Não erre na hora de abastecer a moto: confira 5 dicas e procedimentos

Algumas podem parecer simples e óbvias, mas são fundamentais para evitar transtornos na hora de uma simples parada no posto

abastecer moto
Transtornos podem ser evitados (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério
Publicado em 14/08/2023 às 08h02

Ir ao posto de combustível é uma tarefa comum e rotineira para quem tem um veículo. No caso de motoristas, basta desligar o carro e esperar o frentista fazer o trabalho dele, mas para os pilotos motociclistas algumas ações a mais podem fazer a diferença no ato de abastecer a moto.

VEJA TAMBÉM:

Para quem anda sobre duas rodas não basta apenas abrir o tanque e esperar o frentista, pois algumas ações simples devem ser feitas por parte do piloto.

limpando moto
São procedimento simples que fazem a diferença (Foto: Shutterstock)

Na hora de abastecer a moto desça e desligue-a

  • Essa primeira dica além de conselho é uma norma brasileira. A ABNT NBR 15594 deixa claro em suas recomendações que o piloto deve descer da motocicleta no ato do abastecimento.
  • Além de ser uma medida de segurança, descer da moto pode evitar transtornos como sujar a roupa no momento do abastecimento (caso o combustível derrame) e até garante mais espaço e conforto, tanto para o consultor, quanto para o frentista. Além disso, fora da moto é possível verificar com tranquilidade se está tudo certo com a bomba e com o valor cobrado nela.

Coloque no cavalete central

  • Essa ação vem junto com o ato de descer da motocicleta e por um motivo simples e muito útil. Quando a moto está no cavalete central ela também está com o tanque totalmente horizontal é garantido que a quantidade de combustível esteja correta. Quando a moto está inclinada na hora do abastecimento, pode ser que ele não encha por completo, por exemplo, já que o tanque estará tombado.

Se derramar combustível na moto, jogue água e sabão

  • Mesmo descendo da moto e a deixando no nível, o frentista pode derramar algumas gotas de combustível no tanque. Se isso acontecer não basta apenas secar, é importante limpar o tanque, seja com água e sabão ou algum produto especifico. Isso vai impedir que resíduos do combustível que tocaram a pintura danifiquem-na, uma vez que são líquidos agressivos a lataria e tinta.

Confira a bomba que o frentista está usando

  • Após descer da moto e colocá-la no cavalete central, confira qual bomba está abastecendo a moto. Essa pode parecer uma dica simples, mas o frentista pode se enganar e abastecer o veículo com um combustível impróprio, o que pode causar diversos danos a motocicleta.

Fui abastecer a moto e coloquei o combustível errado

  • Se mesmo seguindo todas as cinco dicas na hora de abastecer a moto o combustível posto foi o errado, alguns procedimentos devem ser tomados para que não haja nenhum problema com o veículo.
  • O primeiro passo é não ligar a motocicleta. O combustível está no tanque e se ela permanecer sem funcionar ele ficará apenas lá. Depois é importante retirar todo o combustível do tanque, para isso o mais recomendado é levar o veículo até um especialista para que ele possa ser lavado. Isso vai garantir que nenhum componente interno da moto seja danificado.
  • Entretanto, essa dica é mais válida para combustíveis de pesados como o diesel. No caso de motocicletas que são apenas a gasolina e o abastecimento for feito com etanol, basta apenas drena-lo do tanque e colocar a gasolina logo em seguida. Isso é porque a gasolina brasileira já conta com 27% de etanol em sua composição, então um restinho que fica não fará diferença.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário