Encosto de banco Ducati não suporta garupa e italiana convoca recall
A montadora de luxo do mundo das motocicletas afirmou que caso o passageiro se apoie excessivamente há riscos da quebra do item
A montadora de luxo do mundo das motocicletas afirmou que caso o passageiro se apoie excessivamente há riscos da quebra do item
A Ducati Brasil convocou os proprietários das motocicletas XDiavel e XDiavel S fabricadas entre 2016 e 2022, para a verificação e eventual substituição do encosto do banco do passageiro. Os modelos que foram listados em relação ao chassi e ano de fabricação só devem ser levados a manutenção caso possuam o encosto do banco.
VEJA TAMBÉM:
Moto | Ano | Início do Chassi | Final do Chassi | Início | Final |
---|---|---|---|---|---|
XDiavel | 2016 | 95VGA00AAGM000001 | 95VGA00AAGM000005 | 17/05/2016 | 15/07/2016 |
XDiavel S | 2016 | 95VGA00AAGM000002 | 95VGA00AAGM000025 | 10/05/2016 | 29/08/2016 |
XDiavel | 2017 | 95VGA00AAHM000028 | 95VGA00AAHM000315 | 30/08/2016 | 26/09/2017 |
XDiavel S | 2017 | 95VGA00AAHM000152 | 95VGA00AAHM000295 | 20/01/2017 | 25/08/2017 |
XDiavel | 2018 | 95VGA00AAJM000322 | 95VGA00AAJM000377 | 04/10/2017 | 11/09/2018 |
XDiavel S | 2018 | 95VGA00AAJM000316 | 95VGA00AAJM000399 | 27/09/2017 | 17/10/2018 |
XDiavel | 2019 | 95VGA00AAKM000415 | 95VGA00AAKM000463 | 08/02/2019 | 10/05/2019 |
XDiavel S | 2019 | 95VGA00AAKM000400 | 95VGA00AAKM000470 | 24/01/2019 | 11/06/2019 |
XDiavel | 2020 | 95VGA00AALM000476 | 95VGA00AALM000554 | 06/11/2019 | 09/04/2020 |
XDiavel S | 2020 | 95VGA00AALMO00471 | 95VGA00AALM000605 | 31/10/2019 | 23/07/2020 |
XDiavel | 2021 | 95VGA00AAMM000607 | 95VGA00AAMM000619 | 10/03/2021 | 09/04/2021 |
XDiavel S | 2021 | 95VGA00AAMM000620 | 95VGA00AAMM000714 | 12/03/2021 | 01/12/2021 |
XDiavel S | 2022 | 95VGA00AANM000715 | 95VGA00AANM000792 | 14/04/2022 | 26/11/2022 |
Segundo a Ducati, análises demonstraram que em situações excepcionais, caso o encosto do banco do passageiro não tenha sido instalado corretamente, os parafusos podem se afrouxar, causando fissuras ou a quebra do componente.
Além disso, a fábrica ainda aponta um hábito que pode ser considerado até comum como mau uso, o apoio excessivo no encosto. A Ducati diz que muita força sobre o equipamento pode gerar risco de fissura ou quebra do componente e consequente queda do passageiro, se este não segurar no piloto ou na cinta de retenção específica.
A ação teve início segunda-feira (18), em toda a rede de concessionários Ducati no Brasil. Na verificação será feita a checagem sobre a existência de fissuras ou quebras no encosto do banco do passageiro e a reinstalação do componente de acordo com os procedimentos indicados pelo fabricante.
O encosto do banco do passageiro receberá um adesivo de advertência orientando o consumidor para a utilização correta do componente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |