BMW R 1300 R é a mais nova e potente naked da marca

O objetivo da fabricante é demonstrar que o consagrado motor boxer também tem sua esportividade fora do off-road

BMW R 1300 R (4)
Um bicilíndrico de 145 cv! (Foto: BMW | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 11/04/2025 às 12h06

A BMW R 1300 R é a nova variante naked da fabricante de motos alemã. Dotada do clássico motor boxer muito utilizado nas big trail da marca, a nova esportiva é a mais potente dentre as que contam com este propulsor, além de ser carregada de tecnologia e comodidades para a condução.

VEJA TAMBÉM:

BMW R 1300 R (2)

Ela proporciona uma experiência muito mais esportiva do que sua antecessora, graças a um motor e chassi completamente redesenhados, mantendo os valores essenciais da BMW, como capacidade de turismo e conforto”, apontou Christof Lischka, Chefe de Desenvolvimento da BMW Motorrad.

Tecnologia da nova BMW R 1300 R

A nova BMW R 1300 R, como dito, é rica no quesito tecnologia. Começando pelos três modos de pilotagem: “Rain”, “Road” e “Eco”, que vem de série, e com o pacote opcional “Riding Modes Pro” os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro”.

O controle de torque de arrasto do motor (MSR) também está presente e outra inovação é o assistente de troca de marchas automatizado (ASA), com operação da embreagem semiautomatizada, disponível como opcional. Essa nova tecnologia permite a troca sem o uso do manete de embreagem.

Também como opcional, há o Assistente de Pilotagem traz Controle de Cruzeiro Ativo (ACC) e Alerta de Colisão Frontal (FCW).

BMW R 1300 R (1)

Ergonomia

O conjunto guidão, pedaleiras e assento foi projetado para posicionar o piloto da R 1300 R mais à frente, proporcionando melhor resposta da dianteira, porém mantendo o conforto necessário para longos trajetos, inclusive com garupa.

A baixa altura do assento, inferior a 790 mm, foi mantida, para melhor adaptação do público feminino e/ou iniciante.

Destaque para o novo sistema de bagagem com baús eletrificados, além de uma bolsa de tanque que se prende por anel, dispensando alças.

BMW R 1300 R (5)

Novo chassi e suspensão

O chassi foi totalmente redesenhado com estrutura principal em chapa de aço e traseira em alumínio fundido. Mais compacto e rígido, ele concentra massa no centro de gravidade, melhorando a condução e a estabilidade. A suspensão dianteira agora é um garfo telescópico invertido com tubos de 47 mm.

As rodas de alumínio fundido com raios ocos pesam 1,4 kg a menos, contribuindo para melhor aceleração e frenagem. Como opcional, o modelo pode ser equipado com o Ajuste Dinâmico de Suspensão (DSA), o primeiro do mundo em produção com ajuste eletrônico da taxa de mola no garfo telescópico.

Motor boxer mais potente da história da marca

O motor boxer já é conhecido, mas este novo bicilíndrico tem 1.300 cm³ e alcança 145 cv a 7.750 rpm e 14 kgfm de torque a 6.500 rpm. Sua rotação máxima chega a 9.000 rpm, o que faz deste o mais potente motor boxer de produção da BMW até hoje.

BMW R 1300 R (3)

Versões da BMW R 1300 R

O modelo chega ao mercado em quatro versões: a básica na cor Snapper Rocks metálico; a Exclusive, com pintura Racing Blue metálico; a Performance, focada em desempenho, em Lightwhite uni; e a Option 719 Kilauea, com acabamento Blackstorm metálico.

A versão Performance se destaca por uma lista de itens voltados ao desempenho, como suspensão esportiva, alavancas de câmbio curtas, pedais ajustáveis fresados, câmbio DTC, dois para-brisas esportivos, banco esportivo, spoiler do motor e pneus de alta performance.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário