Honda x Honda: onde se encaixa a nova XRE 300… quer dizer, Tornado?
O modelo que foi apresentado recentemente pela japonesa conta com várias peças bem semelhantes a trail 300 que ela já possui
O modelo que foi apresentado recentemente pela japonesa conta com várias peças bem semelhantes a trail 300 que ela já possui
Durante o Festival Interlagos 2024 a Honda revelou uma nova trilheria, a XR 300L Tornado, modelo que conta com uma pegada bem off-road e chegou em uma categoria próxima da XRE 300 Sahara, também lançada a pouco tempo pela japonesa. Entretanto este fato, junto ao dela ser bem parecida com XRE 300 na parte mecânica, intrigou os entusiastas em saber: onde ela se encaixa no line-up da Honda?
VEJA TAMBÉM:
Pode parecer que ter dois modelos trail 300 seja uma briga interna, porém esta estratégia que sempre foi usada visa atender ainda melhor o público consumidor. Ter outra 300, esta claramente mais voltada para o off-road, é uma jogada que pode funcionar aqui no Brasil, até porque a antiga XR 250 Tornado saiu de linha deixando muitos fãs – estes que também contam com pessoas que não gostaram da chegada da XRE.
Outra parte que viabiliza ter duas “concorrentes” por aqui é que aparentemente elas são feitas sob a mesma mecânica e com apenas algumas adaptações. Ter uma moto semelhante a uma já existente facilita o processo de fabricação da marca e expande o seu mercado.
Analisando cada uma das motocicletas é possível notar uma diferença considerável em apenas dois pontos, toda a parte superior plástica junto do banco, e também os garfos da suspensão.
Na Honda XR 300 L a parte carenada está mais fina, o banco mais reto e o para-lama mais alto, deixando o modelo melhor para o fora de estrada. Já na suspensão o que parece mudar é o curso, que na Tornado está mais alongado.
Assim como as informações técnicas o preço do modelo ainda não foi divulgado, porém acompanhando a estética mais simples pode ser que ela chegue um pouco mais em conta que a XRE 300, que tem o preço sugerido a partir de R$ 27.090. Em contrapartida, aprimoramentos para o off-road tem um custo bem alto. O que resta mesmo é esperar.
Lançado no fim de 2023, o modelo que uniu a XRE 300 com a antiga Sahara foi o maior lançamento da marca no ano.
Equipada com um monocilindro parecido com o da CB 300F Twister, porém com atualizações, ela atinge 25,2 cv de potência e 2,74 kgm de torque. Seu câmbio conta com 6 velocidades.
Na parte de suspensão a XRE 300 tem um garfo dianteiro com 245 mm e uma mola traseira com 225 mm (espera-se que a Honda XR 300 L Tornado tenha mais curso). Os chassis são inspirados no que a CRF 250F tem.
No quesito tecnologia a XRE 300 Sahara inclui, como parte do pacote, uma entrada USB-C localizada no guidão, juntamente com um novo painel totalmente digital. Ela também tem suas luzes full LED.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Gostei da marca e creio que um dia chega a Moçambique a melhor preço.