Nova Honda CB 750 Hornet é a mais fraca de todas as intermediárias antecessoras

Nova intermediária bicilindrica foi mapeada com limitações mais rígidas em decorrência das leis de emissão nacionais

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Modelo perdeu 22,5 cv m comparação a versão europeia (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 11/11/2025 às 17h00

A Honda CB 750 Hornet foi o grande lançamento da japonesa neste ano de 2025. Ela que foi anunciada para o Brasil no primeiro semestre e apresentada durante o Festival Interlagos finalmente chegou às lojas com seu preço e também ficha técnica declarada. Mas para a decepção dos amantes das esportivas, esta é a Hornet mais fraca se comparada a todas as suas antecessoras.

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Segundo divulgado pela japonesa, o novo propulsor de 755 cm³ entrega uma máxima de 69 cv e torque de 7 kgfm. Em comparação com todas as outras antigas Hornet 600 e 900, a versão brasileira do modelo é a mais fraca e sofreu uma perda considerável. Apenas a primeira Hornet 250 e a nova 500 (que na essência é uma CB 500 com ajustes) são menos eficientes que a nova 750.

Potência de todas as Honda Hornet

Modelo Ano de lançamento Potência máxima
Honda CB 250F Hornet 1996 (Japão) 40 cv a 14.000 rpm
Honda CB 600F Hornet (1ª Geração – Europa) 1998 95 cv a 12.000 rpm
Honda CB 600F Hornet (1ª Geração – Brasil) 2004/2005 96,5 cv a 12.000 rpm
Honda CB 900F Hornet 2002 (Global) 110 cv a 9.000 rpm
Honda CB 600F Hornet (2ª Geração – Brasil) 2008/2009 102 cv a 12.000 rpm
Honda CB 600F Hornet (3ª Geração – Brasil) 2011/2012 102 cv a 12.000 rpm
Honda CB 750 Hornet (Nova) 2022 (Europa) 91,8 cv a 9.500 rpm
Honda CB 500 Hornet 2024 (Global) 50,4 cv a 8.500 rpm
Honda CB 750 Hornet (Nova) 2025 (Brasil) 69 cv a 7.000 rpm

Porque é mais fraca?

Quando a CB 750 Hornet surgiu na Europa em 2022, mesmo sendo uma bicilindrica, as expectativas de desempenho eram altas já que o modelo atingia até 91,8 cv de potência e chegava bem próximo Às primeiras gerações. A perda na cavalaria ainda era justificada com o aumento no torque.

Honda CB 750 Hornet
É a mesma Hornet vendida na Europa (Foto: Honda | Divulgação)

O Brasil então passou a esperar o modelo na casa dos 90 cv, assim como as primeiras gerações das 600F, porém as novas leis de emissão mais uma vez “caparam” a vespa japonesa.

As exigências do Promot fase M5 levaram a fabricante a mapear o modelo (que é o mesmo vendido fora) de uma forma diferente por aqui, limitando a potência e com isso as emissões. Como consequência a nova Honda CB 750 Hornet ficou 22,5 cv mais fraca, ou seja, com um limite de velocidade final mais curto.

Velocidade máxima da nova Honda Hornet

A variante europeia, mais potente, da Honda CB 750 Hornet declara uma velocidade máxima de 205 km/h. Aqui no Brasil a fabricante não declarou estes números oficialmente, mas alguns pilotos já aprovaram que o modelo ultrapassa pouco mais dos 190 km/h.

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Mais sobre a nova Honda CB 750 Hornet

A nova Hornet, embora não tão veloz quanto suas antecessoras, ainda traz diversos pontos interessantes em seu motor, que conta com comando de válvulas Unicam de 8 válvulas e virabrequim a 270°. Para otimizar a combustão, o conjunto utiliza dutos de aspiração por vórtice e corpos de borboleta de 46 mm, enquanto os cilindros recebem revestimento de carboneto de níquel-silício — tecnologia empregada na CBR1000RR-R Fireblade. A transmissão é de seis marchas, com embreagem assistida e deslizante.

Na eletrônica o acelerador oferece cinco modos de pilotagem (Sport, Standard, Rain e dois personalizáveis) e o piloto pode ajustar três níveis de potência, freio-motor e controle de torque — este último integrado ao sistema anti-wheelie.

O painel da 750 Hornet é uma tela TFT colorida de 5 polegadas bem semelhante ao da CB 500. Ponto interessante está nos piscas com cancelamento automático que funcionam com base em sensores de curva e o sistema de parada emergencial, que aciona o pisca-alerta em frenagens bruscas acima de 56 km/h.

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O painel segue a linha das novas interfaces da marca (Foto: Honda | Divulgação)

O chassi de aço tipo Diamond pesa 16,6 kg, contribuindo para o peso a seco total de 180 kg. A geometria da ciclística apresenta 25° de inclinação da coluna de direção (cáster), 9,9 cm de trail e 142 cm de distância entre eixos. A altura do assento é de 79,5 cm, facilitando o acesso ao solo.

As suspensões são da Showa. Na dianteira, garfo invertido SFF-BP com 4,1 cm de diâmetro e 13 cm de curso. Na traseira, o sistema é monoamortecido com 13 cm de curso e ajuste de pré-carga da mola em sete níveis.

Os freios dianteiros contam com discos duplos de 29,6 cm e pinças radiais Nissin de quatro pistões. Na traseira um disco de 240 mm e os pneus têm medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira.

Pelo preço sugerido de R$ 53.694, a nova Honda CB 750 Hornet pode ser adquirida. As cores Branco Perolizado e Preto Metálico compõem a paleta do modelo.

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