Freio da moto: prevenir o desgaste precoce também parte do piloto
Pilotar da maneira certa e ficar atento às manutenções podem economizar uma boa grana que seria gasta antes da hora
Pilotar da maneira certa e ficar atento às manutenções podem economizar uma boa grana que seria gasta antes da hora
O Freio da moto é um item que tem desgaste constante. Quanto mais o motociclista usar o veículo, consequentemente acionando os freios, maior será o trabalho e menor irá ser a vida útil deste equipamento. Mesmo sendo algo que acaba com o tempo, há como prevenir o desgaste precoce e economizar a compra de novas pastilhas ou discos antes da hora.
As maneiras de prevenir o desgaste precoce do freio da moto são ações que podem partir do motociclista durante a sua pilotagem e por meio da atenção que o piloto tem com o veículo. Quando se tem as atitudes corretas, o equipamento pode durar bem mais.
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Quando o motociclista sai do centro de formação de condutores, ele aprendeu a parar a moto utilizando apenas o freio traseiro, e muitos permanecem com esse hábito. Alguns pilotos acreditam que usar a parte dianteira para parar possa ser perigoso, já que é mais sensível e mais forte, e ocasionar até no famoso RL – quando o veículo levanta a roda de trás e se equilibra apenas na dianteira.
Há também quem não use muito os freios traseiros e prefira apenas apertando a manete do veículo, por estar ao alcance da mão e ter uma eficiência mais imediata.
Entretanto, acionar apenas um dos freios da moto, há um desgaste excessivo naquelas pastilhas e disco. Quando sempre freada apenas com uma das partes, a que foi utilizada se gastará mais rápido. Além do uso constante, o desgaste será maior pela parte (traseira ou dianteira) ter que segurar sozinha todo o peso da motocicleta.
A melhor solução, tanto para prevenir o desgaste precoce do freio da moto, quanto para a segurança do motociclista e frear o veículo corretamente é utilizar a frenagem combinada. Esse tipo de parada é feita quando o piloto aciona ambos os freios. É um método mais eficiente e que força menos cada parte do sistema de parada do veículo.
O piloto deve ficar atento na hora de aplicar essa técnica de frenagem. É comum que alguns modelos mais novos, de motos de baixa cilindradas, o sistema de freios seja o Combined Braking System, ou Sistema Combinado de Frenagem (CBS). Este modelo já realiza por si só a frenagem combinada, como o próprio nome diz.
Entretanto, há modelos que não possuem o CBS, tendo apenas o Anti-Lock Braking System, ou Sistema de Frenagem Antitravamento, o popular ABS. E alguns modelos antigos ainda não tem nenhum dos dois. Para estes casos, realizar a técnica manualmente é uma boa saída.
Este hábito, que é comum entre muitos motociclistas, pode contribuir com o fim do sistema de freios antes da hora. E o piloto pode sequer saber o motivo.
Para não forçar os freios, o motociclista deve sempre manter a mão no acelerador e levar os dedos à manete de frenagem apenas no ato de parada. O mesmo vale para o freio traseiro. O piloto deve deixar o pé no descanso apropriado e pressionar o freio somente quando quiser parar.
Mesmo para os que acreditam que não estão apertando os freios, é comum que a irregularidade da pista leve os pilotos a pressionarem os freios sem nem perceberem, caso o pé ou a mão esteja em cima dos freios. Este hábito desgasta o equipamento sem necessidade ou intenção e pode levar o motociclista até a uma queda por acionar o sistema de paradas sem querer.
Quanto mais se usa o freio, mais se desgasta. A conta é simples. Ainda assim, existem aqueles que quando estão em uma rodovia, em alta velocidade e precisam parar, pressionam o freio por longos metros.
Além de ser perigoso, pois deixa o veículo muito leve o que aumenta o risco de perda de controle da moto, desgasta os freios sem necessidade.
A melhor e mais segura maneira de se reduzir a velocidade é por meio da redução das marchas. Esperar a moto diminuir a aceleração e a rotação e posteriormente reduzir as marchas até parar o veículo faz com que os freios sejam gastos apenas quando necessário.
Manter a manutenção e trocas de fluidos, pastilhas, discos e outros é fundamental para evitar um desgaste maior de alguma peça, ou até gastos com manutenções corretivas.
Pastilhas de freio, por exemplo, que já passaram do ponto, além de potencializar o risco de acidente, podem danificar o disco. Dessa forma o proprietário teria que trocar dois equipamentos ao invés de só um.
Por isso, o motociclista deve ficar atento às datas das trocas e manutenções preventivas.
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