É fundamental checar isso antes de sair com sua moto
Para rodar no trânsito tudo do veículo deve estar em ordem e por isso fazer estes cinco cheques pode ser a diferença entre um passeio tranquilo e transtornos
Para rodar no trânsito tudo do veículo deve estar em ordem e por isso fazer estes cinco cheques pode ser a diferença entre um passeio tranquilo e transtornos
Todo motociclista sabe, ou deveria saber, que existem itens que indispensavelmente devem estar em bom estado para uma volta segura a bordo do seu veículo. Não fará diferença se, por exemplo, o indicador de marchas estiver apagado no painel, mas pneus, luzes e outros devem sempre estar de acordo com o exigido. A importância é tanta que a Honda até criou o P-CLOC, uma estratégia simples que resume quais componentes devem sempre sofrer uma inspeção na hora de uma viagem de moto.
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Ao pé da letra, cada parte do acrônimo P-CLOC indica uma parte a ser conferida: pneus, comandos, luzes, óleos e corrente.
Existem algumas checagens básicas que o motociclista mesmo pode fazer na sua moto para garantir mais segurança, durabilidade e economia com as manutenções regulares”, destaca Marlon Cristiano, analista de Marketing da Blokton, maior rede da marca no Paraná.
P – verificação dos pneus
A primeira etapa antes de uma viagem de moto envolve a inspeção dos pneus. Conferir se estão com a pressão adequada é fundamental, especialmente enquanto ainda estiverem frios, pois assim se garante a aferição correta. A calibração deve ser realizada a cada 15 a 20 dias.
Além disso, monitorar o desgaste e substituir os pneus quando chegarem à marca do TWI é primordial para a segurança.
C – Checagem dos comandos
O primeiro “C” da estratégia P-CLOC refere-se aos comandos da moto. Checar a folga mínima necessária nos comandos de freio e embreagem é importante. Para os freios, deve-se inspecionar as pastilhas e o nível do fluido no reservatório, no caso da embreagem averiguar se está tudo certo nas trocas e nas arrancadas.
L – Parte elétrica
A parte elétrica é outro ponto fundamental para a segurança em uma viagem de moto. O piloto deve certificar-se que a lanterna, luz de freio, piscas e faróis estão operando corretamente.
O – Nível do óleo e combustível
Aqui está o mais importante no quesito “bolso”. O óleo deve estar sempre em dia e no nível correto, sem faltar ou passar das marcas indicadas. Tudo isso garante que motor e embreagem da moto funcionem corretamente e caso contrário uma manutenção bem cara pode “aparecer”.
Para chegar o óleo antes de uma viagem de moto o condutor deve:
Confira no manual do veículo as exigências do seu modelo em particular.
C – Corrente de transmissão
O segundo “C” e última letra do acrônimo Honda envolve a corrente da moto. Aqui o importante, além de que todas as partes do kit – corrente coroa e pinhão – estejam em bom estado, é que as partes estejam bem ajustadas, tensionadas e também bem lubrificadas. O passo a passo para os ajustes ficam explicados no manual da moto e o lubrificante para correntes na maioria dos casos é o óleo SAE 80 ou 90. Uma corrente mal ajustada pode acabar com a viagem de moto, causando a perda da transmissão ou até um acidente por se soltar na via.
A estratégia P-CLOC da Honda é uma abordagem prática e acessível para todos os motociclistas. Segundo o analista da Blokton, realizar essas verificações básicas em casa pode significar a diferença entre uma viagem segura e um imprevisto perigoso.
Motociclistas que não adotam esse tipo de inspeção preventiva estão sujeitos a custos maiores na manutenção periódica na concessionária e a riscos aumentados de acidentes”, alerta.
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