CRF1100L Africa Twin 2026: moto mais insana da japonesa ganhou uma versão mais urbana

Para uma nova variante mais rodoviária a japonesa apostou em diminuir a roda dianteira da motocicleta aventureira

CRF1100L África Twin DCT 2026 1
Modelo segue com a mesma base motora de 99,3 cv (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 04/12/2025 às 11h00

A Honda acaba de oficializar as novas variantes 2026 da sua maior trilheria, a CRF1100L Africa Twin. Agora com a versão CRF1100L Africa Twin Adventure Sports, ela conta com 19 polegadas na roda dianteira e fica voltada para percursos mais urbanos e rodoviários do que a tradicional.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

As versões CRF1100L Africa Twin tradicionais (manuais ou automatizadas) seguem sendo comercializadas. Estas seguem com as rodas dianteiras de 21 polegadas.

VEJA TAMBÉM:

CRF1100L África Twin DCT 2026 1

É a opção ideal para o turismo que não escolhe caminho, favorecida pela autonomia e itens de conforto direcionados a viagens de longo percurso, como o assento mais confortável e roda dianteira aro 19,” afirmou a Honda em comunicado.

Preços da Honda CRF1100L Africa Twin 2026

  • CRF1100L Africa Twin MT (Preto): R$ 85.500
  • CRF1100L Africa Twin DCT (Branco Perolizado): R$ 96.346
  • CRF1100L Africa Twin Adventure Sports DCT (Cinza Fosco e Branco Perolizado): R$ 116.513

Em todas as variantes da nova Honda CRF1100L Africa Twin o motor permanece o conhecido bicilíndrico paralelo de 1.084 cm³, capaz de entregar 99,3 cv e 10,9 kgf.m.

CRF1100L África Twin MT 2026 2

Nas versões com câmbio automático, o pacote fica ainda mais sofisticado com a suspensão eletrônica Showa, que se ajusta em tempo real às condições de uso, além de permitir regulagem de pré-carga mesmo em movimento.

A ciclística segue baseada no chassi de aço do tipo berço semi-duplo, combinado à balança traseira de alumínio derivada da CRF450R — herança direta das competições que também inspiram a geometria do conjunto.

O pacote eletrônico continua amplo, gerenciado pela IMU de seis eixos, que controla tração, wheelie control, níveis do ABS em curvas e até o comportamento do DCT em situações específicas. Os quatro modos de pilotagem pré-definidos, Urban, Tour, Gravel e Off-Road, se unem a dois perfis configuráveis para permitir ajustes finos ao estilo de cada piloto.

CRF1100L África Twin 2026 1

O conforto da CRF1100L Africa Twin evoluiu. A ergonomia segue favorecida pelo assento estreito na junção com o tanque e pelo guidão elevado, enquanto o novo para-brisa ajustável em cinco posições passa a equipar todas as versões. O farol duplo em LED com DRL automático reforça a segurança, assim como o Cruise Control de série e o ESS, que aciona os piscas em frenagens bruscas.

No cockpit, o painel TFT de 6,5 polegadas com tecnologia MID mantém o padrão premium da linha, com comandos intuitivos e conectividade total via Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth e USB.

A parte mecânica continua fiel ao conceito original: um motor compacto, com cárter semi-seco, comando Unicam e virabrequim defasado a 270°, característica que ajuda no ganho de tração e entrega uma sonoridade de motor em “V”. O desempenho é favorecido pelo torque disponível desde baixas rotações e pelo sistema de escape com válvula ECV, que otimiza resposta em diferentes regimes.

Já o câmbio DCT, cada vez mais representativo na linha, segue operando em quatro perfis — MT, D e três níveis do modo S — além do “G-Switch”, pensado para maximizar a tração fora da estrada. A combinação entre modos do câmbio e modos de pilotagem permite múltiplas respostas possíveis para cada cenário, do uso urbano a expedições longas.

No conjunto de suspensões, a versão MT mantém o sistema Showa totalmente ajustável, com curso generoso e reservatório externo atrás. Nas variantes DCT e Adventure Sports, o sistema eletrônico EERA amplia o leque de ajustes com quatro perfis automáticos (Mid, Hard, Soft e Off-Road) e personalização total em modo User.

As diferenças entre as rodas reforçam a proposta de cada versão: a MT e a DCT trazem o conjunto clássico para o fora-de-estrada, com roda dianteira de 21” e pneu 90/90-21; a Adventure Sports adota roda de 19” com pneus sem câmara, privilegiando estabilidade e conforto no asfalto. Os freios contam com ABS em curvas e a possibilidade de desligar o ABS traseiro no uso off-road.

A Honda também ampliou o catálogo de acessórios da Africa Twin, agora com 18 itens exclusivos, além de uma linha de equipamentos específicos para o motociclista.

As novas Honda CRF1100L Africa Twin chegam às concessionárias em janeiro de 2026, com garantia de três anos e Honda Assistance válida em seis países da América do Sul.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário