BMW F 450 GS: finalmente uma concorrente para a Himalayan 450

Modelo lançado oficialmente enquanto acontece o Eicma 2025 incorpora um motor bicilíndrico de 48 cv, possibilitando a CNH nível 2 na Europa

BMW F 450 GS (1)
Modelo será um dos menores da marca e certamente o mais leve do off-road (Foto: BMW | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 05/11/2025 às 11h00

Um ano depois de revelar o conceito no Eicma 2024, a BMW apresentou oficialmente a nova F 450 GS, modelo que chega para preencher a lacuna entre as G 310 e F 800/900 e expandir o leque da marca no mercado europeu. Compacta, leve e tecnológica, a nova trail alemã é uma forte concorrente para esse mercado intermediário das 400, que cresce cada vez mais.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

BMW F 450 GS (6)

A nova BMW F 450 GS chega como a menor moto trilheira da alemã, diferente da 310 GS que tem um perfil muito mais urbano. O modelo bate de frente com gigantes do segmento mundial como a Royal Enfield Himalayan 450 e CFMoto 450 MT.

Segundo Markus Flasch, CEO da BMW Motorrad, a F 450 GS “incorpora a essência de uma GS: suba na moto, acelere e divirta-se – com total controle e confiança”.

O modelo foi desenvolvido do zero e é equipado com um novo motor bicilíndrico em linha de 420 cm³, que entrega 48 cv a 8.750 rpm e 43 kgfm de torque a 6.750 rpm. O virabrequim com pinos desalinhados em 135° garante uma boa resposta, enquanto o peso de apenas 178 kg assegura agilidade e controle.

A embreagem Easy Ride (ERC), estreando nesta categoria, é um dos destaques. Trata-se de um sistema centrífugo que elimina a necessidade de acionar manualmente a embreagem durante trocas de marcha ou manobras, elevando o conforto e o controle, sobretudo em trilhas.

BMW F 450 GS (13)

O Assistente de Troca de Marchas Pro, disponível em quase todas as versões, também permite subir ou reduzir marchas sem o uso da embreagem.

O chassi vem em estrutura tubular de aço e componentes em alumínio fundido, garantindo rigidez e baixo peso. As suspensões são assinadas pela KYB, com garfo invertido de 43 mm e amortecedor traseiro ajustável — configuração que remete às motos de rali da marca.

No visual, a nova BMW F 450 GS trail mantém o design da linha, com farol em LED no formato “X” e tanque compacto de 14 litros, suficiente para mais de 350 km de autonomia. O painel TFT de 6,5 polegadas oferece conectividade total com smartphone e modos de exibição inspirados nas big trails da marca.

Entre os equipamentos de série estão modos de pilotagem “Rain”, “Road” e “Enduro”, ABS Pro, controle de tração DTC, controle de torque do motor (MSR), punhos aquecidos e porta USB-C.

A F 450 GS chega em quatro versões:

  • Base (preta), voltada à simplicidade funcional;
  • Exclusive, com modos de pilotagem avançados e Shift Assistant Pro;
  • Sport, com suspensão ajustável e acabamento Racing Red;
  • Trophy, topo de linha, com embreagem Easy Ride, protetores, para-brisa de rally e visual inspirado nas competições.

Embora apresentado, o lançamento oficial da BMW F 450 GS está previsto para o fim de 2025 e as vendas deverão iniciar em 2026 no mercado europeu.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário