Confira alguns hábitos que acabam com o pneu da moto antes da hora
A maioria destas ações podem ser evitadas com simples mudanças na forma de pilotar ou uma simples ida a oficina
A maioria destas ações podem ser evitadas com simples mudanças na forma de pilotar ou uma simples ida a oficina
A troca dos pneus da moto é uma manutenção inevitável que o condutor tem que fazer de tempos em tempos, já que são essenciais para o piloto rodar. Por terem valor expressivo e significativo no bolso de muitos, quanto mais eles durarem, melhor, mas existem alguns hábitos que podem acabar com estes pneumáticos antes da hora especificada pela fabricante.
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Todas as dicas listadas abaixo dependem exclusivamente do cuidado do piloto e a maioria delas o motociclista consegue ajustar sozinho.
Está muitas vezes é a principal causa do pneu da moto ir embora antes da hora. Cada composto que calça as motocicletas vêm de fábrica com uma quantidade de pressão de ar que deve existir dentro dele para que o veículo rode da melhor forma e também para que o seu desgaste possa ser o previsto.
Deixar os pneus muito vazios, além de causar aumento do consumo de combustível, gera desgaste excessivo do pneumático, ou seja, ele vai acabar mais rápido. O mesmo vale para um pneu cheio demais que além de comprometer a condução, modifica a vida útil do pneu – nestes casos tem até mais chances do pneu da moto estourar e aí sim ter sua troca imediata.
Levar mais peso em cima da moto também é uma ótima forma de fazer o pneu da moto acabar antes da hora. Cada modelo tem em suas especificações a carga máxima que a moto pode carregar e quando esse limite estoura o piloto se expõe a vários riscos como de acidentes, danos mecânicos na moto e também maior desgaste dos pneus.
Fisicamente falando, sempre que um objeto se desloca ele aplica uma força contra uma superfície oposta e caminha na direção desejada. E é exatamente isso que o pneu da moto faz com o chão para que ela possa rodar.
Porém quando o pneu faz força no chão para empurrar a moto para frente ele se desgasta e deixa pequenas partes no asfalto (até por isso que ele acaba). Quanto maior a força, maior o desgaste. Então quando um piloto arranca muito forte, o desgaste é maior e o mesmo se aplica quando a frenagem é muito intensa – está que irá desgastar em excesso também as patinhas de freio.
Esta é a única ação que não depende exclusivamente do piloto, já que ele terá que levar o modelo em uma oficina para realizar o balanceamento das rodas. Estar em dia com esta manutenção é muito importante para que o desgaste dos pneus seja correto, caso contrário ele pode desgastar de forma irregular e você pode perdê-lo por descuido.
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