Honda CB 500X e CB 500F 2023: dupla dinâmica
Já como modelo 2023, a dupla CB 500 F e X ganha apefeiçoamentos técnicos e visuais, mas comportilha o mesmo motor
Já como modelo 2023, a dupla CB 500 F e X ganha apefeiçoamentos técnicos e visuais, mas comportilha o mesmo motor
A Honda antecipou o fim de ano e lançou as novas CB 500F e 500X, já como modelos 2023, com atualizações visuais e mecânicas. A CB 500F é uma street naked voltada para o asfalto, e a CB 500X tem uma pegada mista para encarar asfalto e terra. A linha é uma campeã em longevidade, com mais de meio século de existência e uma infinidade de modelos.
No Brasil, esses modelos fizeram fama, por exemplo, com a lendária CB 750 Four, apelidada de Sete Galo. De forma mais utilitária, as Honda CB 500F e 500X compartilham o motor de dois cilindros paralelos, quadro, painel, e vários outros sistemas. Porém, elas têm propostas diferentes: quando nasceram, em 2014, dividiam ainda rodas, tanque e freios, e ainda mais uma integrante, a esportiva CBR 500R.
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Ao longo do tempo, foram aumentando as diferenças, para as motos se encaixarem melhor em seus respectivos nichos. Em 2020, a terceira integrante, a CBR 500R, subiu no telhado e foi substituída pela CB 650R, com motor de quatro cilindros em linha. Enquanto isso, a dupla restante, CB 500F e 500X, passou por modernizações.
Agora, já na versão 2023, novas atualizações vieram ainda mais abrangentes, caracterizando o distanciamento, para que cada uma fique ainda mais em seu quadrado. Os dois modelos ganharam nova suspensão dianteira, com sistema invertido Showa (SFF Separate Function Fork) e tubos de 41mm de diâmetro. Cada bengala atua de forma separada com função BPF (Big Piston Front Fork): uma exerce o amortecimento hidráulico; a outra tem o mecanismo da mola reduzindo o peso não-suspenso.
A maior diferença está no curso da suspensão. Enquanto a Honda CB 500X tem curso de 240 mm na roda dianteira, para encarar a buraqueira, a CB 500F tem 108 mm. Na roda traseira, a CB 500X tem curso de 133 mm, e a CB 500F, de de 119 mm. A suspensão exigiu novo par de mesas de fixação, exclusiva para cada um dos modelos.
Assista ao vídeo e entenda as diferenças entre a CB 500X e a CB 500F:
É que a CB 500X tem roda dianteira maior, com aro de 19 polegadas de diâmetro, mais apropriado para uso misto – terra e asfalto -, calçado com pneu de medida 110/80. Na traseira permanece a medida 160/60 em aro 17: ambas são em liga leve. Porém, a balança da suspensão traseira do tipo mono foi alterada e ficou mais leve. As alterações, igualmente, mudaram a distribuição de peso entre a roda dianteira e a roda traseira na CB 500X que passou de 48% e 52%, para 48,7% e 51,3%, respectivamente.
Além dos grafismos e da proposta, a Street CB 500F ganhou rodas em liga leve mais leves com raios em formato de “Y”, em aros de 17 polegadas calçadas com pneus 120/70 na dianteira e 160/50 na traseira. O banco é em dois níveis a 789 mm do solo, e o farol com novo desenho tem iluminação em LED. As setas também foram redesenhadas.
A nova distribuição de peso carrega um pouco mais a roda dianteira, que passou de 46,8% para 49,7% e aliviou um pouco a roda traseira: ali, essa relação, que era de 53,2%, foi para 50,3%. As novas pedaleiras em alumínio levemente recuadas e um guidão cônico mais plano formam uma posição de pilotagem com ergonomia ligeiramente esportiva.
O novo farol em LED da Honda CB 500X ganhou mais potência de iluminação. Já as setas exibem novo desenho. O banco a 834 mm do chão tem uma leve ondulação, mas o formato é único para não alterar muito a movimentação no fora de estrada. O guidão mais alto, com ângulo de esterçamento de 76 graus, também favorece o manuseio no fora de estrada em posição de pilotagem mais ereta e relaxada. Há ainda duas regulagens manuais de altura do pára-brisa.
Outra diferença está no sistema de freios. Os dois modelos ganharam duplo disso wave de 296 mm de diâmetro, em substituição ao disco simples de 310 mm anterior. Porém, na CB 500F, a pinça Nissin tem quatro pistões de fixação radial; na CB 500X, a pinça Nissin tem dois pistões de fixação axial. Ambas Vêm com sistema ABS.
O coração que bate em uma é o mesmo que bate na outra: compartilhado, o motor sofreu mínimas alterações. Equipado com dois cilindros paralelos e 471 cm³, tem oito válvulas e duplo comando no cabeçote com balancins roletados. O sistema de injeção foi revisto, mas não alterou a potência de 50,2 cv a 8.500 rpm ou o torque de 4,54 kgfm a 7.000 rpm.
O robusto motor está acoplado a um câmbio de seis marchas e embreagem assistida e deslizante, com sistema de arrefecimento revisto graças à adoção de radiador mais leve. O propulsor também faz parte da estrutura do quadro tipo Diamond, com tubos de aço de 35 mm, para aumentar a rigidez e reduzir peso. Na CB 500F o peso a seco é de 174 kg, e na CB 500X, atinge 184 kg.
Outra coincidência é o painel em tela digital em LCD de formato retangular com sistema blackout para minimizar reflexos. Além das informações de praxe, como velocímetro, hodômetros, indicador de nível do tanque (17,1 litros na CB 500F e 17,7 na CB 500X), ele tem relógio de horas, indicador de marcha engatada e a possibilidade de regulagem na shift light, luz que indica o momento de trocar as marchas em intervalos de 250 rpm, entre 5000 e 8750 rpm. Os dois modelos contam com alerta de frenagem brusca, que aciona os piscas automaticamente.
O preço sugerido da CB 500F é de R$ 39.100, nas cores vermelha, prata metálico e cinza fosco. O valor da Honda CB 500X é de R$ 41.600, nas cores vermelha, prata metálico e verde fosco.
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240mm de curso na dianteira? Erro grave de redação aí… não tem nem 150mm.
Sres muito bom dia..boa tarde..boa noite……
Rapaziada a máquina CB500x é a máquina perfeito e que promete realidade sonhos, eggos.. traz muita satisfação….
Vale ressaltar um ponto e aproveito para pedir socorro…. Faz 15 dias que estou nesta máquina.. porém a sensação na segunda semana.. muito diferente da primeira semana. Máquina totalmente fria em sua temperatura. Mas na segunda semana. A sensação foi e está sendo, aquela de estar sentado com as pernas sobre uma fogueira.. insuportável a temperatura.. quente, mas quente, ao ponto que eu paro a máquina e vou tirar um coxilo em baixo de uma árvore…pq cara não suporta o qto ela esquenta…. gostaria de ouvir os mestres. Já que a concessionária não tem a menor capacidade de resolver… E só sabem dizer..esquenta mesmo… Apenas isso, mas relatona intensidade… É muito quente..
Se alguém puder me ajudar. Pq este ponto vai estragar a máquina…tudo que ela tem de.bom …está quintura vai nos detonar.
Conto com vcs ..
Um gde ABC