Escapamento da moto dando ‘tiro’: confira 5 possíveis causas!
Quando a motocicleta está com o escapamento barulhento, principalmente nas reduzidas, pode ser que a manutenção seja mais simples do que parece
Quando a motocicleta está com o escapamento barulhento, principalmente nas reduzidas, pode ser que a manutenção seja mais simples do que parece
O escapamento da moto é assunto em várias pautas, principalmente quando se diz respeito ao barulho. Muitas vezes os condutores retiram o item, que eleva a emissão de ruídos e os danos ambientais, deixando apenas no cano. Mas alguns sofrem com incomodos estampidos, que parecem tiros. Para quem não aguenta mais esse problema ou quer saber os motivos, listamos aqui cinco possíveis causas do escapamento da moto dando tiro.
Esse problema, que muitas vezes acontece nas reduções de velocidade, e pode ter vários porquês. Elas geralmente estão associadas à queima do combustível e ao trajeto que ele percorre durante a combustão e saída de gases do veículo.
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Confira as cinco possíveis causas para o escapamento da moto dando tiro.
A vela costuma ser um dos principais problemas quando o escapamento da moto está dando tiro. Até por ter fácil acesso, na hora de mexer na motocicleta, e ser uma peça muito barata, a vela é sempre conferida.
A função da vela é gerar a faísca que provoca a a detonação do combustível, junto com o oxigênio, na câmara de combustão. Já o cachimbo é a peça que conecta o cabo de ignição e a vela, além de isolar e proteger as partes.
Um defeito em alguma das peças pode gerar uma combustão ineficiente, causando o famoso pipoco no escape. Assim, parte do combustível irá detonar no duto de saída, gerando o “disparo”.
Outro motivo que é acusado como um dos principais é a mistura pobre. Como dito, o movimento do motor é gerado pela combustão causada pelo contato do combustível com o oxigênio e a faísca da vela. Porém cada um destes reagentes deve passar pelo sistema na quantidade correta.
Caso esteja passando mais gasolina do que oxigênio, o veículo pode se afogar. Esse fenômeno é chamado de mistura rica. Mas na situação contrária, quando está sendo injetado mais ar do que combustível, a mistura é pobre.
Se algum desses problemas estiver acontecendo, o defeito pode estar no sistema de injeção ou no carburador.
Nos modelos mais antigos, o problema do escapamento da moto dando tiro pode ser o carburador (já fora de fabricação em consequência da Fase M5 de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos similares (Promot)). Ele pode causar a mistura pobre.
Isso ocorre porque o carburador é um mecanismo que fornece o combustível misturado com ar para as câmaras de combustão. É dentro dele que os componentes se unem na proporção correta para que sejam queimados de forma a fazer o motor funcionar. Caso ele esteja desregulado, as mistura pobres ou ricas podem acontecer.
A válvula PAIR também pode ser a responsável pelos problemas do escapamento da moto dando tiro. Ela está presente no sistema de controle de emissões e é responsável pelo envio de ar filtrado para a saída da câmara de combustão, diminuindo a emissão de gases nocivos. Se ela estiver desregulada, a passagem de ar pode ser alterada e os pipocos podem acontecer.
Por fim, esse é o risco de todas as motocicletas. Tanto as carburadas quanto as com injeção eletrônica podem sofrer com o combustível adulterado nos postos de combustível. Dependendo do que conter nele e do motor da motocicleta, os tiros são certeiros. O recomendável é sempre abastecer em um posto de confiança.
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