É fundamental checar isso antes de sair com sua moto

Para rodar no trânsito tudo do veículo deve estar em ordem e por isso fazer estes cinco cheques pode ser a diferença entre um passeio tranquilo e transtornos

manutenção moto
Todas a verificações podem ser feitas em casa (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 21/08/2024 às 09h00
Atualizado em 21/08/2024 às 10h54

Todo motociclista sabe, ou deveria saber, que existem itens que indispensavelmente devem estar em bom estado para uma volta segura a bordo do seu veículo. Não fará diferença se, por exemplo, o indicador de marchas estiver apagado no painel, mas pneus, luzes e outros devem sempre estar de acordo com o exigido. A importância é tanta que a Honda até criou o P-CLOC, uma estratégia simples que resume quais componentes devem sempre sofrer uma inspeção na hora de uma viagem de moto.

VEJA TAMBÉM:

Ao pé da letra, cada parte do acrônimo P-CLOC indica uma parte a ser conferida: pneus, comandos, luzes, óleos e corrente.

  • Um grande ponto desses itens a serem checados antes de uma viagem de moto é que são uma simples inspeção rotineira e não necessitam de nenhum profissional. O condutor pode fazer tudo em casa facilmente.

Existem algumas checagens básicas que o motociclista mesmo pode fazer na sua moto para garantir mais segurança, durabilidade e economia com as manutenções regulares”, destaca Marlon Cristiano, analista de Marketing da Blokton, maior rede da marca no Paraná.

P – verificação dos pneus

A primeira etapa antes de uma viagem de moto envolve a inspeção dos pneus. Conferir se estão com a pressão adequada é fundamental, especialmente enquanto ainda estiverem frios, pois assim se garante a aferição correta. A calibração deve ser realizada a cada 15 a 20 dias.

Além disso, monitorar o desgaste e substituir os pneus quando chegarem à marca do TWI é primordial para a segurança.

limpeza pneu moto
Foto: Shutterstock

C – Checagem dos comandos

O primeiro “C” da estratégia P-CLOC refere-se aos comandos da moto. Checar a folga mínima necessária nos comandos de freio e embreagem é importante. Para os freios, deve-se inspecionar as pastilhas e o nível do fluido no reservatório, no caso da embreagem averiguar se está tudo certo nas trocas e nas arrancadas.

desgaste precoce do freio da moto

L – Parte elétrica

A parte elétrica é outro ponto fundamental para a segurança em uma viagem de moto. O piloto deve certificar-se que a lanterna, luz de freio, piscas e faróis estão operando corretamente.

motocicleta farol moto

O – Nível do óleo e combustível

Aqui está o mais importante no quesito “bolso”. O óleo deve estar sempre em dia e no nível correto, sem faltar ou passar das marcas indicadas. Tudo isso garante que motor e embreagem da moto funcionem corretamente e caso contrário uma manutenção bem cara pode “aparecer”.

Para chegar o óleo antes de uma viagem de moto o condutor deve:

  • ligar a moto e deixá-la funcionando em marcha lenta de 3 a 5 minutos;
  • Desligar o motor e esperar de 2 a 3 minutos;
  • Colocar a moto em um local plano e de modo que ela fique reta;
  • Retirar a vareta de aferição de óleo de moto e limpá-la com um pano seco;
  • Inserir a vareta sem rosquear;
  • Verificar se o nível de óleo está entre as marcas de nível superior e inferior, gravadas na vareta;
  • Após a aferição, rosquear a tampa/vareta para poder sair com a moto.

Confira no manual do veículo as exigências do seu modelo em particular.

verificacao oleo de moto

C – Corrente de transmissão

O segundo “C” e última letra do acrônimo Honda envolve a corrente da moto. Aqui o importante, além de que todas as partes do kit – corrente coroa e pinhão – estejam em bom estado, é que as partes estejam bem ajustadas, tensionadas e também bem lubrificadas. O passo a passo para os ajustes ficam explicados no manual da moto e o lubrificante para correntes na maioria dos casos é o óleo SAE 80 ou 90. Uma corrente mal ajustada pode acabar com a viagem de moto, causando a perda da transmissão ou até um acidente por se soltar na via.

lubrificação corrente transmissão moto
Foto: Shutterstock

A estratégia P-CLOC da Honda é uma abordagem prática e acessível para todos os motociclistas. Segundo o analista da Blokton, realizar essas verificações básicas em casa pode significar a diferença entre uma viagem segura e um imprevisto perigoso.

Motociclistas que não adotam esse tipo de inspeção preventiva estão sujeitos a custos maiores na manutenção periódica na concessionária e a riscos aumentados de acidentes”, alerta.

  • Além do chamado para o dia a dia de uma viagem de moto, a Honda Blokton ainda apoia o condutor com um sistema de revisão programada, para ajustar aquilo que o proprietário não consegue. Para saber mais basta acessar o site.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário