Honda XRE 300 Sahara 2024: preço; motor e versões
O modelo 300 que foi especulado no início de 2023, estará disponível nas lojas da marca em dezembro já na versão 2024
O modelo 300 que foi especulado no início de 2023, estará disponível nas lojas da marca em dezembro já na versão 2024
A tão aguardada Honda XRE 300 Sahara finalmente foi totalmente lançada, após uma série de pequenos anúncios a respeito do modelo. A moto que substitui a antiga XRE 300 chega como um crossover que possivelmente será o novo carro chefe da categoria no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Há um mês a Honda confirmou a tão especulada Sahara 2024, modelo que estava sendo cogitado a substituir a clássica XRE 300. Primeiro ela apenas disse que ela iria ser lançada, depois mostrou os detalhes técnicos e agora divulgados os preços e versões.
O modelo de entrada da categoria conta com toda a tecnologia e mesma motorização dos demais modelos, a diferença da moto que vêm na cor prata está na simplicidade, pois ela não conta com alguns adereços como grades protetoras, que tem as outras versões.
A versão intermediária é como a mais simples, mas vem nas na clássica cor vermelha e preta que vinha na Honda XRE 300.
A versão adventure é a topo de linha do modelo. Disposta na cor bege, ela conta com alguns itens que a diferenciam das demais, sendo eles: protetor de cárter, grades laterais e para-brisas.
Mesmo disponível em três versões diferentes, a Honda XRE 300 Sahara 2024 tem as mesmas especificações. Na parte motora o modelo é equipado com um monocilindro parecido com o da nova CB 300F Twister, porém atualizado e passando a ter 25,2 cv de potência a 7.500 rpm (0,5 cv a mais que a Twister) e 2,74 kgfm de torque (0,14 a mais que a 300F). A mudança que proporcionou isso foi a saída do antigo DOHC, com comando de válvulas duplo no cabeçote, e a entrada do OHC, com comando simples no cabeçote. Seu câmbio conta com 6 velocidades.
Mesmo com a atualização, a potência e força são menores do que os da antiga XRE 300, que conta com 25,6 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm e 2,80 kgfm de torque a 6.000 rpm. Espera-se que o desempenho na prática seja superior.
Para a nova 300 Sahara 2024, a Honda optou por trazer um chassi inspirado no da CRF 250F, mostrando sua capacidade off-road. A balança também foi modificada.
Para ajudar a suportar os 147 kg da moto, que está 2 kg mais leves que a antiga XRE, a marca manteve as antigas suspensões de 245 mm de curso na dianteira e 225 mm na traseira.
A nova Honda XRE Sahara 300 conta com ABS no sistema de freios e é equipada com um disco de 256 mm na dianteira e 220 mm na traseira. No tanque ela tem 13,8 l.
A XRE 300 Sahara inclui, como parte do pacote, uma entrada USB-C localizada no guidão, juntamente com um novo painel totalmente digital. Ela também chegou com suas luzes full LED. Adicionalmente, a moto apresenta o sistema ESS (Emergency Stop Signal) para situações de emergência.
Toda essa história de uma nova 300 surgiu em março, quando a Honda registrou o nome XRE 300 Sahara no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). tempos depois a marca colocou a antiga XRE 300 como “temporariamente indisponível” em seu site e as especulações sobre o modelo aumentaram.
O tempo foi passando e a Honda voltou a fabricar a XRE 300, com isso o novo modelo começou a ser acreditado apenas como uma especulação. Mas no fim do ano, quando quase todos os modelos já haviam sido atualizados, a marca revelou o novo crossover do seu portfólio.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Por mim, que apodreçam nos pátios. Compro um excelente carro por esse valor absurdo.