Essa intermediária que marcou os anos 1970 foi mais querida que muitas das suas irmãs maiores e mais potentes
Lançada no final de 1974, a Honda CB 400 Four surgiu como uma evolução direta da pouco lembrada CB 350 Four. Bem acertada para a época, o modelo era a combinação de potência, ciclística e distribuição de peso em um motor quatro cilindros. Essa intermediária fez muito sucesso no Brasil e coleciona até hoje fãs que conhecem sua história.
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O objetivo da japonesa Honda era simples: oferecer uma motocicleta de quatro cilindros de porte médio, mais adequada ao mercado asiático e europeu, sem abrir mão da aura tecnológica que as CB Four maiores já haviam conquistado.
A CB 350 Four, vendida a partir de 1972, não conseguiu repetir o impacto das irmãs 500 e 750. Críticas ao design conservador e à posição de pilotagem desconfortável em altas velocidades acabaram encurtando sua trajetória.
Daí surgiu a Honda CB 400 Four, que corrigiu esses pontos e ainda ganhou um motor ampliado para 408,6 cm³, visual mais moderno e o inédito escapamento 4×1.
Com 37 cv de potência e cerca de 170 kg, a CB 400 Four não era exatamente a radicalidade em forma de moto, mas entregava agilidade e facilidade de condução, características valorizadas por iniciantes e motociclistas que buscavam um meio-termo entre desempenho e uso cotidiano.
No Brasil, o modelo chegou a conquistar espaço justamente por essa combinação de leveza e prestígio da arquitetura de quatro cilindros.
Apesar da boa aceitação, a produção durou pouco, encerrando-se em 1978. Hoje, a CB 400 Four é lembrada como um exemplar clássico dos anos 1970, disputada por colecionadores mais pelo estilo marcante e pelo caráter histórico do que pelo desempenho puro, já que rapidamente ficou defasada diante da evolução das motocicletas médias no fim daquela década.
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