Scooters que compartilham estética e mecânica espantosamente similares têm suas diferenças quando o assunto é praticidade e tecnologia
A Honda ADV reinava quase que sozinha o segmento das scooters urbanas de estilo “aventureiro” até 2024, quando a Shineray Urban chegou. O projeto inovador mudou a forma que os motociclistas olhavam para a chinesa e chamou atenção por sua semelhança com a rival japonesa. Ainda assim, há diferenças entre as duas scooters, e estas acabam atraindo públicos relativamente diferentes.
VEJA TAMBÉM:
É certo que esteticamente elas se assemelham muito. Rumores já apontaram que a Shineray comprou o projeto originalmente fornecido a Honda, mas nada foi confirmado.
Começando pela motorização. A ADV foi atualizada no fim de 2024 e com isso passou a contar com um propulsor 160 capaz de 16 cv contra 12,9 cv do motor 150 da Urban. Uma diferença bem considerável. No torque a lógica segue, já que são 1,46 kgfm contra 1,3 kgfm, respectivamente.
Se compararmos a geração anterior, 150, da Honda ADV a diferença seria mínima contra a Shineray Urban. Ambas contavam com os mesmos 1,3 kgfm e uma potência bem similar, pois a japonesa atingia 13,2 cv.
Partindo para as rodas, quem ganha é a Urban simplesmente por ter ABS nas duas, enquanto a ADV tem o equipamento de segurança apenas na dianteira. No tamanho elas contam com as mesmas 14 polegadas na dianteira e 13 na traseira.
As dimensões também se assemelham. O comprimento é o mesmo (192 cm), mas a Shineray é 2 cm mais estreita, 9 cm mais baixa e tem entre-eixos 2 cm maior. Na distância entre o solo e o banco a chinesa tem a leve vantagem de um centímetro, são 79 cm da Urban contra 78 cm da ADV.
Dentre essa junção de diferenças e semelhanças, o que talvez seja mais importante é o tamanho do tanque contra consumo, autonomia e o tamanho do compartimento sob o banco.
Para ter um compartimento sob o banco de 29 litros e comportar um capacete, a Honda ADV teve que ter apenas 8 L em seu tanque de combustível. Considerando uma economia entre 36 km/L e 44 km/L (variando entre tipos de percurso e intensidade da condição), segundo testes práticos de especialistas, a autonomia dessa pequena fica entre: 288 km e 352 km.
Já a Shineray Urban optou por 13,5 L e uma uma autonomia entre 486 km e 594 km, considerando que o consumo dos modelos é praticamente o mesmo. Assim ela perde no “bagageiro”, que tem 18 L e não comporta alguns capacetes maiores.
Para finalizar os maiores pontos de diferença entre a Honda ADV e Shineray Urban um fator decisivo: tecnologia de acessibilidade. A ADV ainda não conta com conectividade com o celular, quanto a Urban já possui tal tecnologia.
No fim das contas, quem quiser uma moto já conhecida no mercado, com mais espaço e uma engenharia levemente mais acertada, pode apostar na Honda. Aquele disposto a arriscar em uma novidade mais em conta, com mais autonomia e tecnologia sobrando, pode ir de Shineray.
Honda ADV X Shineray Urban
. | Honda ADV | Shineray Urban |
---|---|---|
Motor | 156,9 cm³ | 149 cm³ |
Potência | 16 cv a 8.500 rpm | 12,9 cv a 8.500 rpm |
Torque | 1,46 kgfm a 6.500 rpm | 1,3 kgfm a 6.000 rpm |
Comprimento | 1,95 m | 1,95 m |
Largura | 0,76 m | 0,74 m |
Altura | 1,27 m | 1,18 m |
Entre-eixos | 1,32 m | 1,34 m |
Altura do assento | 0,78 m | 0,79 m |
Suspensão dianteira | 130 mm garfo telescópico | 120 mm garfo telescópico |
Suspensão traseira | 110 mm suspensão a gás | 120 mm suspensão a gás |
Freio dianteiro | 240 mm com ABS | 240 mm com ABS |
Freio traseiro | 220 mm | 220 mm com ABS |
Pneu dianteiro | 110/80 R14 | 100/80 R14 |
Pneu traseiro | 130/70 R13 | 130/70 R13 |
Transmissão | CVT | CVT |
Painel | Digital | LCD de 10 polegadas |
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
O Painel da Urban dá de 10 a Zero da Honda ADV.. Eu já vi de perto… vc sincroniza o GPS (com aquelas imagens de foto de satélite do Google) é um espetáculo.. Só a Hoonda Roadwin 1200 tem esse Painel que a Shineray já traz numa Escoter.
A Honda foi mesquinha nessa ADV onde os comandos não são no Punho… para acessar as poucas opções do Painel o usuário tem que tirar a mão do guidão, algo completamente desfuncional (mas os YouTubers pagos pela Honda passaram o pano) sem contar que a Urban da Shineray é mais barata e tem ABS as duas rodas ao contrário da Honda.