Honda ADV X Shineray Urban: copia, mas não faz igual. Tá?

Scooters que compartilham estética e mecânica espantosamente similares têm suas diferenças quando o assunto é praticidade e tecnologia

Honda ADV X Shineray Urban
Há muitas diferenças apesar das semelhanças (Fotomontagem: AutoPapo | Lucas Silvério)
Por Lucas Silvério
Publicado em 31/08/2025 às 15h00

A Honda ADV reinava quase que sozinha o segmento das scooters urbanas de estilo “aventureiro” até 2024, quando a Shineray Urban chegou. O projeto inovador mudou a forma que os motociclistas olhavam para a chinesa e chamou atenção por sua semelhança com a rival japonesa. Ainda assim, há diferenças entre as duas scooters, e estas acabam atraindo públicos relativamente diferentes.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

  • Preço da Honda ADV 160: R$ 25.020
  • Preço da Shineray Urban: R$20.990

É certo que esteticamente elas se assemelham muito. Rumores já apontaram que a Shineray comprou o projeto originalmente fornecido a Honda, mas nada foi confirmado.

  • Independente desta verdade, a Shineray Urban tem diferenças em comparação a Honda ADV.

Começando pela motorização. A ADV foi atualizada no fim de 2024 e com isso passou a contar com um propulsor 160 capaz de 16 cv contra 12,9 cv do motor 150 da Urban. Uma diferença bem considerável. No torque a lógica segue, já que são 1,46 kgfm contra 1,3 kgfm, respectivamente.

Honda ADV 160 EST 017
O motor da Honda ADV deixou de ser 150 para se tornar 160 (Foto: Honda | Divulgação)

Se compararmos a geração anterior, 150, da Honda ADV a diferença seria mínima contra a Shineray Urban. Ambas contavam com os mesmos 1,3 kgfm e uma potência bem similar, pois a japonesa atingia 13,2 cv.

  • A Honda ADV passou a contar, depois da atualização, com controle de tração. Importante tecnologia de condução que também a destaca.
  • É bom lembrar que toda scooter verdadeira tem câmbio automático, o que consta nas duas.

Partindo para as rodas, quem ganha é a Urban simplesmente por ter ABS nas duas, enquanto a ADV tem o equipamento de segurança apenas na dianteira. No tamanho elas contam com as mesmas 14 polegadas na dianteira e 13 na traseira.

As dimensões também se assemelham. O comprimento é o mesmo (192 cm), mas a Shineray é 2 cm mais estreita, 9 cm mais baixa e tem entre-eixos 2 cm maior. Na distância entre o solo e o banco a chinesa tem a leve vantagem de um centímetro, são 79 cm da Urban contra 78 cm da ADV.

Dentre essa junção de diferenças e semelhanças, o que talvez seja mais importante é o tamanho do tanque contra consumo, autonomia e o tamanho do compartimento sob o banco.

Para ter um compartimento sob o banco de 29 litros e comportar um capacete, a Honda ADV teve que ter apenas 8 L em seu tanque de combustível. Considerando uma economia entre 36 km/L e 44 km/L (variando entre tipos de percurso e intensidade da condição), segundo testes práticos de especialistas, a autonomia dessa pequena fica entre: 288 km e 352 km.

Já a Shineray Urban optou por 13,5 L e uma uma autonomia entre 486 km e 594 km, considerando que o consumo dos modelos é praticamente o mesmo. Assim ela perde no “bagageiro”, que tem 18 L e não comporta alguns capacetes maiores.

Para finalizar os maiores pontos de diferença entre a Honda ADV e Shineray Urban um fator decisivo: tecnologia de acessibilidade. A ADV ainda não conta com conectividade com o celular, quanto a Urban já possui tal tecnologia.

No fim das contas, quem quiser uma moto já conhecida no mercado, com mais espaço e uma engenharia levemente mais acertada, pode apostar na Honda. Aquele disposto a arriscar em uma novidade mais em conta, com mais autonomia e tecnologia sobrando, pode ir de Shineray.

Honda ADV X Shineray Urban

. Honda ADV Shineray Urban
Motor 156,9 cm³ 149 cm³
Potência 16 cv a 8.500 rpm 12,9 cv a 8.500 rpm
Torque 1,46 kgfm a 6.500 rpm 1,3 kgfm a 6.000 rpm
Comprimento 1,95 m 1,95 m
Largura 0,76 m 0,74 m
Altura 1,27 m 1,18 m
Entre-eixos 1,32 m 1,34 m
Altura do assento 0,78 m 0,79 m
Suspensão dianteira 130 mm garfo telescópico 120 mm garfo telescópico
Suspensão traseira 110 mm suspensão a gás 120 mm suspensão a gás
Freio dianteiro 240 mm com ABS 240 mm com ABS
Freio traseiro 220 mm 220 mm com ABS
Pneu dianteiro 110/80 R14 100/80 R14
Pneu traseiro 130/70 R13 130/70 R13
Transmissão CVT CVT
Painel Digital LCD de 10 polegadas
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eu, Eu mesmo e Irene. 2 de setembro de 2025

O Painel da Urban dá de 10 a Zero da Honda ADV.. Eu já vi de perto… vc sincroniza o GPS (com aquelas imagens de foto de satélite do Google) é um espetáculo.. Só a Hoonda Roadwin 1200 tem esse Painel que a Shineray já traz numa Escoter.
A Honda foi mesquinha nessa ADV onde os comandos não são no Punho… para acessar as poucas opções do Painel o usuário tem que tirar a mão do guidão, algo completamente desfuncional (mas os YouTubers pagos pela Honda passaram o pano) sem contar que a Urban da Shineray é mais barata e tem ABS as duas rodas ao contrário da Honda.

Avatar
Deixe um comentário