BMW R 1300 GS ‘pulso automático’ dispensa trocas de marcha

Modelo foi equipado com tecnologia ASA já existente em sua variante mais tecnológica e aventureira da gigante alemã

BMW R 1300 GS ASA (1)
Modelo já existia, mas com câmbio convencional (Foto: BMW | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 02/10/2025 às 08h00

A BMW acaba de atualizar sua moto mais desejada, a R 1300 GS, com uma tecnologia de automatização, o ASA (Assistente de Troca de Marchas Automatizado). A novidade que já existe na 1300 Adventure permite que o condutor escolha trocar ou não as marchas da moto, deixando ela assim automatizada ou manual.

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BMW R 1300 GS ASA

O ASA foi anunciado pela marca em maio de 2024 e chegou ao mercado brasileiro com a R 1300 GS Adventure no mesmo período.

  • Em resumo, o câmbio automatizado BMW conta com 6 velocidades e dois atuadores eletromecânicos que automatizam a embreagem e as mudanças de marchas, eliminando a necessidade de operar manualmente a embreagem.
  • Ainda sim a fabricante manteve a possibilidade de trocas em um de seus dois modos de operação. No “M”, as mudanças podem ser feitas manualmente através do pedal, enquanto no modo “D” o sistema troca tudo automaticamente.

Além da tecnologia de automatização, a nova BMW R 1300 GS GS ASA que conta com a cor exclusiva Aurelius Green Metallic “Tramuntana”, segue com as sofisitcações já conhecidas pelos clientes da marca.

BMW R 1300 GS ASA (2)

BMW R 1300 GS 

A BMW R 1300 GS chegou ao Brasil com um visual renovado e pacote tecnológico avançado. O modelo ganhou linhas mais modernas, novo farol em LED em formato de “X” e tanque redesenhado, além de ficar 12 kg mais leve que a antecessora 1250.

O motor continua sendo o tradicional boxer bicilíndrico, agora mais compacto, com 1.300 cm³, entregando 145 cv de potência e 15,2 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,39 segundos e atingir consumo médio de 28 km/l.

A big trail adota um novo chassi de aço, quadro traseiro em alumínio fundido e oferece uma lista completa de tecnologias, como sete modos de pilotagem, painel TFT com conectividade, chave presencial, assistente de troca de marchas, controle de tração dinâmico, piloto automático e monitoramento da pressão dos pneus.

Preços da nova BMW R 1300 GS ASA

A nova variante chega a partir de R$140.900, para o ano-modelo 2025.

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