Meio BILHÃO de motocicletas: é tudo o que a Honda fabricou no segmento até hoje 

Aos 76 anos de história no motociclismo, a japonesa celebrará o marco no maior mercado de motocicletas do mundo, a Índia

fabrica da honda foto divulgacao - Produção de motocicletas
São 76 anos de produção de motocicletas (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 22/05/2025 às 11h26
Atualizado em 22/05/2025 às 13h24

A fabricante japonesa Honda celebra um feito histórico neste mês de maio de 2025, ao alcançar a marca de 500 milhões de motocicletas produzidas globalmente desde o início de sua fabricação em massa, em 1949. Em comemoração, a marca realiza uma cerimônia em uma de suas localidades indianas. O evento aconteceu às 10h desta quinta-feira (22), considerando o horário local do país.

VEJA TAMBÉM:

500 milhões de motos Honda
logo de homenagem da Honda ao marco (Foto: Honda | Divulgação)

A produção internacional da Honda começou em 1963, com uma fábrica na Bélgica, marcando o início da estratégia da empresa de “produzir localmente onde há demanda”. Essa abordagem permitiu que a fabricante atingisse sucessivos marcos: 100 milhões de unidades em 1997, 200 milhões em 2008, 300 milhões em 2014 e 400 milhões em 2019. Em 2018, a fabricante ultrapassou pela primeira vez a marca de 20 milhões de motocicletas produzidas em um único ano.

Em comunicado a fabricante ainda apontou os desafios, como a pandemia de COVID-19 que causou queda na produção em 2020. A Honda afirma que a demanda por motocicletas ainda se recupera, de forma consistente, retomando os níveis pré-pandêmicos.

A empresa também afirmou que no caminho destas 500 milhões de motocicletas deu um passo estratégico rumo à mobilidade sustentável, iniciando em 2024 sua expansão global de veículos elétricos de duas rodas, ampliando o portfólio com modelos diversificados para diferentes perfis de consumidores.

Honda Dream D Type
Honda Dream D-Type 1949, primeira motocicleta de produção da Honda (Foto: Honda | Divulgação)

Atualmente, a Honda opera com 37 unidades de produção em 23 países e regiões, com capacidade para produzir mais de 20 milhões de unidades por ano. Seus produtos são comercializados por meio de uma rede com mais de 30 mil concessionárias ao redor do mundo, abrangendo desde motocicletas utilitárias até modelos de alta cilindrada para uso recreativo e veículos elétricos.

Desde sua fundação em 1948, a Honda desenvolveu e ofereceu produtos e serviços que atendem às necessidades dos clientes em muitos países e regiões, com base em sua crença de que ‘o propósito da tecnologia é tornar a vida das pessoas mais fácil’”, afirmou a japonesa em comunicado.

Em nota oficial, o presidente e CEO da Honda Motor Co., Toshihiro Mibe, destacou a relevância do setor de duas rodas para a empresa:

Para a Honda, o negócio de motocicletas é o negócio do nosso fundador e continuará sendo o negócio principal da empresa. No negócio de motocicletas, conquistamos a confiança dos nossos clientes por meio de nossos diversos produtos e serviços, o que nos permitiu atingir um volume acumulado de produção de 500 milhões de unidades. Gostaria de agradecer aos nossos clientes e a todos os stakeholders que estiveram envolvidos na conquista deste marco, desde o desenvolvimento até a produção, vendas e serviços. A Honda continuará assumindo o desafio de expandir a alegria dos nossos clientes em todo o mundo.”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário