Os capacetes muito grandes que geralmente não são encontrados no Brasil são isentos da verificação compulsória
O capacete é o principal ítem de segurança do motociclista e por isso existe uma série de regras que regulamentam a boa qualidade deste equipamento que salva vidas. Todos eles devem estar em bom estado, possuir viseira (ou o piloto deve estar com óculos de proteção), contar com faixas reflexivas e também o famoso selo do Inmetro, porém em uma situação, este último não é necessário.
VEJA TAMBÉM:
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta a utilização dos capacetes dos condutores e passageiros, em sua Resolução Nº 940. Nela fica explícito que “o capacete motociclístico deve estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, o que já é de conhecimento geral do cidadão brasileiro.
Porém no inciso seguinte, o segundo do Artigo 2º da resolução, a legislação dá uma “brecha” para alguns pilotos. Segundo ele:
Capacetes com numeração superior a 64 (sessenta e quatro) estão dispensados da certificação compulsória quando adquiridos por pessoa física no exterior.
Com isso, apenas os modelos até o número 64 têm a exigência da certificação do selo e a partir do 66 não é mais obrigatório, nesta condição.
A resolução não justifica a medida, mas é possível imaginar que essa permissividade deriva-se da maior dificuldade de encontrar modelos desse tamanho. Os capacetes mais comuns, para adultos, tem suas numerações entre 54 (PP) e 64 (XGG).
Mesmo que estes capacetes extra grandes não exijam o selo do Inmetro, isso não significa que basta apenas comprar um capacete desse tamanho e sair rodando. Os capacetes devem respeitar com rigor a medida da circunferência da cabeça do condutor, pois se estiverem muito apertados vão incomodar e até machucar, e se forem muito grandes não absorverão os impactos da forma devida, além de ficarem balançando durante a viagem.
A numeração do tamanho do capacete é simplesmente a mesma da circunferência do crânio da pessoa, em centímetros. Para medir, basta colocar uma fita métrica no meio da testa e contornar toda a cabeça até que as duas pontas se unam.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |