Produção e comercialização de modelos têm crescido devido à necessidade do cidadão, além dos preços altos dos automóveis
O aumento na comercialização de motos cresce desde o fim da pandemia da Covid-19, tudo isso motivado pelo aumento no preço dos veículos em geral, e o início de 2026 não é diferente. O primeiro balanço de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostra que 178.537 motos foram registradas no período, 26.252 a mais do que no mesmo mês de 2025.
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) aponta que todo o ano de 2026 será mais movimentado para o setor.
VEJA TAMBÉM:
Os números de vendas e emplacamentos de motos subiram em todas as categorias. Para as mais comuns, as motocicletas urbanas, o crescimento foi de 23,53%, atingindo um total de 67.708 motos emplacadas. A maioria dos modelos se destaca com aumentos significativos nas comercializações.
Outra categoria que não pode ficar de fora é a das big trails, que, graças à comercialização da Royal Enfield Himalayan 450, cresceu 52,62% nos emplacamentos, comparando os meses de janeiro de 2025 e 2026.
A produção de motocicletas no Brasil obviamente acompanha esse aumento nos emplacamentos. Foram fabricadas 1.980.538 unidades em 2025, e a expectativa é de que 2.070.000 motos sejam produzidas em 2026.
O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, afirmou, em uma recente entrevista à Agência Brasil, que esse aumento na comercialização de motos está ligado à necessidade do cidadão.
“O desempenho do setor reflete a demanda aquecida por veículos de duas rodas, impulsionada principalmente pela mobilidade urbana e pelo uso profissional”, destaca.
A maior plataforma de entrega alimentar da América Lativa, o iFood, aponta que hoje mais de 400 mil motociclistas estão registrados na plataforma. A expectativa é que estes números também continuem crescendo e contribuindo com o setor de duas rodas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|