Gravar vídeos pilotando moto pode dar multa: entenda a lei para smartphones e câmeras

Caso ocorrido no Acre repercutiu e gerou dúvidas aos condutores que não localizam regulamentação específica para prática mesmo com as mãos livres

celular no capacete (1)
O Código de Transito Brasileiro aborda similaridade á pratica (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 20/10/2025 às 17h00
Atualizado em 20/10/2025 às 18h47

O advento das redes sociais e publicações em tempo real trouxe um novo hábito para alguns motociclistas: o de gravar enquanto pilotam e com. Estes colocam a câmera no capacete para registrar o percurso, porém em alguns casos a fiscalização tem implicado com a prática quando feita por smartphones e alguns pilotos têm sido abordados e multados por isso.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Um dos casos de maior repercussão ocorreu há alguns meses, no estado do Acre. Em uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um motociclista com o celular no capacete foi abordado.

Logo o agente sinalizou a multa, alegando que utilizar o smartphone à frente do capacete e daquela forma era uma infração de trânsito. O motociclista questionou a posição, que no vídeo não foi explicada.

Posição da PRF

Questionamos a circunstância à PRF. Em resposta, o agente que abordou o motociclista afirmou que o piloto foi enquadrado no artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que restringe a prática.

Art. 252. Dirigir o veículo:

VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

Infração – média; (5 pontos)

Penalidade – multa. (R$ 130,16)

O policial ainda afirmou que esclareceu a situação ao condutor, mesmo que não tenha sido mostrado no vídeo. Além de tudo, para ele um agravante foi a forma real que o smartphone estava preso ao capacete, claramente obstruindo parte da visão do condutor.

celular no capacete (1)
As autoridades afirmam que o aparelho tapava a visão do condutor (Foto: PRF | Divulgação)

O Núcleo de Comunicação Social da PRF acreana ainda abordou os riscos da situação.

A maneira como o dispositivo (celular) estava adaptado ao capacete representa um grave risco à segurança viária. Equipamentos instalados dessa forma podem desviar a atenção do condutor, comprometer seus reflexos e equilíbrio, colocando em risco não apenas a sua própria vida, mas também a de passageiros, pedestres e demais usuários da via. Situações assim têm potencial para provocar acidentes com consequências graves e irreversíveis.”

Gravar com o celular no capacete é multa ou não?

O enquadro da prática no artigo 252 é o mais comum, pois é o único do CTB que aborda o uso de celulares ou smartphones em veículos. Neste caso, assim como para os intercomunicadores, a multa dependerá muito da interpretação do agente da lei, já que não especifica o que seria o “manuseio”.

O Policial Rodoviários ainda comentou que, caso fosse uma câmera no capacete, preparada para esse tipo de atividade, não haveria problemas.

Outras multas por gravar com o smartphone

Art. 169. Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança:

Infração – leve; (3 pontos)

Penalidade – multa. (R$ 88,38)

Mesmo que o artigo 252 possa gerar polêmica, o artigo 169 apresenta-se mais cirúrgico nestes casos.  Nele, o motociclista pode ser enquadrado por – pelo fato de gravar com o celular – não estar atento ao trânsito, uma vez que a tela do aparelho e/ou a dimensão possam distraí-lo ou ofuscar sua visão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Diego 22 de outubro de 2025

No Brasil praticamente todas as leis são mal feitas para serem interpretativas ao belo gosto da lei.

Avatar
Deixe um comentário