Gasolina E30 é um problema para as motos?

O professor responsável pelos testes no Instituto Mauá de Tecnologia esclareceu os resultados obtidos em comparação ao E27

moto abastecendo
Depende mais da moto do que da gasolina (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério
Publicado em 28/03/2025 às 11h00
Atualizado em 28/03/2025 às 23h46

A gasolina E30, que mistura maior quantidade de etanol no combustível (30%), foi aprovada na última semana para chegar o mais rápido possível nas bombas de abastecimento brasileiras.

O Instituto Mauá de Tecnologia foi o responsável pela viabilização científica do novo combustível e também por relatar todos os dados obtidos nos testes de certificação.

Segundo laudos, algumas motocicletas apresentaram dificuldades pontuais, mas os especialistas responsáveis afirmaram que o condutor não sofrerá com a mudança.

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Os dados trazidos pelo Instituto Mauá relataram que 13 motocicletas, carburadas e injetadas diretamente, de pequenos e médios motores, e fabricadas entre os anos de 2004 e 2024, foram testadas para validação da nova gasolina E30 e também com a até então utilizada, E27 (27% de etanol).

Ainda mais álcool na gasolina

Para validar o novo combustível com mistura de 30%, o Instituto testou os modelos com uma mistura com ainda mais concentração de etanol, a E32 (32%).

Dentre estas, os resultados que mais impactaram foram os de dois modelos carburados, um de 125 cm³ e outro de 150 cm³. Estas apresentaram dificuldades nos testes de aceleração livre (125) e estabilidade de marcha lenta (150) com o novo combustível.

moto no posto

Motos carburadas (D01 a D06) apresentam menos repetibilidade nos resultados; demandam a manipulação do afogador e do acelerador durante a partida, estabilização da marcha lenta e aceleração livre.”, documentou o instituto.

Em entrevista ao AutoPapo, o gerente do Laboratório de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, professor Renato Romio, esclareceu os dados apresentados no estudo. Segundo ele, os resultados apresentados pelos modelos não serão perceptíveis pelos condutores, pois são muito semelhantes aos obtidos em comparação a gasolina atual.

Vimos que elas eram mais difíceis de pegar nas partidas a frio, mas vimos isso com os dois combustíveis. Quer dizer, não é que o aumento de teor de etanol vai mudar a condição da motocicleta. Atualmente as motocicletas já são mais ‘enjoadas’ que os carros no clima frio. Isso costuma ser uma característica da motocicleta e não do combustível. Em resumo, não detectamos que isso é causado pelo combustível, porque isso também apareceu com a gasolina atual.”, afirmou o professor.

Problemas irrelevantes nas motos

Analisando rigorosamente os gráficos divulgados pelo instituto, é possível perceber que os dois modelos já destacados apresentaram dificuldades significativas nas três tentativas realizadas pelos pesquisadores, considerando testes específicos.

Mesmo com estes resultados, o professor afirma que nenhuma das motos deixou de funcionar ou deu continuidade nos transtornos, dessa forma sendo ínfima a relevância dos problemas. Os testes de partida a frio são caracterizados como tentativas de ligar a moto considerando uma temperatura de 0 ºC.

Tem alguma característica que impeça a utilização da moto? Não! O piloto não vai sentir diferença na utilização. Teria que dar uma ‘esquentadinha’ em ambos os combustíveis.”, enfatiza o especialista.

O professor também esclarece que as motos antigas, carburadas, já apresentam essa dificuldade na hora da partida ou estabilização em marcha lenta e na prática nada mudará para o condutor.

As motos mais antigas, com carburador, essa característica são mais acentuada – considerando os dois combustíveis em teste. Já as mais novas, uma ou outra apresentaram este problema.”, continua Romio.

Renato Romio finalizou abordando também a preocupação dos condutores com o aumento no consumo e destacou que os testes realizados pelo instituto apontam que, com a gasolina E30, poucos modelos tiveram aumento de 1% no consumo – valor que pode ser desconsiderado pela margem de erro percentual das máquinas de testes.

  • Seguindo os trâmites para sua validação, a nova gasolina E30 deve chegar às bombas de abastecimento brasileiro nas próximas semanas.
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26 Comentários
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Giovani 30 de março de 2025

Se vendessem gasolina pura nesse país eu pagava 10 reais no litro!
Etanol não presta nem pra carro flex!

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Heroi sem valor 30 de março de 2025

E uma questão de “vergonha na cara”! Que não tem quem aceita pagar por um litro de gasolina e só leva três quartos! Simples assim! Vc se submete? Então toma! E não reclama! “Perdeu mané! Não amola!”

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Anderson 30 de março de 2025

Tenho moto ,uso diariamente no modelo E27,já não responde tão bem nas retomadas e aceleração para fazer uma ultrapassagem, quem tem motos só a gasolina vai sofrer.concerteza quem faz esse é estimula esse tipo de coisa não andam de moto .

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Santiago 30 de março de 2025

Se “Gasolina E30 realmente é um problema para motos”???
Realmente é um pesadelo para TUDO que seja movido à gasolina e não tenha motor Flex!!! Um enorme universo de máquinas, que vai além dos nossos milhões de automóveis e motos à gasolina.
Se o governo quer mesmo incentivar o uso do etanol, e se há etanol de sobra no mercado, basta permitir que a sua relação “preçoXconsumo” volte a ser mais vantajosa que a da gasolina. E para isso basta coibir a atual equação praticada no comércio, que iguala essa relação entre os dois combustiveis. E aí quem tem veículos Flex, vai preferir o etanol no seu dia-a-dia, mesmo com a menor autonomia.
Sugiro um experimento ao pessoal que toma decisões no governo:
– Misturem 30% de cachaça no vinho ou no uísque que os senhores saboreiam diariamente, e desfrutem o quão “maravihloso” isso vai ficar.

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Denilson Antunes Rodrigues 29 de março de 2025

O pior e aumenta o etanol,e continuamos pagando por gasolina, que já e ruim, imagina o quanto vai piorar.

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Ricardo B. A. 29 de março de 2025

Só colocando devargaxinho até chegar a 50%, o Brasileiro parece muié de malandro

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Elton 29 de março de 2025

Esse é o governo do amor. Ama ferrar o pobre

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João 30 de março de 2025

Fizeram testes pra ver o comportamento da moto, mas o custo alto para os donos destas motos vem depois na oficina

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Reginaldo 30 de março de 2025

Esse desgoverno é uma vergonha junto com o congresso que aprovou essa nova mistura estão realmente preocupados que não falte dinheiro dos impostos para bancar suas luxúrias e seus patrimônios e no mais o cidadão de bem dessa nação que se foda

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Wotenis 29 de março de 2025

Quando viajo, faço uma média de 16 a 17 km/l. Ano passado fui na Argentina e abasteci meu carro lá com a gasolina deles. Fiz uma média de 20 a 22 km/l.

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Paulo 29 de março de 2025

Tá certo e as milhares de ferramentas com Motores 2 tempos , eu mesmo tenho 3 , vai corroer carburador e mál lubrificação etc lembrado que a manutenção desses motores é muito cara

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Eng. Gilberto Damante 29 de março de 2025

Decepcionante que o teste não tenho usado como base a gasolina de homologação E22. Todos os veículos fabricados ou tropicalizados no Brasil desde 1994 foram projetados para rodar com E22. O teste correto seria comparar E22 com E27 (gasolina atual), com E30 (nova proposta) e com E35 (máximo permitido pela nova lei).
De resto, acredito que ficou claro que o E27 e E30 causa problema em motos carburadas, conforme era de se esperar. Porém também ficou claro que são problemas de baixo impacto na usabilidade dos veículos.

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Lauro Becker 29 de março de 2025

O que há por trás dessa decisão de aumento do percentual de etanol?

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William 29 de março de 2025

Escoa a produção dos usineiros e finge que o preço da gasolina não está aumentando.

