Nem todo capacete precisa de selo do Inmetro! Há exceção

Os capacetes muito grandes que geralmente não são encontrados no Brasil são isentos da verificação compulsória

capacete preto apoiado sobre tanque moto
Apenas os mais comuns precisam do selo do Inmetro (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 17/09/2024 às 08h00

O capacete é o principal ítem de segurança do motociclista e por isso existe uma série de regras que regulamentam a boa qualidade deste equipamento que salva vidas. Todos eles devem estar em bom estado, possuir viseira (ou o piloto deve estar com óculos de proteção), contar com faixas reflexivas e também o famoso selo do Inmetro, porém em uma situação, este último não é necessário.

VEJA TAMBÉM:

Capacete grande em crianças
Capacete grande e largo são é segurança para o condutor (Foto: Shutterstock)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta a utilização dos capacetes dos condutores e passageiros, em sua Resolução Nº 940. Nela fica explícito que “o capacete motociclístico deve estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, o que já é de conhecimento geral do cidadão brasileiro.

Porém no inciso seguinte, o segundo do Artigo 2º da resolução, a legislação dá uma “brecha” para alguns pilotos. Segundo ele:

Capacetes com numeração superior a 64 (sessenta e quatro) estão dispensados da   certificação compulsória quando adquiridos por pessoa física no exterior.

Com isso, apenas os modelos até o número 64 têm a exigência da certificação do selo e a partir do 66 não é mais obrigatório, nesta condição.

A resolução não justifica a medida, mas é possível imaginar que essa permissividade deriva-se da maior dificuldade de encontrar modelos desse tamanho. Os capacetes mais comuns, para adultos, tem suas numerações entre 54 (PP) e 64 (XGG).

Capacete de moto (3)
As outras exigências devem se manter (Foto: Shutterstock)

Utilize o capacete de tamanho correto

Mesmo que estes capacetes extra grandes não exijam o selo do Inmetro, isso não significa que basta apenas comprar um capacete desse tamanho e sair rodando. Os capacetes devem respeitar com rigor a medida da circunferência da cabeça do condutor, pois se estiverem muito apertados vão incomodar e até machucar, e se forem muito grandes não absorverão os impactos da forma devida, além de ficarem balançando durante a viagem.

Como saber o tamanho do capacete

A numeração do tamanho do capacete é simplesmente a mesma da circunferência do crânio da pessoa, em centímetros. Para medir, basta colocar uma fita métrica no meio da testa e contornar toda a cabeça até que as duas pontas se unam.

  • É esperado que o capacete de moto aperte as bochechas do condutor, pois a espuma nova ainda está rígida. O que não pode acontecer é o incômodo no crânio. Nestas situações, é melhor pegar um número maior.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário