BMW R 1300 GS Adventure começa a ser produzida no Brasil

O modelo big trail tão aguardado chegará para os brasileiros como a moto mais tecnológica da fabricante alemã

BMW R 1300 GS Adventure (2)
São quatro opções de cores (Foto: BMW | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 01/04/2025 às 14h00

A BMW R 1300 GS Adventure começou a ser fabricada na planta brasileira da marca, localizada no Polo Industrial de Manaus. O modelo recheado de tecnologia foi prometido no fim de 2024 como o primeiro da alemã a chegar ao país neste novo ano. A produção começou no último dia de março e (sem confirmação da marca) as expectativas são de que ela chegue nas lojas nos próximos meses.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

bmw r 1300 gs adventure 1
BMW R 1300 GS Adventure (Foto: BMW | Divulgação)

A fábrica BMW de Manaus é a única fora da Alemanha dedicada exclusivamente à fabricação de motos.

Estamos orgulhosos em produzir a R 1300 GS Adventure, uma motocicleta que vai redefinir os padrões do mercado de duas rodas. Produzir o modelo mais moderno e tecnológico já fabricado no Brasil simboliza o compromisso da BMW Motorrad com a inovação, a excelência tecnológica e, acima de tudo, com a entrega de produtos de altíssima qualidade”, afirma Alex Donatti, diretor da fábrica do BMW Group em Manaus.

Como opção de customização o modelo conta com as cores: Racing Red, GS Trophy, Triple Black e Option 719 “Karakorum”.

Além da nova BMW R 1300 GS Adventure, a alemã confirmou ampliar a planta para 13 outras motos, até então não revelados.

bmw r 1300 gs adventure 5
BMW R 1300 GS Adventure (Foto: BMW | Divulgação)

BMW R 1300 GS Adventure

A nova moto aventureira da marca alemã foi lançada no mercado mundial em julho de 2024 e não demorou a chegar no Brasil. Focada em situações mais extremas, o modelo se destaca no tanque de combustíveis – com capacidade para 30 L – e na tecnologia de câmbio automatizado.

O Automated Shift Assistant (ASA), ou Assistente de troca de marchas automatizado, é o câmbio “automático” deste modelo. Ele funciona por meio de atuadores eletromecânicos que trocam as marchas automaticamente sem a necessidade do piloto acionar o pedal ou o manete. Porém quem preferir pode seguir realizando as trocas pelo pedal, mas sem o manete de embreagem que não existe na moto.

bmw r 1300 gs adventure 11

Nas suspensões a BMW R 1300 GS Adventure vem equipada com novo ajuste eletrônico de suspensão dinâmica (DSA), que adapta dinamicamente o amortecimento e a taxa de mola conforme o modo de pilotagem e condições de carga.

A nova BMW R 1300 GS possui quatro modos de pilotagem padrão: Rain, Road, Eco e Enduro.

Na motorização a nova R 1300 GS Adventure segue com o lendário motor boxer de dois cilindros, agora ainda mais potente com 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,1 kgfm a 6.500 rpm. Este é o boxer BMW mais poderoso já produzido em série. O novo design compacto inclui uma transmissão sob o motor e um arranjo de comando de válvulas otimizado.

O chassi principal de chapa metálica foi otimizado e está mais rígido. A moto também conta com um novo chassi traseiro de tubo de treliça de alumínio e sistemas de suspensão EVO Telelever e EVO Paralever revisados, para precisão de direção e estabilidade.

Tecnologias presentes na BMW R 1300 GS Adventure:

  • Controle de torque de arrasto do motor (MSR);
  • Controle Dinâmico de Frenagem (DBC);
  • Controle de Partida em Subida (HSC) como padrão;
  • Controle dinâmico de tração (DTC) de série;
  • Controle de cruzeiro dinâmico (DCC) com função de freio de série;
  • Assistente de pilotagem com controle de cruzeiro ativo (ACC);
  • aviso de colisão frontal (FCW); aviso de mudança de faixa e aviso de colisão traseira (RECW);
  • Controle adaptativo de altura do veículo; conforto e suspensão esportiva como equipamento opcional de fábrica;
  • Faróis Matrix LED e faróis auxiliares recém-desenvolvidos integrados à carroceria como padrão;
  • Farol Pro com farol adaptativo como equipamento opcional de fábrica;
  • Protetores de mão com indicadores de direção integrados como padrão;
  • Compartimento de carregamento para smartphone com entrada USB integrada e tomada de alimentação de 12 V integrada como padrão;
  • Aquecimento do assento para o condutor e o passageiro para maior adequação ao turismo como equipamento opcional de fábrica; variantes de altura do assento como equipamento opcional de fábrica;
  • RDC, Keyless Ride e manoplas aquecidas como padrão.
  • Chamada de emergência inteligente como padrão (dependendo do mercado);
  • Punhos aquecidos; Passeio sem chave (direção, ignição e trava do tanque de combustível);
  • Monitor de pressão dos pneus;
  • Controle de torque de arrasto do motor; BMW Motorrad ABS Integral Completo Pro;
  • Controle de cruzeiro DCC com função de freio;
  • DSA;
  • Faróis auxiliares.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário