Honda XRE 190 2025 chegou cheia de saudades da 300 antiga
O modelo veio com um pacote atualizado em seu parte tecnológica e também uma estética que lembra sua falecida irmã mais velha
O modelo veio com um pacote atualizado em seu parte tecnológica e também uma estética que lembra sua falecida irmã mais velha
Chegando o fim do ano a Honda está atualizando todas as motos que faltavam para 2025. Recentemente receberam novas versões a Biz e a Bros, mas agora chegou a vez da XRE menor. A nova Honda XRE 190 veio com singelas mudanças mecânicas, mas algumas atualizações tecnológicas no painel, tanque, banco, suspensão e outros, que a coloca no nível das concorrentes.
VEJA TAMBÉM:
Preços e versões:
Em resumo, a nova XRE 190 recebeu o “mesmo” pacote de equipamentos que a nova NXR 160 Bros.
Com uma atualização estética e de carenagens, o modelo agora conta com um revestimento plástico ao redor do tanque. Estes que têm amplas proteções laterais ajudam a envolver o reservatório de combustível e em caso de eventuais tombos reduz os custos da manutenção.
Todas as partes plásticas culminaram em uma estética que vai um pouco na contramão do mercado – que cada vez mais cria modelos geométricos e futuristas. A nova Honda XRE 190 parece ter se inspirado na sua falecida irmã, a XRE 300.
Desde a frente, passando pelas aletas no tanque e finalizando na rabeta, a nova moto da japonesa está mais parecida com a antiga 300. Destaque para as aletas prateadas, que ajudaram muito nesta caracterização.
Além destas mudanças estéticas um novo painel mais completo, agora com um tipo em Blackout (melhor para visualização no caso de exposição a altas luminosidades), dotado de indicador de marcha engatada, de hodômetro total, parcial A e B e computador de bordo que indica nível do combustível, consumo médio e autonomia restante.
Perto do painel a trilheira ainda tem entrada USB-C para recarga de dispositivos.
As luzes da Honda XRE 190 também mudaram e o farol, luzes de posição e setas são em LED. Para o garupa, as pedaleiras vêm em alumínio.
Por fim, a XRE 290 2025 ganhou um garfo de suspensão mais largo em 2 mm, em seu diâmetro. Agora com 33 mm de diâmetro ele está mais resistente a impactos.
Como dito, a parte mecânica permanece quase inalterada. O propulsor da 190 ainda é o monocilíndrico de 4 tempos derivado da CG 160, porém com exatos 184,4 cm³.
Entretanto a potência da moto foi reduzida, certamente devido aos ajustes que o modelo sofreu para atender as novas emissões do Promot 5. Ela passa a ter até 16 cv e torque de 1,66 kgfm (etanol) ou 15,9 cv e 1,65 kgfm (gasolina). Antes o propulsor era capaz de 16,4 cv (etanol) e 16,3 cv (gasolina), com a mesma força.
Os freios e rodas permanecem os mesmo de antes, 19 polegadas na dianteira, equipada com disco de 240 mm de diâmetro; e 17 polegadas na traseira com disco tem 220 mm na traseira, além do conjunto ABS.
A Honda XRE 190 2025 chegará na rede de concessionários Honda a partir de Outubro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |