5 coisas que a moto escola te ensinou ERRADO!

É fácil aprender a rodar cheio de regras dentro de uma pista fechada, porém quando o piloto sai para a rua as coisas são bem diferentes

moto escola cones
O pior é o que não te ensinam (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 13/09/2024 às 08h00

Realizar o exame da moto escola para tirar a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, na categoria A, é uma missão que em tese atesta o piloto a circular pelo país sobre duas rodas. Porém, este exame que é feito em pista fechada exige várias ações que na rua, na prática, são totalmente inviáveis.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Durante todo o percurso da pista, algumas práticas exigidas pelos examinadores podem fazer toda a diferença na condução real. Algumas são ordenadas por eles, outras deixadas de lado e azar de quem não aprendeu e vai rodar nas estradas.

  • É importante pontuar que as práticas listadas abaixo são referentes aos exames em Minas Gerais e podem ser diferentes de outros estados. Porém a maioria segue a mesma base.

Utilizar os freios – a moto escola te ensinou errado

desgaste precoce do freio da moto

Sem mais delongas, o primeiro e mais grave erro da moto escola é a respeito de como utilizar os freios, ou melhor, o freio. Durante toda a prova o aluno é ensinado a apertar apenas o freio traseiro, acionado pelo pedal do pé direito, e o freio dianteiro é deixado totalmente de lado.

No contexto de baixa velocidade nada sai do controle do condutor, porém na rua, com velocidades mais elevadas, é fundamental que o motociclista saiba utilizar tanto o freio dianteiro, quanto o traseiro. Em geral, o breque dianteiro é o que mais tem força para parar a moto por completo. Deixar tudo para a roda traseira é menos eficiente e aumenta as chances de derrapar na pista.

Olha o retrovisor

retrovisor moto

Pode parecer bobo, mas a moto escola ignora os retrovisores da moto, tal qual o freio dianteiro. Em paradas obrigatórias, saídas com a moto e outros é exigido apenas que o condutor olhe para trás. É claro que é muito importante olhar com mais atenção ao redor, já que o capacete limita a visão periférica e o retrovisor da moto é bem menor, mas a moto escola deveria sim alertar o aluno da importância deste item e utilizar de todos os recursos que a máquina possui.

Fazer curva – a moto escola te ensinou errado

moto escola cones (2)

O mesmo piloto que não olha o retrovisor e também não usa o freio traseiro também não aprende nem o básico de como fazer uma curva montado na moto. Durante as voltas que contornam o famoso “8” o aluno deve se manter totalmente ereto e virar o guidão da moto sem se inclinar para realizar as curvas. O mesmo continua nas outras partes com curva.

Por mais que isso seja importante para manter o equilíbrio, mais uma vez é algo que só se aplica nas baixas velocidades. Durante uma curva que o condutor está mais veloz é necessário se inclinar da forma correta. Apenas virar o guidão não irá resolver nada do problema a frente dele.

Se posicionar na moto

honda x yamaha motogp

Ainda trazendo o assunto da postura, a moto escola exige que o piloto esteja sempre ereto, com os braços bem firmes e quase travados, pois caso contrário os movimentos podem ser considerados irregulares ele perderá pontos no exame. Claro que uma boa postura é fundamental para o condutor que obtém o melhor desempenho em cima da moto, mas a falta de mobilidade que ele perde por estar muito “travado” não funciona na rua e mais uma vez se classifica como algo que só se aplica na pista fechada.

Troca de marchas – a moto escola te ensinou errado

câmbio marcha de moto

Por fim, uma parte fundamental da condução é deixada de lado pela moto escola, que é a troca de marchas. Todo o exame é feito em primeira velocidade e o aluno literalmente não aprende a engatar da segunda para frente.

Por mais que seja uma ação simples de se aprender, o motociclista que sai limitado a isso na condução da vida real pode encontrar dificuldades quando estiver na rua e até se colocar em situações perigosas como: elevação excessiva dos giros do motor, trancos na troca, deixar o veículo morrer ou até quebrar alguma engrenagem da caixa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
alex 13 de setembro de 2024

não, todo o exame não é feito em 1ra – é verdade que se troca pouco, mas vc passa marcha sim

Avatar
Deixe um comentário