Honda CB 650R E-Clutch: pode esquecer a embreagem!

Atualização para modelo 2026 trouxe tecnologia que dispensa o uso do manete esquerdo sem nenhuma perda na eficiência

Honda CB 650R E Clutch (1)
A tecnologia impressionou todos os pilotos (Foto: Honda | Caio Mattos)
Por Lucas Silvério
Publicado em 16/09/2025 às 11h00
Atualizado em 16/09/2025 às 11h38

A Honda CB 650R 2026 não é novidade no mercado, pois foi apresentada há alguns meses pela japonesa. O que chama atenção na atualização é a nova tecnologia E-Cloutch, que por meio de atuadores elétricos dispensa totalmente o uso do manete de embreagem. A convite da Honda, o AutoPapo rodou 170 km testando a nova tecnologia.

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O novo Honda E-Clutch 

De forma sucinta, o Honda E-Clutch substitui o acionamento manual da embreagem por dois motores elétricos instalados junto ao conjunto da transmissão. Esses motores são controlados por sensores que identificam o movimento do pedal de câmbio e, automaticamente, acionam a embreagem sem que o piloto precise usar o manete.

Com isso, o sistema elimina a necessidade do cabo e da alavanca da embreagem possibilitando que o motociclista utilize apenas o pedal.

Honda CB 650R E-Clutch
Sistema incorpora 2 kg no modelo (Foto: Honda | Divulgação)
  • Importante frisar que: caso o condutor queira usar a moto de forma tradicional, basta acionar a alavanca de embreagem normalmente.

Rodando na Honda CB 650R E-Clutch

A tecnologia que surgiu na Europa em 2024 e chegou ao Brasil pela primeira vez equipou um modelo relativamente versátil e teve sua funcionalidade.

Rodamos cerca de 170 km sobre a nova moto, variando em estradas curvas de serras e retas de rodovias estaduais. A atuação da tecnologia foi impecável!

Honda CB 650R E-Clutch
A Honda CB 650R ganhou uma nova geração totalmente redesenhada, mesmo mantendo estética semelhante (Foto: Honda | Divulgação)

Diferente de sistemas semiautomáticos como já conhecemos na Biz e na POP, este não gera nenhum tipo de “engasgo” independente da forma que o piloto conduz. Reduzindo, rapidamente, uma, duas ou três velocidades, a moto eleva o giro, troca, mas não ocasiona “trancos”.

Ao elevar as marchas o caminho é parecido. Mesmo rodando em giro baixo, o motor quatro cilindros de 86,7 cv e 5,8 kgfm não desanima, mas indica no painel a necessidade de troca.

  • Em suma, o modelo tem um comportamento bem semelhante à variante anterior e o sistema E-Clutch somou bastante no conjunto.

Outras atualizações na nova moto

Por mais que o destaque esteja na “automatização”, a nova geração da CB 650R ganhou uma nova frente – de design bem semelhante – mas mais moderno e com iluminação mais eficiente.

Honda CB 650R
Detalhe no farol que mudou um pouco, junto da lanterna traseira (Foto: Honda | Divulgação)

A moto foi toda redesenhada e com isso perdeu peso na rabeta (400 g) e concentrou o ganho de 5 kg nas partes mais próximas ao motor. Destaque negativo na parte da frente, que ficou mais pesada.

A nova tela digital de 5 polegadas e carregada de função foi uma boa investida da Honda. Com possibilidade de comando com joystick, ela tem dezenas de possibilidades.

Honda CB painel digital 650R 2026
Botão no punho esquerdo desliga e liga o controle de tração (Foto: Honda | Divulgação)

Honda CB 650R E-Clutch

A Honda CB 650R E-Clutch está em comercialização pela fabricante e tem preço sugerido partindo de R$ 58.270. A garantia da fabricante cobre o modelo por 3 anos e ainda oferece Sistema de assistência em toda a América Latina.

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