Buzinar com a moto no corredor é certo ou errado?
Os motociclistas buzinando e alertando veículos ao redor enquanto estão no corredor deveriam verificar o código de transito
Os motociclistas buzinando e alertando veículos ao redor enquanto estão no corredor deveriam verificar o código de transito
É comum que em meio a congestionamentos, os motociclistas que passam pelo corredor utilizem a buzina desenfreadamente, atitude que costuma incomodar os motoristas que estão próximos. Mas essa prática é contra a legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)? Buzinar no corredor rende multa?
VEJA TAMBÉM:
O CTB possui dois artigos que prescrevem como deve ser o uso da buzina. No Art. 41, ele aposta as situações em que o equipamento deve ser utilizado, sendo elas:
O código também restringe os motoristas e pilotos às maneiras incorretas de utilizar a buzina. No Art. 227, condutores que acionarem o alerta: a não ser que seja para alertar pedestres ou condutores; de forma prolongada e sucessiva; entre as vinte e duas e às seis horas; em locais e horários proibidos pela sinalização e em desacordo com os padrões e frequências estabelecidas pelo CONTRAN; estão sujeitos a infração leve de três pontos na carteira e multa de R$ 88,38.
Em uma situação onde, por exemplo, o piloto esteja no corredor e algum outro veículo ameace o bloqueio da pista, a buzina pode ser usada para alerta desde que seja de forma breve.
Mas para os pilotos que transitam por todo o corredor, apertando o item a todo momento mesmo quando não há necessidade de alerta ou ultrapassagem, é bom ficar atento com a infração.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não existe leis para motos somente em blitz. N tem placa na frente, não tem limite de velocidade, sem limites de som no escapamento… da pra contar nos dedos as pessoas que andam conforme aprenderam no cfc.