Honda ADV 150: pode chamar o scooter de ‘aventureiro mirim’
Com mecânica baseada no PCX 150, modelo tem inspiração no modelo aventureiro X-ADV 750 e está apto a rodar no asfalto e na terra
Com mecânica baseada no PCX 150, modelo tem inspiração no modelo aventureiro X-ADV 750 e está apto a rodar no asfalto e na terra
Depois de mostrar o scooter ADV 150, derivado do PCX 150, em novembro de 2019, durante o Salão das Duas Rodas, a Honda apresentou sua versão definitiva para o Brasil. O preço sugerido é de R$ 17.490, mais o frete, com produção estimada de 10 mil unidades por ano.
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Com o lançamento do modelo X-ADV 750, em 2017, com uma improvável mistura de scooter e moto (motor da NC 750X, câmbio de dupla embreagem e suspensão dianteira invertida) e aptidão para encarar terra, a montadora descobriu um novo segmento: o dos scooters aventureiros.
O X-ADV 750 já é comercializado aqui. Lançar o “filhote” ADV 150 foi facilitado, já que a mesma base mecânica é a mesma do Honda PCX 150. Porém, várias alterações foram introduzidas para transformar o urbano PCX 150 no aventureiro ADV 150 e “justificar” uma diferença de preço para mais de 37,61%.
O propulsor de um cilindro e 149,3 cm³ tem arrefecimento líquido e fornece mesma potência e torque do PCX. Entretanto, mudanças nos dutos de aspiração, além de um escape de saída alta, alteraram a entrega de potência e força. São 13,2 cv a 8.500 rpm e um torque de 1,38 kgfm a 6.500. No PCX, o torque de 1,38 Kgfm aparece a 5.000 rpm.
O Honda ADV 150 também conta com o sistema Idling Stop, que desliga o motor em paradas mais prolongadas e religa instantaneamente ao toque no acelerador, mas pode ser desativado. O quadro em tubos de aço é o mesmo do PCX, porém foi reforçado para as novas exigências e também para receber outras suspensões.
Na dianteira, garfo Showa com tubos de 31 mm de diâmetro e 130 mm de curso (100 mm de curso no PCX). Na traseira, duplo amortecedor Showa com 120 mm de curso (100 mm no PCX), com reservatório externo de gás e molas variáveis de três passos.
O sistema de suspensões é complementado com novos pneus mais robustos, com desenho da banda de rodagem para uso misto asfalto e terra. Na dianteira, medida 110/80 em aro de 14 polegadas de diâmetro, e na traseira, 130/70 em aro de 13 polegadas. As rodas são em liga leve.
Com novas suspensões de maior curso e pneus mais altos, a distância para o solo passou de 137 mm para 165 mm, aumentando 28 mm em relação ao PCX, facilitando o trânsito em vias não pavimentadas. Já altura do banco subiu de 764 mm para 795 mm, e o peso, com reforços no quadro e novos pneus, passou de 126 kg, para 127 kg.
Porém, as comodidades urbanas permanecem e foram ampliadas. O para-brisa pode ser regulado manualmente na altura, o porta-malas embaixo do banco, com 27 litros de volume, comporta um capacete fechado e o porta-luvas no escudo frontal, com capacidade de 2 litros, tem uma tomada 12 V.
Totalmente digital, o painel do Honda ADV 150 tem tela LCD tem formato retangular, computador de bordo e fica em posição mais alta. A iluminação é totalmente em LED, com luzes de posição diurna e lanterna traseira com desenho em “X”.
A chave conta com o sistema inteligente (smart key), que permite acionar o motor mesmo com a chave no bolso. Para facilitar a pilotagem, o guidão é do tipo cônico, e o câmbio é automático CVT. Porém, o sistema ABS só está presente na dianteira: ali, o disco wave tem 240 mm e pinça de dois pistões. Na traseira, também há um disco wave, de 220 mm.
Fotos: Honda | Divulgação
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Quero financiar uma ADV 150.
COMO faço para saber preço do financiamento em 36 x ? Vcs dificulta muito o cliente a comprar a moto ..
E o consumo? Ficou quanto maior?
Muito top
Eu acho que deveria ter um preço mais baixo, porque temos a Yamaha xmax 250,com um pouco mais de investimento,ela fica bem mais interessante.
Preço sugerido Honda avd 150 – R$ 17.490. Preço sugerido xmax 250 – R$ 27.490. Não é um pouco mais!!
Espera chegar na concessionária para ver se o preço sera mesmo de $17.490, o que duvido muito,sendo assim, a diferença de valor entre ela e uma xmax 250 compensa, pois é uma scooter infinitamente muito superior e não só pela motorização, ja que a adv 150 tem abs apenas na roda dianteira, nao possui controle de tração e a capacidade de carga para apenas um capacete.
É quase 10mil a mais man, o ADV está 18k nas lojas, o xmax está 27,5k, muita diferença. Ademais, o Xmax não tem uma suspensão mais alta que o ADV e nem chega onde o scooter da asa de frango chega. Sendo assim, acho que o Xmax só vale a pena para quem viaja para lugares com boas estradas; para uso urbano, o ADV ganha em muitos quesitos: economia, agilidade ( pessoalmente é igual uma moto, bem estreita,pouco plástico), conforto nas vias ruins as quais compõe a maioria dos Estados brasileiros. Portanto, são propostas diferentes.
Obs: tem um X-ADV 300 ( com roda rajada) que é vendida no exterior e, se viesse para o Brasil, seria uma scooter muito interessante para uso misto (estrada de terra e asfalto)
Para o cliente, essa scooter provavelmente vai bater na casa dos 20 mil. Preço absurdo para uma 150 cc. Por esse preço deveria ser um motor com no mínimo 250cc.
Está bem enganado – a XMAX é bem mais cara – posição de dirigir ruim para mim que tenho 1,85 mts (cadeirinha) – yamaha na revenda é péssima.