Honda CB 400 Four: a clássica precursora dos 4×1

Essa intermediária que marcou os anos 1970 foi mais querida que muitas das suas irmãs maiores e mais potentes

Honda CB 400 Four (1)
Motor que, apesar da baixa potência, encantou muitas gerações (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 04/09/2025 às 06h00

Lançada no final de 1974, a Honda CB 400 Four surgiu como uma evolução direta da pouco lembrada CB 350 Four. Bem acertada para a época, o modelo era a combinação de potência, ciclística e distribuição de peso em um motor quatro cilindros. Essa intermediária fez muito sucesso no Brasil e coleciona até hoje fãs que conhecem sua história.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Honda CB 400 Four

O objetivo da japonesa Honda era simples: oferecer uma motocicleta de quatro cilindros de porte médio, mais adequada ao mercado asiático e europeu, sem abrir mão da aura tecnológica que as CB Four maiores já haviam conquistado.

A CB 350 Four, vendida a partir de 1972, não conseguiu repetir o impacto das irmãs 500 e 750. Críticas ao design conservador e à posição de pilotagem desconfortável em altas velocidades acabaram encurtando sua trajetória.

Daí surgiu a Honda CB 400 Four, que corrigiu esses pontos e ainda ganhou um motor ampliado para 408,6 cm³, visual mais moderno e o inédito escapamento 4×1.

Com 37 cv de potência e cerca de 170 kg, a CB 400 Four não era exatamente a radicalidade em forma de moto, mas entregava agilidade e facilidade de condução, características valorizadas por iniciantes e motociclistas que buscavam um meio-termo entre desempenho e uso cotidiano.

No Brasil, o modelo chegou a conquistar espaço justamente por essa combinação de leveza e prestígio da arquitetura de quatro cilindros.

Apesar da boa aceitação, a produção durou pouco, encerrando-se em 1978. Hoje, a CB 400 Four é lembrada como um exemplar clássico dos anos 1970, disputada por colecionadores mais pelo estilo marcante e pelo caráter histórico do que pelo desempenho puro, já que rapidamente ficou defasada diante da evolução das motocicletas médias no fim daquela década.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário