[Moto usada] Honda XL 700V Transalp: o ciclope de R$ 30 mil

O modelo que já conta com uma nova geração no exterior foi uma das mais queridas para os verdadeiros fãs das estradeiras

Honda XL 700V Transalp 3ª geração
O modelo passou por aqui há 10 anos (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 02/10/2024 às 11h00

A Honda lançou uma nova geração da Transalp no EICMA 2022, modelo que inclusive está sendo especulado para o mercado brasileiro. porém enquanto não contamos com a novidade por aqui, quem quiser uma terá que procurar a geração anterior que não foi tão famosa quanto sua “concorrente” XT 660, mas agradou muito quem a conheceu.

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Honda XL 700V Transalp 3ª geração
A Honda XL 700V Transalp chegou no Brasil em sua 3ª geração (Foto: Honda | Divulgação)

Lançada nos em 1987, a Transalp nasceu com um motor 600 e foi comercializada no mercado norte-americano e europeu. No Brasil ela chegou em sua terceira geração e já com o famoso nome de Honda XL 700V Transalp ela foi comercializada entre os anos de 2011 e 2014.

Como fica claro em sua proposta visual, a big trail é um modelo muito cogitado para viajar devido ao seu motor V2 e também a posição de pilotagem, mas para comprar um modelo com mais de 10 anos o condutor deve ter alguns cuidados.

O que verificar antes da compra de uma XL 700V Transalp usada?

  • Procedência;
  • Estado de conservação;
  • Histórico de ocorrências;
  • Registros de manutenção no manual do proprietário;
  • Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras;
  • Avaliação de um mecânico;

O que verificar no ato da compra de uma Honda XL 700V Transalp?

  • Marcas de queda;
  • Bengala de suspensão;
  • Condições das rodas;
  • Freios;
  • Kit relação;
  • Estado do motor;
  • Vazamentos;
  • Situação das luzes;
  • Bateria;
  • Números dos documentos, chassis e motor (sites auxiliares como o Consultas Prime podem ajudar com a verificação)
  • Aspectos gerais.

O que trocar quando comprar uma Honda Transalp usada?

  • Óleo do motor;
  • Filtros de ar e de óleo;
  • fluído do radiador;
  • Demais lubrificantes e líquidos (se necessário);

Ficha técnica da Honda XL 700V Transalp

  • Confira as principais informações da ficha técnica da Transalp.
Honda XL 700V Transalp 3ª geração (1)
Um destaque é seu farol redondo (Foto: Honda | Divulgação)

Motor

A Honda XL 700V Transalp de terceira geração conta com um motor bicilíndrico em V arrefecido de forma líquida e capaz de entregar uma potência máxima de 60 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 6.12 kgfm a 6.000 rpm. Seu câmbio possui 5 velocidades e o modelo já contava com injeção eletrônica.

Design

A parte estética da Transalp antiga é uma relação de amor e ódio. Alguns adoram a riqueza de detalhes e acabamento que a marca colocou neste modelo que mesmo não sendo o top de linha já era bem premium. Outros detestam a frente da moto que tem uma aparência de “ciclope” e a estética que mistura os anos 90 da Sahara com os anos 2010. Porém o que não dá para negar que tudo isso combina muito com a trilheira feita para rodovias.

Tecnologia

Como qualquer modelo dos anos 2014, a Transalp se destacava mesmo nos freios ABS (que nesta também eram combinados). Suas luzes ainda eram halógenas e o painel tinha pontos positivos por ser completo, mas negativos por não ser totalmente digital e contar com o conta-giros analógico.

Suspensão e freios

A Honda XL 700V Transalp conta com 200 mm de curso na suspensão dianteira e 175 mm na traseira. Os freios C-ABS têm 256 mm de diâmetro e pinças de 3 pistões na dianteira e na traseira, disco simples de 240 mm e pinça de pistão único.

Quanto custa?

Segundo a Tabela Fipe, a Honda XL 700V Transalp custa atualmente entre R$ 28.779 (2011) e R$ 32.628 (2014).

Consumo

O consumo da Transalp é algo que pode pesar no bolso do consumidor, pois hoje já existem modelos da categoria mais econômicos. Ela tem uma média que pode variar entre 16 km/l e 20 km/l, dependendo do toque do piloto.

Honda XL 700V Transalp
A Transalp ganhou uma nova geração mais potente em 2022 (Foto: Honda | Divulgação)

Pontos negativos da XL 700V Transalp usada

O que mais costuma incomodar o consumidor da Transalp é o impedimento de, em uma viagem, poder dar uma esticada maior e colocar a moto em um estado de overdrive (quando a última marcha é colocada para o modelo rodar mais suave), já que ela tem apenas 5 velocidades. Uma 6ª marcha seria o ideal para essa 700.

Outro ponto que costuma incomodar é a alta temperatura entre as pernas do piloto.

Além disso, por ser um modelo de mais de 10 anos, que não foi tão popular e que ficou apenas 4 anos em comercialização, a Honda XL 700V Transalp pode ser uma cilada para quem procura peças em qualquer oficina.

Pontos positivos da XL 700V Transalp usada

São vários os pontos positivos deste modelo e o principal hoje é o custo benefício. Sem problemas mecânicos que vão deixar o condutor desanimado, essa moto é uma boa opção para quem procura uma big trail confortável e com potência para encarar qualquer tipo de estrada.

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