa de CO2 e uma participação regenerativa de pelo menos 40%.

Os testes iniciais com o combustível alternativo foram concluídos em janeiro Durante os testes no sul da Europa, as equipes ROKiT BMW Motorrad WorldSBK, Bonovo Action BMW Racing, e BMW Motorrad WorldSBK Test otimizaram a eficiência e o desempenho do RacE-Fuel WSBK R40-A para o automobilismo.

Confirmou-se a competitividade e a conformidade com os regulamentos da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) para 2024, que exigem um mínimo de 40% de conteúdo “não fóssil”. Desta forma, o RacE-Fuel WSBK R40-A se destaca como o primeiro combustível regenerativo baseado em MtG (Metanol para Gasolina).

A marca ainda aponta que o desenvolvimento contínuo visa aprofundar os conhecimentos adquiridos nas experiências anteriores e identificar áreas potenciais para otimização.

Tanto a BMW Motorrad Motorsport quanto a Nordoel, se dizem  empenhadas em reduzir ainda mais o impacto ambiental nas corridas.

Devido aos regulamentos do FIM WorldSBK, o uso de combustíveis com conteúdo não fóssil de pelo menos 40% será obrigatório a partir desta temporada. Estamos muito satisfeitos por ter encontrado um parceiro com enorme experiência na Nordoel. Trabalhamos em estreita colaboração no desenvolvimento desse combustível já no ano passado e, neste inverno, durante a preparação da temporada, conseguimos utilizá-lo com sucesso, sem quaisquer problemas técnicos. Todas as nossas motos estiveram na pista com este novo combustível durante os testes na Espanha e em Portugal e estamos felizes com esta colaboração”, afirma Christian Gonschor, Diretor Técnico da BMW Motorrad Motorsport.

Estamos muito entusiasmados com essa parceria com a BMW Motorrad Motorsport para desenvolver este inovador combustível RacE-Fuel WSBK R40-A. Nosso objetivo é criar soluções sustentáveis para a indústria do automobilismo, e este combustível com redução de CO2 é um passo significativo nessa direção. O objetivo da nossa colaboração é desenvolver um combustível de 102 octanas com 99% de poupança de CO2, semelhante ao eFuel 95 Octane (99% renovável)”, finaliza Dirk Wullenweber, Diretor Comercial de Combustível e Marketing da Nordoel.

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