Correia dentada ou corrente: trocar o tipo de transmissão é gambiarra?
A substituição do kit de transmissão por correntes para a correia tem vindo à tona nos últimos anos, mas será que vale a pena?
A substituição do kit de transmissão por correntes para a correia tem vindo à tona nos últimos anos, mas será que vale a pena?
A maioria das motocicletas, principalmente os modelos mais populares, costumam sair de fábrica com seu kit de transmissão por correntes. Mas, nos últimos anos algumas marcas apareceram no mercado com um conjunto de correia que pode substituir a corrente da moto. Mas afinal, qual o melhor? Correia dentada ou corrente?
Antes de cravar uma resposta é importante entender cada componente, pois cada um, embora tenha a mesma finalidade, possui características diferentes e podem apresentar benefícios para determinadas situações ou pilotos.
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Além disso, a adaptação e venda dos kits (que podem substituir um ao outro) têm sido feita por diversas marcas e vendidas de forma legal. Então não é uma gambiarra e sim uma mudança no sistema.
Trouxemos então características que podem ajudar o piloto a escolher o que é melhor para sua moto, correia ou corrente.
A clássica corrente é um item feito de um composto de aço e funciona como o próprio nome diz, realizando a transmissão do movimento de giro do motor para o kit.
Nessa troca de movimentos, os três itens que compõem o conjunto se interligam para girar a roda traseira. O pinhão, acoplado ao motor, é conectado pela corrente, o que faz com que a coroa também se movimente e tracione a roda.
Na correia dentada é da mesma forma, porém o que movimenta a peça são as duas polias acopladas no lugar da coroa e do pinhão. Ela é feita de um conjunto emborrachado com fibra de carbono.
Neste quesito quem vence é a correia dentada. Enquanto o kit corrente tem que ser substituído em uma média entre 20.000 km e 30.000 km (há opções que prometem até 40.000 km), a correia pode passar dos 100.000 km.
Entretanto, apesar de durar mais, a correia dentada tem mais chances de arrebentar. Isso é motivado por dois fatores: o primeiro é que por ser um emborrachado ela pode se romper ou rasgar mais fácil do que o metal da corrente.
E o segundo é que como ela é uma peça que trabalha mais tensionada do que a corrente, os movimentos do amortecedor a deixam mais suscetíveis ao rompimento. Mas não é nada que seja considerado um risco ou situação frequente.
Aqui há duas coisas que devem ser levadas em conta. A primeira é a periodicidade da manutenção, que na correia é bem menor, pois não necessita de limpeza constante (já que não se suja por si só, mas necessita estar sempre limpa para não comprometer o sistema) e dispensa lubrificação e regulagem. Então, é basicamente colocar e rodar sem se preocupar com verificações frequentes.
Mas o porém está nos momentos mais críticos. Não é toda oficina que tem habilidade para fazer a troca rápida e com confiança, além de custar mais do que a da corrente.
Já em um kit corrente, qualquer oficina é capaz de realizar as limpezas e manutenções necessárias, por ser muito mais comum do que a correia.
Não tem o que discutir, quem ganha é a corrente. Todo sistema de transmissão gera uma perda de potência, pois o movimento sai de um ponto e vai até outro. E no caso da corrente, a baixa é de cerca de 5% na potência do veículo. Já para um kit de correia dentada, a redução pode passar de 10%.
Com a perda de potência, o ganho em combustível vem. Por isso, motocicletas com correia dentada apresentam ser mais econômicas do que as movidas por corrente.
Sabe aquele barulho de corrente batendo? Pois é. É corrente batendo e não correia.
Embora a correia ainda emita ruídos por estar em movimento, ela é mais silenciosa do que a corrente.
É nesse ponto que muitos decidem o que colocar em sua moto. Embora não tenha muitos gastos com manutenção, um kit de correias pode ser duas vezes mais caro do que de uma moto a corrente.
Falando de modelos populares, uma moto city de 160 cm³ tem seu kit de corrente por cerca de R$ 150. Já em uma scooter que tem a correia de fábrica, esse valor pode chegar a R$ 350.
E para quem pensa em adaptar a sua moto corrente para correia, o valor ainda é bem maior. Os preços podem facilmente passar de R$ 1.000.
Isso vai depender do motociclista. Em resumo, quem quiser um modelo com mais potência, facilidade de manutenção e custo baixo, pode ficar com a corrente. Já o piloto que estiver interessado em maior durabilidade do kit, menos manutenção e menos ruído, a correia é a melhor escolha.
Outra questão importante que deve ser pensada é no tempo que se pretende ficar com a moto. Se o motociclista estiver pensando em se desfazer do veículo, não vale a pena investir em um kit mais caro.
Além disso, para motos off-road a correia não é utilizada, pois a chance dela arrebentar com as impurezas do terreno se tornam gigantescas.
Vale lembrar também que mesmo após perceber que é melhor trocar o tipo de transmissão, nunca é recomendado fazer adaptações na motocicleta. Ela já foi projetada pela montadora para ser a melhor possível com aquele conjunto e validado durante o desenvolvimento. Mas, para quem quiser tentar uma melhoria, já existem empresas que vendem esses kits adaptativos mercado afora.
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Um ponto não esclarecido na matéria.
A correia dentada tem validade de até 3 anos após suas data de fabricação por serem feitas de material orgânico , até que ela chegue ao consumidor final e instalada na moto já se perdeu alguns meses talvez, então levando em consideração sua quilometragem citada na matéria de até 100.000km, se você instalar na moto e não conseguir rodar os 100.000 km até ela “VENCER” Você jogou um pouco de dinheiro fora não acha? Pesquise/pense bem!!
Se correia dentada fosse boa, as Superbikes vinham com esse sistema, o mesmo eu digo de cardã. Nenhum dos dois sistemas são bons, nada melhor que o velho e confiável sistema de corrente, coroa e pinhão.
A matéria erra ao dizer que a correia torna a moto mais econômica, antes afirma que a transmissão por corrente tem perda de menos de 5%, e correria mais de 10%..
Então terei menos potência disponível e maior consumo.utilizando correia.
uma pergunta: é viável a troca da correia dentada por correntes nos motores de automóveis?
Em automóveis a corrente trabalha lubrificada pelo óleo do motor. No caso ela fica ” dentro do motor” . Se vc substituir a correia dentada por uma corrente e essa ficar fora do motor a barulheira será enorme. Por ficar dentro do motor e banhada pelo óleo o ruído é baixíssimo.
Em motos grandes a correia chega a ser 5x mais cara que a corrente.