Como calibrar pneu de moto para rua, trilha e track day

Manter o pneu com a pressão correta aumenta a sua vida útil, além de ser essencial para aumentar a segurança do motociclista

mao fazendo teste manual de pressao de ar do pneu de moto shutterstock
Pressão dos pneus varia de acordo com a carga, tipo de piso e modelo de motocicleta (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 20/06/2020 às 15h10
Atualizado em 22/06/2020 às 15h29

Calibrar o pneu de moto com frequência é essencial para aumentar a expectativa de vida do componente e garantir a segurança do veículo. O uso de pneus inflados de acordo com as definições do fabricante contribui para o bom comportamento das motocicletas em linha reta e nas curvas; na frenagem e a baixas e altas velocidades.

De acordo com a Michelin, o ideal é verificar a calibragem pelo menos a cada duas semanas. Aprenda como concluir o processo para rodar em ruas, estradas, na terra e em pistas de corrida.

LEIA MAIS

Como calibrar o pneu de moto

  • Em primeiro lugar, é preciso conferir a quantidade de libras definida pela fabricante.

Segundo Alfredo Guedes Júnior, Relações Públicas da Moto Honda, a informação varia de acordo com as especificações do pneu, a ocupação do veículo (se há passageiro ou não) e está descrita no manual de instruções, na capa protetora na parte superior da motocicleta e ou debaixo do assento, nas scooters.

  • Com os pneus frios, digite o número de libras desejado no visor do calibrador;

Leia-se, por pneus frios, componentes que não tenham sido usados há pelo menos duas horas ou que tenham percorrido menos de 3km a velocidade reduzida.

  • Acione o botão;
  • Retire a tampa da válvula do pneu;
  • Aperte a trava na ponta do calibrador (quando existir);
  • Encaixe a mangueirinha na válvula;
  • Aguarde o apito do equipamento indicando a pressão ideal; e
  • Volte com tampa da válvula.

Atenção! Os pneus inflados com nitrogênio também precisam ser verificados periodicamente.

Essas recomendações se aplicam a pneus usados em ruas e estradas. Há detalhes adicionais para uso off-road e em pistas de corrida.

mao fazendo teste manual de pressao de ar do pneu de moto shutterstock
Calibragem correta auxilia a escoar água e garantir a aderência dos pneus (Foto: Shutterstock)

Calibragem para trilha

As recomendações de calibragem para pneus de moto off-road são adequadas apenas para durações, velocidades e cargas limitadas em superfícies de alta velocidade com vedação.

Calibragens maiores são aconselhados para uso inevitável na estrada; o uso prolongado na estrada deve ser totalmente evitado.

Confira, abaixo, as calibragens recomendadas pela Michelin, dependendo do terreno, condições meteorológicas, potência da moto e tipo de controle:

Modalidade pneus dianteiros traseiros
Cross 17.4 psi 17.4 psi
Enduro 14.5 psi 14.5 psi
Rallye 17.4 psi 21.7 psi
Trial 5.8 psi 5.07 psi

Como calibrar pneu de moto para track day

A calibragem de pneu de moto para track day deve ser definida à temperatura ambiente e depende dos pneus da moto. Em corridas, são consideradas também as variáveis:

  • Temperatura do ar/pista de corrida
  • Abrasividade da pista de corrida
  • O nível de habilidade do piloto

No geral, a pressão ideal dos pneus dianteiros para corrida varia de 26 a 30,5 psi e a dos pneus traseiros de 23 a 27,5 psi. Confira as recomendações da marca Michelin.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário