Graxa branca na corrente da moto. Certo ou errado?

A lubrificação da corrente é algo muito importante para manter o kit reação funcionando bem, mas deve ser feita com o componente correto

graxa branca corrente moto
O item pode ser tanto em spray quanto pastoso (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 24/07/2023 às 16h02
Atualizado em 25/07/2023 às 11h20

Umas das principais e mais corriqueiras manutenções a serem sempre realizadas na motocicleta é a limpeza e lubrificação da corrente e do restante do kit relação. Sendo algo bem simples, muitos optam por realizá-la em casa, porém deve ser sempre feita da maneira correta e usando os lubrificantes adequados.

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Graxa Branca

  • Nesta hora – de escolher os lubrificantes – a graxa branca tem “escorregado” e sendo opção de alguns condutores e proprietários. Porém este item não é o melhor para o kit relação da motocicleta.
  • A Riffel, referência em kits relações e alguns outros itens de motocicleta, alerta os condutores sobre o uso da graxa branca na corrente da moto.

A graxa branca NÃO é indicada para esse tipo de lubrificação devido a sua viscosidade. Quanto maior a viscosidade, maior é a resistência ao movimento e menor é sua capacidade de escoar (fluir)”, aponta a fabricante.

Pode acelerar o desgaste do kit relação

  • Essa alta viscosidade, além de limitar a entrada da graxa na corrente, impede a lubrificação adequada do item e prejudica a vida útil dele.

A graxa não tem a capacidade de “fluir” entre os componentes da corrente (pino, rolete e bucha), ficando só na superfície e deixando as partes internas trabalhando sem a película de proteção, o que diminui o atrito entre os componentes.  Outra consequência é um acúmulo excessivo da graxa na região do pinhão facilitando a “adesão” de detritos do asfalto, areia e terra, formando uma pasta abrasiva acelerando o desgaste do kit (coroa, pinhão e corrente),” completa.

  • Esse acúmulo de sujeira que acarreta no desgaste precoce do quite relação termina com a troca dele em um espaço de tempo menor que o previsto.

Qual o lubrificante correto a ser usado na corrente da moto?

  • O correto mesmo é seguir a orientação das fabricantes e utilizar o óleo SAE 80/90. A Riffeel reforça que este sim tem “a viscosidade e propriedades ideais para ‘fluir’ entre os componentes da corrente, proporcionando uma película lubrificante que diminui o atrito entre todas as partes do kit.”
  • A marca ainda aponta que não há problemas em utilizar também os sprays lubrificantes específicos para cada corrente de moto. Eles proporcionam excelentes resultados na parte de lubrificação e aderência aos componentes. Cuidado para não confundir com a graxa branca em spray.

Para que serve então a graxa branca?

  • A graxa branca é um lubrificante próprio para outras partes da motocicleta. Dependendo do tipo e componentes químicos que ela possui – pois existem graxas de sabão de lítio, graxa de alta temperatura e outras – ela pode ser usada como descrito no manual do veículo em partes como: caixa de direção; rolamentos das rodas; rolamento do flange da coroa; eixo central das rodas; eixo central da balança; eixo do pé central; no eixo came do freio a tambor; cabos do acelerador, velocímetro, freio e embreagem e na parte articulável do pedal de partida.
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1 Comentário
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Ernesto Walter Schramm 26 de julho de 2023

Eu sempre utilizei óleo para corrente de motosserra.
Afinal não existe trabalho mais pesado para uma corrente do que cortar galhos e troncos.

As relações das minha motos duraram no mínimo 60000 km

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