Corrente de moto: com ou sem retentor? Vale a pena o investimento?

No mercado de peças de reposição existem basicamente dois tipos de correntes de transmissão, veja qual o melhor pra você

corrente moto
Alguns pilotos devem usar sempre (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério
Publicado em 11/07/2023 às 08h32

Na hora da manutenção da motocicleta, o kit de transmissão deve ser sempre inspecionado e substituído quando necessário. Porém não é só pedir para o mecânico colocar um novo, pois existem correntes com

e sem retentor, e isso quem deve dar a cartada é você.

VEJA TAMBÉM:

corrente de moto
A escolha da corrente de moto com o seu retentor vai depender de como e com que frequência o motociclista pilota

O que é o retentor da corrente?

  • Basicamente, o retentor é um anel feito de um composto emborrachado que fica entre os elos internos e externos da corrente da moto.

Para que serve o retentor?

  • O retentor da corrente da moto é importante para manter a lubrificação dentro dela. Ele forma uma vedação entre os elos e impede que os compostos lubrificantes saiam com facilidade do equipamento.
  • Esse anel de borracha também se faz importante para impedir que resíduos externos como sujeiras e água tenham acesso a parte interna da corrente.

Melhor ou pior que corrente de moto sem retentor?

  • A corrente com retentor tem seus pontos positivos e negativos. Algo que não é legal é o aumento de peso que ele gera na corrente, pois apesar de ser um composto leve ele as inúmeras borrachinhas influem no peso, o que gera mais esforço do conjunto mecânico.
  • Por outro lado, a corrente que possui retentores está mais protegida e com isso tem sua vida útil prolongada.

Vale a pena corrente de moto com retentor? 

  • Se o preço não fosse algo a ser desconsiderado, com certeza a resposta seria positiva para todos os motociclistas e modelos. Porém, ele influencia muito no valor do equipamento. Embora a vida útil seja maior e exija menos manutenção, para motos comuns como as 160, por exemplo, um kit transmissão com retentor pode custar o dobro do que uma corrente convencional.

Qual escolher?

  • Essa é a pergunta que todos querem saber. E como diz o nosso querido Boris Feldman, a  resposta é: depende.
  • Para os pilotos que usam pouco a motocicleta, embora exija mais manutenção, lubrificação, tenha uma vida útil menor e faça mais barulho, o kit sem retentores pode ser a opção. Isso simplesmente porque o custo dele pode não compensar no fim das contas.
  • Agora, para quem roda bastante, investir em um kit de corrente de moto com retentor com certeza é a melhor opção. Os entregadores são um exemplo de quem deve andar sempre com correntes com retentores.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Denilson Antunes Rodrigues 13 de julho de 2023

a diferença de durabilidade compensa usa corrente com retentor.

Avatar
Herbert Fernando Alves de Jesus 12 de julho de 2023

Em cg, e similares pra uso normal, passeios e locomoção pra trabalhar e estudar, realmente não vale a pena. Mas para motos de maior cilindrada e as trail.como a Bros, sem dúvida com retentor é melhor. Inclusive diminuiu muito, mas muito mesmo, a frequência de reajuste da corrente. Chega a passar meses sem esticar

Avatar
Deixe um comentário