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Zen 28 de março de 2025

10% de etanol é o ideal. Só estão jogando o prejuízo para o consumidor. Consome mais e desgasta prematuramente veículos que não foram projetados para esse rabo de galo. Querem poluir menos, estradas melhores, ou é semáforo ou lombadas no mesmo local, substituição de quebra molas por lombadas, retirar quebra molas/lombadas no início/meio terreno ingrime, produzir veículos robustos(esses descartáveis poluem mais,pois tem que trocar exemplo motor inteiro pq não tem margem de reparo.

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Santiago 29 de março de 2025

Concordo que a gasolina deve seguir a fórmula “universal”, com 10-15 % de etanol.
Vai resolver a situação de quem depende da gasolina, mesmo que passe a pagar mais por litro, e sem os atuais aborrecimentos e prejuizos.
Ao mesmo tempo a gasolina passaria a ter preços menos competitivos frente aos do Etanol, o que tornaria este último mais atraente para quem tem carro Flex (mesmo fazendo mais paradas nos postos).
Ou seja, há mercado para os dois combustíveis e sem precisar forçar qualquer barra.

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José Magri Junior 28 de março de 2025

Por que ninguém fala sobre a corrosão do carburador? Tenho uma Bros 150, ano 2008, comprada 0 km, que está com 30 mil km, e cujo carburador está todo corroído! O preço da peça de reposição original passa de 1.100 reais! É um problema que ocorre em qualquer moto carburada!

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Kleber Vieira da Silva 28 de março de 2025

Cara quem tem moto flex, a alteração é mínima, agora o povo que tem moto só a gasolina vai sofrer, inclusive a Yamaha acabou de lançar motos no Brasil só a gasolina isso para quem mora em regiões mais feias vai ser tenso!!!

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Roberto 28 de março de 2025

Eu mesmo moro em uma região bem feia, vai ser complicado, e o aluguel para as regiões bonitas é bem alto, não vou ter como sair daqui agora não.

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Alexandre 28 de março de 2025

Esse Roberto é uma comédia. Kkkkkkkk Deixa o KLEBER quieto rapaz. Kkkkkkkkk

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Alex 28 de março de 2025

Deveriam fazer a comparação com a gasolina pura, sem mistura de etanol, como é nos outros países. Aí sim teremos a variação que a mistura de etanol causa. Comparar 27,5% com 30% (ou mesmo 32%) é evidente que a variação vai sempre estar na margem de erro

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Calemetal 28 de março de 2025

Caro “professor” (entre aspas pois o palavreado que o mesmo utilizou não corresponde com o cargo) o que você me sugere que eu faça já que minha moto importada foi projetada pra rodar com apenas 3% de etanol na gasolina? Qual o embasamento técnico que esse senhor tem pra falar que já não está ocorrendo problema com a tal da e27? Tinha que pegar essas motos que estão “enjoadas” pra dar a partida e testar com a porcentagem de etanol correspondente ao ano de fabricação. Aí o professor poderia ter respaldo em seu estudo. E outra, esquentadinha tem que dar é na orelha desse tal professor puxa-saco do atual desgoverno.

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Eduardo Guedes 29 de março de 2025

Comparação infeliz e descabida. O forte desse desgoverno não é a inteligência. Nunca pensaram na população, só pensam em ações populista baratas e desonestas contra a população inculta. É um retrocesso total. Coitado de quem tem motores carburados à gasolina!

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Washington Pereira Neto 29 de março de 2025

Esse desgoverno já e inculto e ainda tem aqueles que compartilham da mentira com ele e acha que pode enganando os outros !

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Adalberto Neiva 29 de março de 2025

Falou tudo meu jovem

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Jeferson 30 de março de 2025

Concordo com seu comentário, não somente motos como carros importados que já sofrem com essas misturas, já abasteci fora do Brasil e carro se comportou muito melhor. Agora falar que baixara 13 centavos por litro, sabemos como e o Brasil, chegará baixa safra vão aumentar valor do álcool consequentemente o da gasolina também.
Já nos teste viu que está dando problema para que tentar com mais mistura.
Fora o biodiesel, que carros estão estragando prematuramente, as próprias pessoas que escrevem essas matérias elogiando essa mistura deveria correr atrás e verificar quanto o povo sofre com isso.

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