BMW F 850 GS Adventure Rallye: liberdade para os seus caminhos
Equipada com muita eletrônica e motor de dois cilindros paralelos, ela está preparada para encarar longas distâncias sem escolher o caminho
Equipada com muita eletrônica e motor de dois cilindros paralelos, ela está preparada para encarar longas distâncias sem escolher o caminho
Viajar de moto e explorar o desconhecido sem escolher o caminho é o que os modelos do tipo big trail proporcionam. Porém, não é preciso ter na garagem uma enorme maxi trail para se beneficiar do conforto, força e avanços tecnológicos, até então, inatingíveis, por modelos de menor tamanho.
Com o avanço da eletrônica embarcada, seguir para as esquinas do mundo ficou mais fácil, e, claro, mais acessível e econômico, também para as aventureiras de menor cilindrada, como a alemã BMW F 850 GS, O modelo passou por completa e total reforma em relação à F 800 GS anterior, incluindo o motor, que ganhou mais 55 cm³, atingindo 853 cm³.
VEJA TAMBÉM:
Produzida em Manaus (AM), a primeira fábrica da BMW fora da Alemanha, a versão F 850 GS Adventure Rallye, que tem “aventura e rali” em seu batismo, já da a dica de suas intenções.
A eletrônica avançou em todos os sistemas. Nas suspensões, no motor, no painel e nos freios, ajudando na dirigibilidade e na segurança. O modelo de cilindrada intermediária tem ainda a versatilidade de rodar com maior agilidade também no trânsito, por não ter peso e dimensões tão avantajadas, e na hora de acelerar, igualmente encara as estradas com muita velocidade.
Veja a F 850 GS Adventure Rallye em ação!
Começando pelo coração, o motor da F 850 GS Adventure Rallye tem dois cilindros paralelos, 853 cm³ e um truque desenvolvido nas pistas: intervalo de ignição de 270 graus. Isso significa maior fôlego na hora das retomadas reduzindo a necessidade de constantes trocas de marchas. Ele fornece 80 cv a 6.250 rpm e um torque de 9,0 kgfm a 6.250 rpm.
As rigorosas exigências ambientais brasileiras (normas de emissões e de ruídos Promot), entretanto, promoveram um ajuste para que a potência e, principalmente, o torque estejam disponíveis em giros mais baixos que o projeto original. Porém, com o torque, ou a força em rotações mais precoces, a sensação ao pilotar é que as retomadas permanecem extremamente musculosas, facilitando bastante a tocada.
Para cambiar, a eletrônica deu uma mãozinha com o quick shifter, que permites as trocas sem usar a embreagem tanto para cima, quanto reduzindo. O modeloF 850 GS Adventure Rallye.
A reforma na F 850 GS também inverteu a posição da corrente de transmissão que foi para a esquerda, enquanto o escape de saída alta foi para o lado direito. O tanque de combustível, que ficava em baixo do banco, foi para a posição convencional, saltando de 15 litros para 23 l na versão Adventure Rallye, para maior autonomia
Para os diferentes tipos de tocada e condições de piso, a eletrônica embarcada possibilita ajustes na entrega de potência e torque, com quatro mapas de motor: Rain para pisos molhados ou escorregadios, com o controle de tração e ABS atuando mais fortes; Road para cidade e estradas.
Também estão disponíveis os modos Dynamic, para enrolar o cabo, com menor interferência do controle de tração, e Enduro, para encarar terra, facilitado com aro dianteiro de 21 polegadas com rodas de raios cruzados calçadas com pneus sem câmara. Neste caso o controle de tração e ABS podem ser desativados..
O motor da F 850 GS Adventure Rallye conta ainda com o controle dinâmico de tração e de estabilidade (DTC e ASC na sigla da sopa de letrinhas que dá nome aos sistemas), que compara as rotações da roda dianteira com as roda traseira. Se a traseira girar mais rápido, é sinal que está derrapando e o motor corta para restaurar a aderência. Para encarar terra o sistema pode ser desligado.
As suspensões são outro avanço da tecnologia. Contam com ajuste eletrônico dinâmico ESA: sensores percebem a amplitude dos movimentos e ajustam instantaneamente as válvulas internas, de forma semiativa.
As suspensões também são automaticamente calibradas para cada peso e mapa de pilotagem selecionado, com mais conforto ou esportividade, mais alta ou baixa, incluindo a opção Enduro de ajuste bem específico.
A suspensão dianteira é invertida com tubos de 43 mm de diâmetro e 230 mm de curso. A suspensão traseira do tipo mono em nova balança de alumínio tem 215 mm de curso. A opção do kit rebaixado tem cursos de 204 e 219 mm respectivamente.
Na hora de brecar, a eletrônica também ajuda muito. O sistema ABS PRÓ mantém a trajetória, impedindo o travamento das rodas no asfalto. Porém, na terra, é só desligar o sistema para permitir derrapagens e uma tocada mais agressiva.
Para rodar, há outras mordomias e comodidades que facilitam a vida, mas que, normalmente, só presentes em modelos de alta cilindrada. Para-brisa ajustável manualmente, tomada 12 volts para recarregar o celular, suporte e preparação para instalação do GPS com chave, protetor de motor, suportes para malas e top case e imobilizador eletrônico.
As mordomias para viagens continuam com o cruise control, ou “piloto automático”, aquecedor de manoplas com três níveis, chave inteligente com sensor de presença, monitoramento da pressão dos pneus, farol com luz de posição diurna e faróis auxiliares – ambos em LED.
Todos os sistemas e funções monitorados por um requintado painel com tela em TFT colorida de 6,5 polegadas, que pode ser ajustado no brilho e controlado com uma espécie de joystick no guidão, como nos modelos maiores e mais sofisticados.
E para não ficar desconectado nas viagens, o painel espelha o celular, permitindo acesso à lista de músicas e outros aplicativos, navegação por satélite e, também, até falar.
Apenas neste mês de julho, a BMW Motorrad paga as 6 primeiras parcelas e o cliente começa a pagar as dele só em 2021. Regulamento da campanha pode ser conferido neste link (clique aqui).
Fotos: BMW Motorrad | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
É muita moto pra uma bolha tão pequena.
Gostaria de saber preço
Moto com muita tecnologia, infelizmente não tive oportunidade de andar… Mas tem concorrente com td isso e por valor menor.. mesmo assim ambas sao para poucos com potencial financeiro elevado para sua aquisição.
A MOTO é boa,mas 70 mil brazucas por ela….