Alien X BMW: R 18 recebe novo design com frente “avantajada”

O modelo custom da alemã foi reestilizado pelo designer Paul Yaffe, renomado em sua área e campeão de vários prêmios da categoria 

BMW R 18 One Eight “C”
A frente da moto não é por mero capricho, ela guarda o painel e sistema de som (Imagem: Lucas Silvério | AutoPapo)
Por Lucas Silvério
Publicado em 30/01/2024 às 15h02

A BMW lançou mais um de seus modelos personalizados de fábrica. Em um caráter artístico, a R 18 One Eight “C” é a mais nova versão da custom da marca, além de ser também uma obra de arte desenvolvida pelo designer Paul Yaffe.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A novidade chega com um um visual bem peculiar e com uma pegada futurista, tendo bags laterais totalmente alinhadas com o modelo, modificações importantes em seus sistemas de suspensão, rodas e outros, além é claro da frente bastante carenada, o que caracterizou bem o modelo.

VEJA TAMBÉM:

  • Yaffe rodou cerca de 110.000 km com um exemplar da BMW R 18 antes de começar o seu trabalho.

Design da BMW R 18 One Eight “C”

A nova R 18 foi inspirada no clássico Mercury Lead Sled, da década de 1950, e conta com componentes exclusivos e modificou elementos existentes da custom original.

Destacando a frente da BMW R 18, o modelo possui uma carenagem avantajada tal qual o rosto do extraterrestre protagonista que estrela Alien. Brincadeiras à parte, a estrutura abraça um sistema de som com várias saídas – um diferencial nas motocicletas – além de um painel de instrumentos digital que a deixa mais moderna que a clássica.

A equipe queria manter as tampas, os zíperes e os alto-falantes, então um novo conjunto de ‘peles’ foi criado para dar às bolsas um perfil completamente novo e único, mantendo a excelente engenharia e funcionalidade que a BMW criou para elas.” Destaca a BMW.

  • A roda dianteira deixou de ter 19 polegadas de diâmetro e foi feita sob um bloco sólido de alumínio, passando a ter 26 polegadas.

O quadro da BMW R 18 teve que ser alongado e inclinado para acomodar a nova roda dianteira e estruturas especiais de suporte do garfo dianteiro tiveram que ser projetadas para corrigir a medida da trilha e otimizar o manuseio.

A carenagem original da R 18 foi cortada em vários pedaços e reestruturada para corrigir a posição do farol e fluir para a nova roda dianteira. Para cobrir o espaço entre a carenagem e o tanque de combustível, foi desenvolvido um defletor frontal, que esconde estrategicamente o radiador.

Yaffe reorganizou as lanternas traseiras originais da BMW R 18 em painéis de preenchimento feitos à mão. Ele também alongou as tampas laterais originais da R 18 para manter seu formato original.

Sistema de suspensão e chassi

Paul e sua equipe projetaram um tanque de ar e sistema de distribuição para acomodar componentes essenciais, incluindo os tanques de armazenamento de ar necessários, um compressor de ar, válvulas e solenóides.

Mantendo os escapamentos clássicos do motor Boxer da original BMW R 18, os conversores catalíticos foram removidos dos tubos de escape para dar lugar a um sistema de defletor perfurado de alto fluxo feito sob medida. Esta inovação não só substituiu o sistema restritivo de emissões, mas também manteve a contrapressão essencial para um desempenho ideal. Para melhorar ainda mais a experiência auditiva, foi introduzido um sistema de silenciador de 3 etapas. O toque final foi um megafone de boca larga, que proporciona aquele som clássico e característico do hot rod.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário