Quando trocar o óleo da sua moto? Nada de 1.000 km…

Essa é umas das manutenções mais importantes de um veículo que se ignorada acarreta em vários problemas no motor

óleo de moto
A manutenção mais importante para o motor (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 03/04/2025 às 09h00
Atualizado em 03/04/2025 às 10h32

A troca de óleo da moto é sem dúvidas a manutenção programada mais importante para a conservação do motor, já que é ele que lubrifica e também ajuda a resfriar este equipamento. Para manter tudo em ordem é necessário trocar o óleo – que perde suas propriedades conforme o uso – de tempos em tempos ou de quilometros em quilometros. Mas você sabe quais os intervalos certos?

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óleo de moto
Tem que usar o óleo especificado pelo fabricante (Foto: Shutterstock)

1.000 km é coisa do passado

Toda essa história de trocar o óleo do motor da moto a cada 1.000 km vêm das décadas passadas, quando de fato o intervalo era bem mais curto entre as manutenções. Principalmente por causa dos lubrificantes, que eram de composição mineral, motos com as antigas Honda CG 125 carburadas dos anos 2000 trocavam sim o óleo a cada 1.000 km, ou melhor, 1.500 km no caso desta.

Mais de 20 anos depois os motores das motos e principalmente os óleos lubrificantes se modernizaram. A composição de óleos hoje em dia é sintética ou ao menos semissintética, o que na prática traz um composto bem mais limpo, menos agressivo e que dura muito mais.

A Lubrax é uma fabricante de óleos que, assim como as demais, explica a diferença entre estes tipos de lubrificantes.

A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, logo, há maior controle em sua fabricação. Isso permite que o produto final seja mais puro. Os óleos semissintéticos ou de base sintética têm mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.”, garante a Lubrax em resposta às dúvidas mais comuns de seu site.

Trocar o óleo da moto antes da hora não prejudica em nada o funcionamento do modelo, mas também não gera nenhum vantagem. É apenas um gasto desnecessário.

Não trocar filtro de ar e de óleo é economia de palito
os filtros, como o de óleo, também devem ser substituídos na hora certa (Foto: Shutterstock)

Troca do óleo de moto é conforme o manual

Para não errar na hoda de trocar o óleo da moto, o condutor deve seguir as recomendações do manual do fabricante. Nele, os intervalos de tempo ou quilômetros da troca de cada modelo e motor são explicados.

Hoje na maioria dos modelos menores é comum que essas preventivas sejam a cada 5.000 km ou 6.000 km. Em motos maiores esse intervalo pode passar dos 10.000 km. O tempo desta manutenção é de até 1 ano independente dos km trocados.

Atenção para a primeira troca de óleo da moto. Esta sim deve acontecer até os primeiros 1.000 km rodados.

Uso severo para quem roda de mais ou de menos

Para os pilotos que rodam em condições atípicas ainda há mais uma regrinha a se observar. O uso demasiado da moto em grandes centros urbanos, como fazem os entregadores, ou aqueles que rodam pouco e nem dão tempo para o óleo do motor esquentar, devem ter cuidado dobrado.

Estes condutores fazem o chamado uso severo. A recomendação para estes é a substituição do óleo lubrificante na metade do prazo estipulado pela fabricante. Para a maioria dos modelos 2.500 km, 3.000 km, ou 6 meses.

Trocar o óleo da moto nos tempos certos é fundamental para manter a vida do motor e fazer com que ele dure o máximo possível sem a necessidade de manutenções corretivas.

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40 Comentários
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Marcelo Guimarães 21 de abril de 2025

O que faz o óleo perder a qualidade é o liga e desliga, o esquenta e esfria. Se você usa sua motocicleta para viagens, não precisa se preocupar em trocar óleo com frequência. Se usa para fazer entregas diárias, é outra história. O que deve ser feito é verificar o nível do óleo. Ele evapora. E trocar sempre no limites máximo de um ano, andando ou não na moto. A troca de óleo da Scramber 400 X pode ser feita a cada 16.000 km. Ou seja, se ela rodar 16.000 km em um ano, significa que rodou a maior parte do período em viagens. Tá de boa.

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Marciano 18 de abril de 2025

O problema de quem anda 3mil ou mais pra trocar não entende q as moto de baixa cilindradas refrigera só a ar então ela esquenta muito mais que um carro e isso destrói um motor e por isso imagina fica o tempo pô todo fritando o óleo ali o carro não porque ele mantém a temperatura estabilizada imagina quando vc fica até um hora com ela ligada parada não está refrigerando está fritando o óleo pô

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Marciano 18 de abril de 2025

Eu tenho uma CBX Twister 2004 troco a cada 1000 como q vc vai rodar até 3 mil se quando tu troca o óleo com mil ele já está como uma água e muito preto aí me diz como tu vai ter a coragem de fazer tua moto rodar mais 1000 ou 2000 com aquele lixo de óleo tá de brincadeira eu já fiz todos os testes numa 150 rodei até 3000 quando fui trocar saiu 400 ml e com esse desgaste rodei mais 20000 e fundi ela com 60 mil a Twister q tenho já tá com mais de 100 mil troco a cada mil as vezes passo uns 400

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Luiz 18 de abril de 2025

Nunca troquei o óleo da minha fan 125/2005, só completo o óleo, tá com mais de 300 mil km e nunca abriu o motor .

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Marcelo 15 de abril de 2025

Rindo muito alto com os comentários dos emocionados hondeiros de plantão indignados com os dados técnicos do manual para trocas a cada 5k. Quanta gente inteligente que deveria estar nas fábricas como engenharios chefe das unidades de motores, não entregando pizzas.

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Higor 6 de abril de 2025

Vendi pra um amigo que tá rodando com ela. Mas vai dar problema sim, vai chegar 9 anos de uso, mas o problema tá vindo aí. Só mais 72 horas. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

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Leandro coelho 5 de abril de 2025

Alguém aqui tem formação na área ou só experiência própria? Todo fabricante faz recomendações após testes antes de por o produto no mercado, quem tem conhecimento técnico sabe que pode confiar no manual do fabricante, e o manual recomenda completar o óleo até atingir o tempo de troca, mas se quiser trocar antes não tem problema algum, eu sempre troquei com 3000km e nunca tive problemas, lembrando que só uso óleo de qualidade!!!!!

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Gilber 5 de abril de 2025

Kkkkkkkkkkkk isso fazem isso mesmo troquem o óleo com 5 ,6 mil km e aproveita troca a moto junto….é cada uma kkkkkkk mil km é o limite.

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Marcelo 15 de abril de 2025

Eu troco a cada 100km. Imagina confiar no manual do fabricante com informações técnicas da engenharia elaborado após intensos testes e ensaios.

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Maicon 16 de abril de 2025

Cara isso aí é uma tradição, de tanto vc escutar de um e de outro por aí vc cresceu com essa idéia na cabeça, agora vc acha mesmo que o fabricante é louco? Tenho uma fazer 250 a 6 anos modelo 2014 troco o óleo a cada 3.500 km, troquei recentemente a embreagem, estava presente na desmontagem e está impecável…tire essa idéia da tua cabeça mano

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Bela Tintas 4 de abril de 2025

Top essa matéria…..

Porém trocar óleo é necessário?

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Mecanico 4 de abril de 2025

Isso é uma opção ótima para os mecânicos de motocicleta faturar mais com os motores trancado
Trabalho com motocicletas a 32 anos e realmente teve evolução nos lubrificantes mas nada que tenha um total desempenho igual dito na matéria

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Eduardo Motta Silvza 4 de abril de 2025

Esse negócio de 5000 mil,6000 mil, eles querem acabar como seu motor o mais rápido …

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Eduardo Motta Silvza 4 de abril de 2025

Esse negócio de 5000 mil,6000 mil, eles querem acabar como seu motor o mais rápido …

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Sílvio 4 de abril de 2025

O ideal é trocar depois quando e. Bandido roubar

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João Antônio Lins 4 de abril de 2025

Boris é um cara diferenciado.
Entende de carro a gasolina e a álcool, conhece como ninguém câmbio mecânico ou automático, agora ataca de motociclista.
É um gênio!
Sigam a risca o que ele orienta, não se preocupem!

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André Santos 4 de abril de 2025

Troco com 2000 km a mais de 30 anos , nunca tive problemas, uso Lubrax 20w 50 , desde 2009 em minha cb 300R.

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Jefferson 4 de abril de 2025

Nossa essa moto vive na garagem dês de 2009 e nunca fez o motor usa óleo 20w50 que o fabricante recomenda o 10w30 e kkkkkkkkk

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Renzi 4 de abril de 2025

Parabéns pela matéria, nós mecânicos amamos esse tipo de conteúdo.
Gostei mais da parte q fala da troca com 10.000km kkkkkkkk
Agora falando sério mesmo, se vc usa a moto (de baixacilindrada) frequentemente em trechos urbanos ou não roda muito, falo por experiência, não deixe chegar aos 1000km ou passar dos 6 meses, já se só usa pra viagens mais longas tipo acima de 200km e não pega muito trânsito aí sim pode ser com até 1.500km na boa.
Meus clientes q seguem essas regras não se incomodam, já os relaxadinhos huummm ; ) dão um bom lucro!!!!

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Hutsilagstein 4 de abril de 2025

Isso, não deixem chegar aos mil km, o certo é trocar toda vez que sair de casa.

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Renzi 4 de abril de 2025

Isso mesmo, pra vc q é expert troque antes d voltar pra casa também kkkkkkkkkk cada um!!!!!!!!!

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Carlos 18 de abril de 2025

Não é assim. Basta trocar a cada vez que abastece ou calibra os pneus. Por isso que óleo é vendido em posto de gasolina. A indústria de óleo agradece.

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HIGOR 4 de abril de 2025

Tive uma twister 2016, rodei 8 anos com ela trocando a cada 2-2.5K sempre o mesmo 10W-30 Lubrax, nunca tive nenhum problema.

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Renzi 4 de abril de 2025

Boa agora faz isso com um twister 06 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk já tem problemas de lubrificação nos mancais e problemas de tuchos assim imagina se trocar a cada 2.500km kkkkkkk
Tenho dó de quem comprou sua 2016 = /

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Hutsilagstein 4 de abril de 2025

Exatamente, você que é expert, vai concordar comigo, se a moto parar por mais de 30 segundos no sinaleiro, tem que trocar o óleo também.

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Renzi 4 de abril de 2025

Sim sim sim!!!
Faça isso, concordo com vc, blz.

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Higor 6 de abril de 2025

Vendi pra um amigo que tá rodando com ela. Mas vai dar problema sim, vai chegar 9 anos de uso, mas o problema tá vindo aí. Só mais 72 horas. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

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Renzi 6 de abril de 2025

HAHAHAHAHAHA 9 anos de uso e 10.000 km e motor craquelento por dentro HAHAHAHAHAHA
Na boa, não instiga o povo ao erro não, pois tá na cara q nem moto vc tem ou teve, procura fazer algo útil e ajudar o próximo e não atrapalhar a vida dele. Fica com Deus e aquele abraço!!!!

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Higor 6 de abril de 2025

10 mil ? Eu VENDI ELA COM 80 MIL KILOMETROS.

Nunca teve nenhum problema, moto perfeita. e meu amigo tá com ela a 6 meses. Mas ela vai dar problema sim, daqui 72 horas, pq o especialista (que sabe mais que a HONDA e PETROBRAS) falou que é errado. É lógico que tu quer trocar a cada 1000, tu ganha dinheiro com a troca.

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Cleber 4 de abril de 2025

Oque não deixa claro na matéria e que no manual das motos indica que deve conferir o nível do óleo diárias e completar se necessário,se você não completar vai faltar óleo no motor e o prejuízo e certo.

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Rafael 3 de abril de 2025

Ah tá… Já fiz esse teste pra nunca mais… Não caiam nessa… Tenho uma fan 2019 desde zero km após a revisao dos 10 mil km resolvi deixar os 5 mil km que diz no manual quando chegaram os 5 mil que fui fazer a troca tinham 200 ml de óleo no motor e estava parecendo petróleo puro acabado de extrair da terra kkkk fazendo testes em várias trocas de óleo depois abaixando o km em cada uma, cheguei em 1500 km esse foi o ideal, saindo uma média entre 600 e 700 ml de óleo a cada troca. Detalhe sempre óleo original Honda 10w30.

AutoPapo
Lucas Silvério 4 de abril de 2025

Mas você esqueceu de uma parte fundamental, Rafael. Conferir o nível do óleo!
No manual também fica claro que é comum que o óleo baixe e por isso é necessário completar o lubrificante entre as trocas.
Deixar pra olhar só na hora da troca é tiro no pé.

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Rafael 4 de abril de 2025

Uma moto zero km praticamente, e com 9 manual pedindo para realizar a troca com 5 mil km não pode de modo algum gastar um litro de óleo nesse meio tempo, ainda mais sendo óleo original e na especificação correta. Tiro no pé foi da Honda de ter feito essa recomendação, eu vi que estava baixando, mas como ainda estava na garantia o problema era da Honda se desse problema. As trocas estavam sendo feitas em revisão na concessionária

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Jônatas Viana 5 de abril de 2025

O problema não está em trocar com 1000, 1500, 2000 ou 2500 km
O x da questão é você deixar de verificar o nível constantemente e completa-lo. O óleo da moto baixa, isso é algo normal… E deve ser completado, conforme orientação que consta no manual, importante usar sempre o mesmo óleo ao completar.
Completando o nível, você pode trocar com 1500, 2000 ou 3000 km que não terá problema algum.

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Rafael 5 de abril de 2025

Não concordo com esse pensamento, se eu quiser trocar com 3 mil km, mas nesses 3 mil eu usar um litro de óleo, eu estou só mantendo parte do óleo velho 1500 km a mais do que eu normalmente faço… E gastando praticamente a mesma quantidade de óleo… Se fosse assim nem precisaria trocar então, seria só ir completando que daria na mesma não seria?
E quanto ao eu completar, eu queria fazer mesmo o teste e ver o quanto sairia de óleo no final do teste, não foi por pura irresponsabilidade. Sou técnico de manutenção e conheço muito bem todas as possibilidades do que poderia acontecer

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Leandro coelho 5 de abril de 2025

O manual recomenda verificar o nível frequentemente e completar caso necessário, dependendo do uso da moro o ideal é trocar um pouco antes mesmo

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Jojo 3 de abril de 2025

A questão toda é utilizar óleo bom, sintético de qualidade e nas especificações corretas. Assim a troca fica mais espaçada.
O problema é que a maioria que tem motos pequenas é pelado e coloca o óleo mais barato que existe, nota-se até ao trocar a marcha que quando está chegando nos 1000km o câmbio fica mais duro, o óleo contamina. Isso tudo sem levar em conta o uso da motocicleta, severo ou tranquilo. São vários fatores que influenciam. A quilometragem é o menor dos problemas, na real. É bem facil falarem que não se troca mais com 1000km, e sim com 3000km. Mas quem paga o prejuízo depois?

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Jojo 3 de abril de 2025

Façam isso. Os mecânicos e as montadoras agradecem kkkkkk
Qual o problema em gastar menos de R$30 em um litro de óleo a cada 1000km ou 1500km e ter um motor que ira durar muito mais tempo.

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Sangen 3 de abril de 2025

Eu faço basicamente oq se fala ai sempre trocando entre 1500 a 2000km sempre completando e o motor já ta com mais de 100km

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Leandro coelho 5 de abril de 2025

O manual recomenda verificar o nível frequentemente e completar caso necessário, dependendo do uso da moro o ideal é trocar um pouco antes mesmo

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